HOJE
CAMPANHAHISTÓRICA
Por Liga Nacional de Basquete
Sequência de 23 vitórias do Flamengo até o título é a terceira maior da história do NBB; relembre a trajetória do Mengão
O Flamengo fechou com chave de ouro uma temporada histórica. Ao sagrar-se heptacampeão do NBB nesta quinta-feira (27/05), o time carioca encerrou o ciclo 2020/2021 tendo vencido todas as competições que disputou. Além do principal campeonato de basquete do Brasil, o Rubro-Negro foi campeão do Campeonato Carioca, Copa Super 8 e Champions Américas.
“É um sentimento muito bom, de muita entrega. Foi um ano muito difícil, de muito tempo fora de casa, muita viagem. Receber o troféu no momento tão legal, com 34 vitórias, vem para exaltar todo o trabalho de um ano muito difícil. No fim, terminamos com o troféu na mão”, comemorou Marquinhos.
Tem selfie melhor que essa? 🏆🤳 @TimeFlamengo
📸 Fotojump/LNB #FinaisNBB #NossoBasquete pic.twitter.com/hzmxRldzpe
— NBB (@NBB) May 28, 2021
As 34 vitórias mencionadas por Marquinhos são a soma dos triunfos do Flamengo no NBB, Copa Super 8 e Champions League Américas. O time simplesmente não perdeu em 2021.
“Em termos de resultado, estou muito feliz. Nunca trabalhei com um time com tanto resultado. Foram 34 vitórias consecutivas e uma grande dominância nos campeonatos que a gente disputou. Ao mesmo tempo, tenho uma confusão de sentimentos. Estamos vivendo uma pandemia, com tantas mortes, e não sabemos o que sentir, se devemos ficar felizes ou não”, disse o técnico Gustavo De Conti.
Champs 🏆🔴⚫ @TimeFlamengo
📸 Fotojump/LNB #FinaisNBB #NossoBasquete pic.twitter.com/ZeL1ZtoGWq
— NBB (@NBB) May 28, 2021
Dominante é o adjetivo perfeito para descrever o Flamengo no NBB. O Mengão teve o melhor ataque, com 89,2 pontos por jogo, e a melhor defesa da competição, com 72,7 pontos sofridos por partida. O resultado desse desempenho excepcional foi a terceira maior sequência de vitórias da história do NBB. Do início do segundo turno até a conquista do título, o Flamengo ganhou 23 partidas seguidas.
Além disso, o estilo de jogo rubro-negro baseado na transição rápida e nos chutes de longa distância também alcançou uma marca espetacular. Com 13,3 arremessos convertidos por jogo, o Flamengo de 2020/2021 é o time que mais acertou bolas de 3 na história do NBB.
“No basquete brasileiro talvez nós estejamos na vanguarda em relação aos arremessos, ao estilo de jogo de velocidade. Com todo respeito a todos os times e técnicos. Eu acredito muito nesse estilo para o basquete mundial. É uma questão de matemática, de aproveitamento de 3 pontos e aproveitamento de 2 pontos. Se você chutar mais de 3 pontos, vai ter um resultado muito melhor. A questão passou do aspecto de você gostar ou não do estilo de jogo para uma questão matemática, básica e óbvia. Não adianta você lutar contra isso. A gente estabeleceu que vamos pontuar dentro da área restrita ou vamos fazer 3 pontos. Não vamos fazer um arremesso longo de 2 pontos porque hoje, no melhor basquete do mundo, que é a NBA, pouquíssimos fazem. Somente os especialistas, como Kevin Durant e Kyrie Irving. Além de todo esse estudo, com o elenco que a gente tinha, rodar o time com muita velocidade era o melhor estilo. Era um jeito de todo mundo estar em quadra e produzir ao máximo”, afirmou Gustavo De Conti.

Sempre intenso à beira da quadra, Gustavo De Conti concorre ao prêmio de Técnico do Ano do NBB 2020/2021 (Fotojump/LNB)
A trajetória até o título
O Flamengo começou o NBB 2020/2021 com sete vitórias seguidas e só foi perder quase um mês depois da sua estreia. As derrotas para o São Paulo, na oitava rodada, e para o Corinthians, no último jogo do primeiro turno, foram os únicos resultados negativos do time carioca na competição.
Apesar do 100% de aproveitamento, não dá para dizer que o segundo turno foi perfeito para o Flamengo. Durante uma partida da Champions Américas em março, Franco Balbi sofreu uma lesão ligamentar que o tirou do restante da temporada. Mesmo com o desfalque do seu armador titular, a equipe classificou aos Playoffs em primeiro lugar. A campanha de 28 vitórias e duas derrotas igualou a marca do Bauru de 2014/2015, como o melhor desempenho de um time na Fase de Classificação do NBB.

King of The Finals, Yago assumiu papel fundamental no Flamengo após a lesão de Balbi (Fotojump/LNB)
Nas quartas de final, o Mogi não teve chances contra o Flamengo. A estreia rubro-negra nos Playoffs mostrou o poderio ofensivo da equipe. Foram 21 bolas de 3 e uma vitória dominante por 109 a 79. Já no Jogo 2, a defesa falou mais alto e o Mengão venceu por 77 a 67 para fechar a série melhor de três.
Para chegar à decisão do NBB, o Flamengo teve que passar pelo Paulistano nas semifinais. O time da capital paulista chegou a equilibrar o placar em alguns momentos da série, mas o Rubro-Negro sempre abria vantagem no segundo tempo. A rotação profunda e o ritmo forte fizeram a diferença para equipe carioca, que avançou com uma varrida de 3 a 0.
Apesar do placar de 3 a 0, as Finais do NBB 2020/2021 foram extremamente emocionantes e nenhuma vitória contra o São Paulo foi fácil. Nas duas primeiras partidas, o Flamengo conseguiu abrir vantagem, mas o Tricolor Paulista não desistiu e lutou, literalmente, até os últimos segundos. O Jogo 1 foi vencido na última bola, com um arremesso incrível de Yago. Além da bola da vitória, ele fez. Já na segunda partida, o São Paulo teve a oportunidade de dar o troco a bola da vitória, mas não converteu.

Eleito King of The Game, Marquinhos fez 17 pontos e cinco assistências no Jogo 3 (Fotojump/LNB)
Depois de dois testes para cardíaco, o Flamengo garantiu a vitória de forma mais tranquila no Jogo 3. A equipe comandada por Gustavo De Conti esteve à frente do placar na maioria do tempo e encerrou a série com um triunfo por 93 a 85.
Com médias de 17,0 pontos, 7,3 assistências, 2,7 rebotes e 19,6 de eficiência nas três partidas, Yago foi eleito o King of The Finals (MVP das Finais), oferecido por Budweiser. O baixinho assumiu com excelência a armação do time com a ausência de Balbi e definitivamente se estabeleceu como um dos melhores armadores brasileiros em atividade.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Nike, Penalty, Plastubos, EY, BetMotion, KitchenAid, Moss, IMG Arena e Genius Sports.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca