HOJE
Campeões!
Por Liga Nacional de Basquete
Warriors vencem Cavaliers fora de casa, fecham série em 4 a 2 e voltam a comemorar um título da NBA após 40 anos; Leandrinho é o 2º brasileiro campeão da liga

Golden State Warriors fechou a série em 4 a 2 e conquistou seu primeiro título desde 1975 (NBA/Getty Images)
Não teve pra ninguém. Depois de 40 anos na fila, o Golden State Warriors é campeão da NBA. Na noite desta terça-feira, a franquia californiana não se intimidou com a pressão da Quicken Loans Arena e dominou o Cleveland Cavaliers em pleno seu ginásio. Com muita frieza e um jogo sólido, os comandados de Steve Kerr venceram, por 105 a 97, fecharam a série Final em 4 a 2 e conquistaram o tão sonhado título da temporada 2014/2015 da principal liga do mundo.
O ala Andre Iguodala foi responsável por 25 pontos na partida decisiva e, ao final do duelo, foi condecorado como MVP (Jogador Mais Valioso) das Finais. O jogador, que atuou como reserva em praticamente toda a temporada regular e conquistou a vaga de titular somente nos playogffs, apareceu muito bem na decisão e teve papel fundamental na conquista do histórico título. O camisa 9 dos Warriors teve média 16,3 pontos nos seis confrontos da Final.
Com 25 pontos, oito assistências e seis rebotes, o astro do time, Stephen Curry, é outro que merece muito destaque na conquista do título. O armador, dono do prêmio de MVP da temporada regular, conquistou a expressiva média de 26,0 pontos nas seis partidas da finalíssima. Outro que se sobressaiu na histórica partida do título foi o ala/pivô Draymond Green, que deixou a quadra com um triplo-duplo de 16 pontos, 11 rebotes e dez assistências.
Pelo lado do Cleveland Cavaliers, o astro LeBron James fez mais uma vez tomou conta das ações ofensivas da franquia de Ohio e ficou próximo do que seria o seu terceiro triplo-duplo na série ao anotar 32 pontos, 18 rebotes e nove assistências. Ainda pelo Cleveland, destaque também para o pivô russo Mozgov, com um duplo-duplo de 17 pontos e 12 rebotes, assim como seu companheiro de posição Tristan Thompson, autor de 15 pontos e 13 sobras.

Leandrinho se tornou o 2º brasileiro a ganhar um anel de campeão da NBA (NBA/Getty Images)
Com o título dos Warriors, o Brasil mais uma vez subiu mais uma vez no topo da NBA, desta vez com o ala Leandrinho Barbosa, que agora se junta ao pivô Tiago Splitter, campeão com o San Antonio Spurs na temporada passada, no seleto e valioso grupo de atletas verde-amarelos com anéis da NBA. Nascido em São Paulo (SP), o brasileiro saiu do banco em todas as partidas da temporada e se mostrou muito eficiente e foi fundamental no esquema do técnico Kerr.
Leandro Mateus Barbosa, que possui em seu currículo um prêmio de Melhor Sexto Homem da temporada 2006/2007 da NBA quando defendia o Phoenix Suns, somou médias de 4,8 pontos e 10,5 minutos nos seis confrontos da decisão da maior liga de basquete do mundo. Com destaque para sua atuação no Jogo 5, no qual ficou em quadra por 17 minutos e contribuiu com importantes 13 pontos, com direito a bolas importantes em momentos cruciais do jogo.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca