HOJE
Caminhando
Por Liga Nacional de Basquete
Com presença de Alberto García, FIBA Américas, LNB, CBB e Pinheiros se reúnem para conversar sobre Copa Intercontinental

Alberto García (ao centro) esteve presente na reunião e mostrou empolgação (Divulgação)
A preparação para a Copa Intercontinental de Clubes segue a todo vapor. Nesta terça-feira, na cidade de São Paulo (SP), FIBA Américas, Liga Nacional de Basquete (LNB), Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e Esporte Clube Pinheiros se reuniram para dar sequência aos preparativos para o confronto entre o atual campeão da Liga das Américas, Pinheiros/SKY, e Olympiacos (Grécia), que venceu a última edição da Euroliga.
Durante a reunião, as entidades conversaram sobre todos os aspectos que envolvem o duelo. Além de toda a parte técnica, foram discutidos os melhores métodos para promoções relacionadas ao evento, logística das duas equipes durante a competição e também sobre tudo que envolve a parte de comunicação do torneio.
“Esse é uma grande desafio para nós. Temos pouco tempo para organizar um evento de primeira qualidade. Esse é um sonho da Fiba Américas e tenho muito a agradecer à LNB e o Pinheiros por concretizá-lo”, disse o secretário geral da FIBA Américas, Alberto García, que esteve presente na reunião.
A Copa Intercontinental de Clubes será oficialmente lançada nesta quinta-feira, às 10h30 (de Brasília), na sede do clube da capital paulista. Em coletiva de imprensa, García fará o anúncio oficial da programação dos jogos entre o Pinheiros e o time grego, com a confirmação das datas e horários das duas partidas, local dos jogos e o regulamento da competição.
Estarão presentes, o presidente do Esporte Clube Pinheiros, Sr. Luís Eduardo Dutra Rodrigues, representantes da cidade escolhida para sediar os jogos, representantes da CBB e da LNB, além do técnico do Pinheiros, campeão mundial com o Sírio em 79, Claudio Mortari e do ala Shamell.
Os jornalistas interessados na cobertura do coletiva de imprensa devem mandar os dados (veículo, nome, função, rg e dados do carro, caso queiram utilizar o estacionamento) para o e-mail imprensa@ecp.org.br. O acesso será pela Rua Tucumã, 74 (estacionamento) ou Tucumã, 142 (pedestres).
A Copa Intercontinental de Clubes
Em 1966, a FIBA (Federação Internacional de Basquete) reuniu quatro dos principais clubes do mundo para a disputa do primeiro torneio mundial interclubes de basquete, realizado na cidade de Madri, na Espanha. A competição, que ficou conhecida como Copa Intercontinental, teve o Ignis Varese, da Itália, como o primeiro campeão ao superar o Corinthians (SP) na decisão.
A Copa Intercontinental foi disputada 21 vezes, num período de 1966 a 1987, com uma edição extra em 1996. O Brasil esteve presente em todos os torneios e foi representado por equipes tradicionais do basquete nacional, como Corinthians, Franca (SP), Botafogo (RJ), Sírio (SP) e Monte Líbano (SP).
Em 1979, a cidade de São Paulo recebeu a competição, pela segunda vez (a primeira foi em 1973). O representante brasileiro, o Esporte Clube Sírio, conseguiu chegar à final diante da forte equipe da antiga Iugoslávia, o KK Bosna. Com o Ginásio do Ibirapuera completamente lotado, os alas Oscar Schmidt e Marcel de Souza e o pivô Marquinhos Abdala lideraram a equipe do Sírio à conquista inédita do título mundial.
Além desse feito, o Brasil conquistou também seis vice-campeonatos mundiais: Corinthians (1966), Sírio (1973 e 1981), Franca (1975 e 1980) e Monte Líbano (1985). Este ano, a FIBA resgatou a disputa do mundial de clubes de basquete e colocará frente a frente os campeões da Liga das Américas, Pinheiros/SKY, e da Euroliga, Olympiacos, da Grécia.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca