HOJE
Campeão Invicto
Por Liga Nacional de Basquete
Com bons desempenhos dos alas Marcelinho e Marquinhos, Brasil bate a Grécia por 78 a 71 e conquista o título do Torneio Eletrobras de Basquete

Com três vitórias, Seleção Brasileira conquista o Torneio Eletrobras (Inovafoto)
O mais experiente dos jogadores da Seleção Brasileira Adulta Masculina mostrou, nesta quinta-feira (29), mais uma vez, sua importância na caminhada rumo às Olimpíadas. O ala Marcelinho Machado marcou 22 pontos e comandou, ao lado de seu novo colega de Flamengo, Marquinhos (17 pontos), o Brasil na dura vitória, por 78 a 71, sobre a Grécia. Foram três vitórias em três jogos disputados e valeu o título invicto do Torneio Eletrobras de Basquete, disputado no ginásio Milton Olaio Filho, na cidade de São Carlos, interior paulista. A seleção Nigeriana ficou com medalha de bronze após derrotar a Nova Zelândia por 74 a 66.
Ao contrário das partidas contra Nova Zelândia e Nigéria, o início de partida não foi bom para a Seleção Brasileira. A defesa não encaixou e a Grécia abriu 8 a 1, graças a jogadas inspiradas do armador Spanoulis. Mas isso fez aparecer uma característica marcante do time de Rubén Magnano, que é a capacidade de reverter resultados adversos. O garrafão foi mudado, Tiago Splitter e Guilherme Giovannoni entraram bem, e na lateral, Marcelinho Machado também teve bom desempenho.
Os jogadores que vieram do banco mudaram o panorama da partida, que passou a ficar empatada na maior parte do tempo. No segundo quarto, Marcelinho acertou uma bola de três, sofreu a falta e converteu o lance livre para a vantagem ir a seis pontos (24 a 18). A Grécia se recompôs, empatou em 30 a 30 e chegou a abrir sete pontos numa bela ponte aérea. O Brasil não parou e respondeu, no ataque seguinte, com uma forte enterrada do pivô Nenê, que levantou os 4 mil torcedores presentes no ginásio Milton Olaio Filho. No intervalo, 39 a 36 para os gregos.
As duas equipes não conseguiam abrir vantagem confortável na volta dos vestiários, mesmo com a dupla de alas do Flamengo, Marquinhos e Marcelinho, em bela noite. O mais experiente decidiu então chamar a responsabilidade, praticamente não errou arremessos nos últimos 10 minutos, e fez o Brasil abrir 9 pontos (72 a 63) e terminar com a vitória por 78 a 71.
“É como se fala aqui: é o tipo de vitória que, claro, levanta o moral. Claro que cometemos muitos erros. Mas tivemos muito mais virtudes do que erros”, afirmou o técnico da Seleção, Ruben Magnano.
A Seleção Brasileira terá folga nesta sexta-feira (29), quando volta para São Paulo e treina no Núcleo de Alto Rendimento do Pão de Açúcar de sábado a segunda-feira. Na próxima terça pela manhã, a delegação embarca para Buenos Aires (ARG), onde disputa um torneio amistoso nos dias 5 e 6 de julho, contra Argentina, Chile e Espanha. Os mesmos times jogarão outra competição, desta vez em Foz do Iguaçu (PR), nos dias 11 e 12.

Marquinhos, ao lado de Marcelinho, foi destaque na vitória sobre a Grécia (Gaspar Nobrega/Inovafoto)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca