#JOGAJUNTO

NBA

Campeões!

17-06-2015 | 11:31
Por Liga Nacional de Basquete

Warriors vencem Cavaliers fora de casa, fecham série em 4 a 2 e voltam a comemorar um título da NBA após 40 anos; Leandrinho é o 2º brasileiro campeão da liga

Golden State Warriors fechou a série melhor de 7 em 4 a 2 e conquistou seu primeiro título desde 1975 (NBA/Getty Images)

Golden State Warriors fechou a série em 4 a 2 e conquistou seu primeiro título desde 1975 (NBA/Getty Images)

Não teve pra ninguém. Depois de 40 anos na fila, o Golden State Warriors é campeão da NBA. Na noite desta terça-feira, a franquia californiana não se intimidou com a pressão da Quicken Loans Arena e dominou o Cleveland Cavaliers em pleno seu ginásio. Com muita frieza e um jogo sólido, os comandados de Steve Kerr venceram, por 105 a 97, fecharam a série Final em 4 a 2 e conquistaram o tão sonhado título da temporada 2014/2015 da principal liga do mundo.

O ala Andre Iguodala foi responsável por 25 pontos na partida decisiva e, ao final do duelo, foi condecorado como MVP (Jogador Mais Valioso) das Finais. O jogador, que atuou como reserva em praticamente toda a temporada regular e conquistou a vaga de titular somente nos playogffs, apareceu muito bem na decisão e teve papel fundamental na conquista do histórico título. O camisa 9 dos Warriors teve média 16,3 pontos nos seis confrontos da Final.

+Clique aqui e confira as estatísticas completas do Jogo 6 da Final da NBA entre Warriors e Cavaliers

Com 25 pontos, oito assistências e seis rebotes, o astro do time, Stephen Curry, é outro que merece muito destaque na conquista do título. O armador, dono do prêmio de MVP da temporada regular, conquistou a expressiva média de 26,0 pontos nas seis partidas da finalíssima. Outro que se sobressaiu na histórica partida do título foi o ala/pivô Draymond Green, que deixou a quadra com um triplo-duplo de 16 pontos, 11 rebotes e dez assistências.

Pelo lado do Cleveland Cavaliers, o astro LeBron James fez mais uma vez tomou conta das ações ofensivas da franquia de Ohio e ficou próximo do que seria o seu terceiro triplo-duplo na série ao anotar 32 pontos, 18 rebotes e nove assistências. Ainda pelo Cleveland, destaque também para o pivô russo Mozgov, com um duplo-duplo de 17 pontos e 12 rebotes, assim como seu companheiro de posição Tristan Thompson, autor de 15 pontos e 13 sobras.

Leandrinho se tornou o 2º brasileiro a ganhar um anel de campeão da NBA (NBA/Getty Images)

Leandrinho se tornou o 2º brasileiro a ganhar um anel de campeão da NBA (NBA/Getty Images)

Com o título dos Warriors, o Brasil mais uma vez subiu mais uma vez no topo da NBA, desta vez com o ala Leandrinho Barbosa, que agora se junta ao pivô Tiago Splitter, campeão com o San Antonio Spurs na temporada passada, no seleto e valioso grupo de atletas verde-amarelos com anéis da NBA. Nascido em São Paulo (SP), o brasileiro saiu do banco em todas as partidas da temporada e se mostrou muito eficiente e foi fundamental no esquema do técnico Kerr.

Leandro Mateus Barbosa, que possui em seu currículo um prêmio de Melhor Sexto Homem da temporada 2006/2007 da NBA quando defendia o Phoenix Suns, somou médias de 4,8 pontos e 10,5 minutos nos seis confrontos da decisão da maior liga de basquete do mundo. Com destaque para sua atuação no Jogo 5, no qual ficou em quadra por 17 minutos e contribuiu com importantes 13 pontos, com direito a bolas importantes em momentos cruciais do jogo.