HOJE
MVP, MVP!
Por Marcius Azevedo, Juvenal Dias
Com uma longa carreira no 5x5, Rafa Moreira agora brilha no 3x3 e foi o maior pontuador e destaque da etapa final do NBB Trio pelo campeão Paulistano
“Isso é nosso”. Rafa Moreira fez questão de dividir com os companheiros o prêmio de MVP (Most Valuable Player), assim que recebeu o troféu pelo desempenho na etapa final do NBB Trio. Ele foi o maior pontuador do Paulistano, que derrotou o Caxias do Sul na final e se sagrou o primeiro campeão do torneio de basquete de rua, neste sábado (05/10), debaixo do Viaduto do Chá, localizado no Vale do Anhangabaú, em São Paulo.
Com uma longa carreira no 5×5, incluindo duas edições de Liga de Desenvolvimento de Basquete e oito do NBB CAIXA, competindo por Suzano, Minas, Macaé, Mogi Basquete, Brasília e novamente Minas, antes de fazer sua última temporada pelo Cerrado Basquete em 2021/22, Rafa Moreira, aos 32 anos, está escrevendo sua história no 3×3.

Rafa Oliveira com o troféu de MVP e os companheiros de Paulistano. Foto: Yuri Reuters/LNB
“É trabalho, paciência, entender que existe o Rafa do 5×5 e eu quero construir uma história agora no 3×3, que é uma modalidade diferente. É basquete, tem de fazer cesta, mas é diferente, tem conceitos, outras disciplinas táticas, não tem nada a ver com o 5x. E quando eu entendi isso, junto com os meus amigos de time, eu falo: jogador que pensa que o mérito é dele em ser MVP, ele está errado. É todo um processo. Ainda estamos no processo, mas sou muito grato ao (Matheus) Parcial, ao André (Ferros), ao Leandro (Silva), os meninos do sub-18, do sub-21, sub-23 do SPDC. É todo mundo, os técnicos, o Beto Jayme, todo mundo, não vou continuar falando para não esquecer o nome de alguém. Toda essa rapaziada que teve paciência comigo vindo do 5x. Quando vim do 5x não conseguia andar na quadra há 8 meses. Essa paciência, resiliência, é o que conta”, afirmou Rafa Moreira, que defende o SPDC desde que migrou do 5×5.
+ Confira o álbum de fotos da etapa final do NBB Trio
Para Rafa Moreira, assim como ele, o Paulistano teve paciência para conquistar o título do NBB Trio. A equipe alvirrubra começou com o vice-campeonato na primeira etapa, no mesmo Vale do Anhangabaú, em São Paulo, ficou na terceira colocação no Parque do Povo, em Campina Grande (PB), e foi campeão no Parque da Cidade, em Brasília. Neste sábado (05/10), foram três vitórias, em uma final duríssima contra o Caxias do Sul.
“Primeiramente agradecer ao Paulistano. Falamos muito do SPDC e tal, mas é uma parceria, que esperamos que ela continue. O nosso time foi crescendo. Primeira etapa ficamos em segundo, segunda etapa em terceiro e aí fomos campeões na terceira e agora, na última etapa, fomos campeões novamente. É um processo, ter paciência, resiliência, entender e tomar os revezes e aprender com eles para poder vir com uma vitória depois”, analisou.
Ver essa foto no Instagram
Por fim, Rafa Moreira se mostrou muito feliz pela visibilidade que o NBB Trio trouxe para o 3×3, esporte que esteve presente nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 e, mais recentemente, em Paris-2024. “Saímos muito fortalecidos. Muita gente tinha uma visão daquela cultura de ser um esporte de parque. Ainda é, porque é um esporte de rua, mas ele é profissional também. É um esporte olímpico e ele tem de ter o seu devido respeito por isso. É um esporte que está nos Jogos Olímpicos pela segunda edição consecutiva. Existe o World Tour que eu convido todo mundo para assistir, acontece todos os finais de semana, no mundo todo, são os melhores países do mundo jogando o 3x. O DeMarcus Cousins, ex-jogador da NBA, estava jogando um World Tour agora na China. Não é apenas brincadeira, não é uma coisa simples, mas sim um negócio profissional. O NBB abriu o leque para o Brasil e mostrou o que é o 3×3. É uma coisa profissional, uma coisa séria, em que deixamos tudo na quadra”, finalizou.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca