HOJE
MVP, MVP!
Por Marcius Azevedo, Juvenal Dias
Com uma longa carreira no 5x5, Rafa Moreira agora brilha no 3x3 e foi o maior pontuador e destaque da etapa final do NBB Trio pelo campeão Paulistano
“Isso é nosso”. Rafa Moreira fez questão de dividir com os companheiros o prêmio de MVP (Most Valuable Player), assim que recebeu o troféu pelo desempenho na etapa final do NBB Trio. Ele foi o maior pontuador do Paulistano, que derrotou o Caxias do Sul na final e se sagrou o primeiro campeão do torneio de basquete de rua, neste sábado (05/10), debaixo do Viaduto do Chá, localizado no Vale do Anhangabaú, em São Paulo.
Com uma longa carreira no 5×5, incluindo duas edições de Liga de Desenvolvimento de Basquete e oito do NBB CAIXA, competindo por Suzano, Minas, Macaé, Mogi Basquete, Brasília e novamente Minas, antes de fazer sua última temporada pelo Cerrado Basquete em 2021/22, Rafa Moreira, aos 32 anos, está escrevendo sua história no 3×3.
“É trabalho, paciência, entender que existe o Rafa do 5×5 e eu quero construir uma história agora no 3×3, que é uma modalidade diferente. É basquete, tem de fazer cesta, mas é diferente, tem conceitos, outras disciplinas táticas, não tem nada a ver com o 5x. E quando eu entendi isso, junto com os meus amigos de time, eu falo: jogador que pensa que o mérito é dele em ser MVP, ele está errado. É todo um processo. Ainda estamos no processo, mas sou muito grato ao (Matheus) Parcial, ao André (Ferros), ao Leandro (Silva), os meninos do sub-18, do sub-21, sub-23 do SPDC. É todo mundo, os técnicos, o Beto Jayme, todo mundo, não vou continuar falando para não esquecer o nome de alguém. Toda essa rapaziada que teve paciência comigo vindo do 5x. Quando vim do 5x não conseguia andar na quadra há 8 meses. Essa paciência, resiliência, é o que conta”, afirmou Rafa Moreira, que defende o SPDC desde que migrou do 5×5.
+ Confira o álbum de fotos da etapa final do NBB Trio
Para Rafa Moreira, assim como ele, o Paulistano teve paciência para conquistar o título do NBB Trio. A equipe alvirrubra começou com o vice-campeonato na primeira etapa, no mesmo Vale do Anhangabaú, em São Paulo, ficou na terceira colocação no Parque do Povo, em Campina Grande (PB), e foi campeão no Parque da Cidade, em Brasília. Neste sábado (05/10), foram três vitórias, em uma final duríssima contra o Caxias do Sul.
“Primeiramente agradecer ao Paulistano. Falamos muito do SPDC e tal, mas é uma parceria, que esperamos que ela continue. O nosso time foi crescendo. Primeira etapa ficamos em segundo, segunda etapa em terceiro e aí fomos campeões na terceira e agora, na última etapa, fomos campeões novamente. É um processo, ter paciência, resiliência, entender e tomar os revezes e aprender com eles para poder vir com uma vitória depois”, analisou.
Ver essa foto no Instagram
Por fim, Rafa Moreira se mostrou muito feliz pela visibilidade que o NBB Trio trouxe para o 3×3, esporte que esteve presente nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 e, mais recentemente, em Paris-2024. “Saímos muito fortalecidos. Muita gente tinha uma visão daquela cultura de ser um esporte de parque. Ainda é, porque é um esporte de rua, mas ele é profissional também. É um esporte olímpico e ele tem de ter o seu devido respeito por isso. É um esporte que está nos Jogos Olímpicos pela segunda edição consecutiva. Existe o World Tour que eu convido todo mundo para assistir, acontece todos os finais de semana, no mundo todo, são os melhores países do mundo jogando o 3x. O DeMarcus Cousins, ex-jogador da NBA, estava jogando um World Tour agora na China. Não é apenas brincadeira, não é uma coisa simples, mas sim um negócio profissional. O NBB abriu o leque para o Brasil e mostrou o que é o 3×3. É uma coisa profissional, uma coisa séria, em que deixamos tudo na quadra”, finalizou.