HOJE
Camisas de peso
Por Liga Nacional de Basquete
Flamengo e Palmeiras protagonizam primeiro “clássico de camisa” da história do NBB neste sábado

Guto, agora no Palmeiras, reencontrará o Flamengo, do ala Duda, neste sábado (Montagem/LNB)
A 16ª rodada do NBB será especial. Neste sábado, às 16 horas (de Brasília), Palmeiras e Flamengo farão pela primeira vez uma partida entre dois “clubes de camisa” na história da competição. A partida será disputada no Ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP) e terá transmissão ao vivo para todo Brasil através do canal SporTV.
Na temporada 2009/2010, as equipes chegaram a se enfrentam em duas oportunidades. Porém, na ocasião, o esquadrão alviverde era representado por uma parceira com o time de Araraquara. Sendo assim, agora, na atual edição do campeonato, cariocas e paulistas medirão forças pela primeira vez como franquias independentes do NBB.
As agremiações chegam para o confronto em situações completamente opostas na tabela de classificação. Os rubro-negros somam 12 vitórias em 12 jogos e são os líderes isolados do torneio, enquanto que os alviverdes não sabem o que é vencer há nove jogos e ocupam a incômoda 17ª posição, com dois triunfos em 14 jogos disputados (14,3% de aproveitamento).
Apesar da disparidade entre as duas equipes, o técnico flamenguista José Neto, que trabalhou na equipe paulista em 2010, sabe das dificuldades que seus jogadores irão encontrar no confronto.
“O Palmeiras conquistou a vaga para o NBB recentemente e virá com força para este duelo. A gente tem que estar focado, porque esse é um time perigoso, disse o comandante carioca”, comentou o treinador.
Caso saia vencedor, o esquadrão rubro-negro se aproximará de outro recorde na competição. Depois de fazer o melhor começo de temporada da história, a equipe segue em busca da maior sequência vitoriosa da primeira fase das cinco edições do campeonato. Esta marca pertence ao próprio Flamengo, que na temporada 2008/2009 venceu 17 partidas consecutivas na temporada regular. Naquele ano, o time do Rio de Janeiro ainda venceu outros sete jogos seguidos na fase de playoffs, estendendo sua marca para 24 jogos sem perder.
Mogi e Franca abrem rodada dupla
Antes de Palmeiras e Flamengo entrarem em quadra, Helbor/Mogi das Cruzes e Vivo/Franca abrirão a rodada dupla no Ginásio Professor Hugo Ramos. A partida, que também será transmitida pelo canal SporTV, terá início às 14 horas (de Brasília).
O confronto marcará o reencontro do pivô Bábby com o time francano. Depois de atuar pela equipe, na época comandada por Hélio Rubens, no início da última temporada do NBB, o jogador acabou surpreendendo a todos e anunciou sua aposentadoria, após apenas seis partidas disputadas na competição. Porém, no início da atual edição do NBB, o atleta voltou atrás de sua decisão e acertou com o esquadrão de Mogi das Cruzes.
Depois de surpreender e vencer o Unitri/Universo na última rodada, a equipe mogiana chega embalada para o duelo. Do outro lado, os francanos foram derrotados pelo São José/Unimed/Vinac e tentarão voltar a vencer. Atualmente, o Helbor/Mogi das Cruzes se encontra na 14ª colocação e o Vivo/Franca segue no quinto lugar.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca