HOJE
Em busca do tri
Por Liga Nacional de Basquete
Campeão em 2014 e 2022, Bauru Basket entra em quadra nesta sexta-feira (03/10), para enfrentar o Jorge Guzmán, do Equador, no primeiro jogo da Liga Sul-Americana 2025
Bauru Basket inicia nesta sexta-feira (02/10) sua caminhada na Liga Sul-Americana 2025. Com um histórico de conquistas continentais e um elenco experiente, o time brasileiro busca reafirmar sua força e brigar novamente pelo título, mostrando que continua entre os grandes times do basquete sul-americano.
O primeiro jogo será contra o Jorge Guzmán, do Equador, às 19h10 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo no YouTube da FIBA. A partida será realizada no ginásio Roberto Cabañas, em Pilar, no Paraguai, local definido como sede do Grupo A, que conta ainda com Oberá Tenis Club (ARG) e Olimpia Kings (PAR), anfitrião da chave.
A equipe bauruense foi campeã da Liga Sul-Americana em duas oportunidades (2014 e 2022). A vaga na atual edição, possibilitando brigar pelo tricampeonato, foi conquistada com o quarto lugar na última edição do NBB CAIXA.

Bauru Basket tem dois títulos da Liga Sul-Americana e agora busca o terceiro. Foto: Andrews Clayton
“É muito importante para a instituição voltar ao cenário internacional. Vamos conseguir dar rodagem para muitos jovens e até mesmo para mim, que pela primeira vez vou comandar uma equipe em uma Liga Sul-Americana como treinador principal”, afirmou o técnico Paulo Jaú.
Jorge Guzmán se apoia na força de seus estrangeiros, sobretudo os americanos Donald Robinson, Dennis McKinney e Ty Toney, além da experiência do argentino Leonardo “Coco” Mainoldi, de 40 anos. Eles são os atuais campeões da LBP (Liga de Basquet Pro), campeonato equatoriano criado há apenas quatro temporadas, mas vão participar pela primeira vez de uma competição internacional.
“O Jorge Guzmán joga muito em cima da individualidade de seus americanos, que possuem muito talento. E a arbitragem da LSB é muito qualificada, permite que o contato aconteça. Então esse jogo mais solto pode nos favorecer, desde que estejamos atentos a todos os detalhes”, avaliou o treinador do Bauru Basket.
Ver essa foto no Instagram
O armador Vinicius Mogi e o ala Wesley Mogi continuam em recuperação de lesão muscular e só serão utilizados se estiverem em plenas condições físicas.
“Nós continuamos com a dificuldade de ter uma rotação reduzida, com apenas oito atletas à disposição. Mas o elenco já sabe qual é o nosso padrão. Mesmo tendo que adaptar algumas funções, principalmente na armação, conseguimos criar entrosamento. Tivemos bons momentos no Campeonato Paulista e creio que vamos repetir essas atuações para voltar do Paraguai com a classificação”, finalizou Paulo Jaú.
Depois da estreia, o Dragão encara o Oberá Tenis Club no sábado (04/10), às 21h40, e, na sequência, o Olimpia Kings, no domingo (05/10), às 19h10, na última rodada. Os dois melhores do Grupo A avançam às quartas de final, divididas em dois novos quadrangulares. Mais uma vez, apenas os dois primeiros continuam para a etapa seguinte, o Final Four, disputada em dois dias: semifinais e a grande decisão, sempre em jogo único.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza Basquete Cearense
Sesi Franca
KTO Minas
Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Mr. Moo São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca