HOJE
Capítulo dois!
Por Liga Nacional de Basquete
Depois de primeiro jogo emocionante, Basquete Cearense e Mogi voltam a se enfrentar, desta vez em Fortaleza, nesta terça, com transmissão ao vivo do SporTV
A série entre Solar Cearense e Mogi das Cruzes/Helbor terá seu segundo capítulo disputado nesta terça-feira, às 20h30 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV. Após uma vitória arrancada na raça, dentro de casa, da equipe paulista, o confronto vai até o nordeste brasileiro e as dias próximas partidas serão disputadas no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE).
“Esse segundo jogo traz situações bastante diferentes da primeira partida. Jogar em casa nem muda tanto, mas a forma como nós fomos derrotados mexeu muito com o moral e com o comportamento da equipe, que está muito empenhada em empatar a série. Vamos tentar ter uma postura melhor no final. O Solar Cearense será um time que perseguirá o resultado de uma maneira obsessiva, sabendo que temos que ter serenidade. A série é longa”, comentou o técnico Alberto Bial, do Basquete Cearense.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.
A série se iniciou no último sábado (16/04), no Ginásio Hugo Ramos, com vitória dos mandantes de forma emocionante, por 67 a 64. Quando o cronômetro já apontava seus momentos finais, Shamell pegou um rebote defensivo, cruzou a quadra, fez uma linda bandeja e virou o jogo para o Mogi, para delírio da torcida presente no “caldeirão” Hugo Ramos (65 a 64).
Depois, com 21 segundos de posse, o Basquete Cearense teve a chance de se recuperar, mas Duda Machado errou o arremesso e Shamell sofreu uma rápida falta. Nos lances livres, o camisa 24 não titubeou, converteu os dois tiros e colocou três pontos de frente para sua equipe (67 a 64) restando quatro segundos para o fim.
“A gente passou a responsabilidade para eles agora, porque a gente vai na casa deles e o nosso objetivo é ganhar. Eles precisam fazer o dever de casa e a gente vai tentar fazer um bom jogo e sair com um resultado positivo, sabendo que não vai ser fácil. Vai ser um jogo duríssimo. Eles vão entrar muito mais aguerridos. A gente precisa ter muito mais inteligência para jogar. Trabalhar mais a bola e fazer mais jogadas para sair com uma vitória”, disse o técnico mogiano Danilo Padovani.
O grande nome do confronto foi o ala Shamell, cestinha, com 25 pontos anotados, e reboteiro da partida (ao lado de Toledo, do Basquete Cearense), com nove sobras alcançadas. O pivô Gerson também foi fundamental para a vitória mogiana, ao sair de quadra com 12 pontos e oito rebotes.
“Vamos tentar buscar uma vitória fora de casa para decidir dentro de casa. Cada jogador tem que dar um pouquinho mais para tentar chegar a mais uma semifinal. Fizemos o nosso papel e agora vamos buscar uma vitória fora”, disse Shamell.
“Fizemos uma boa partida no jogo 1, mas, infelizmente, pecamos no final, e a vitória acabou escapando. Mas já ficou para trás. Estamos todos cientes do que não podemos mais falhar, e agora, ao lado da nossa torcida, vamos mais uma vez com toda a motivação e inteligência necessárias para igualarmos a série”, analisou o armador e capitão Davi Rossetto, do Basquete Cearense.
Para empatar a série, o Basquete Cearense terá que contar com o apoio de sua torcida e a força do Ginásio Paulo Sarasate. Na fase de classificação, a equipe não teve um dos melhores retrospectos como mandante, ao vencer nove das 14 partidas que realizou na condição. Porém, nos últimos nove jogos disputados em Fortaleza, o elenco comandado por Alberto Bial venceu oito, com uma vantagem média de quase 14 pontos (80,56 a favor e 66,67 sofridos).
Já o Mogi teve exatos 50% de aproveitamento atuando como visitante na fase de classificação. O elenco comandado por Danilo Padovani venceu sete partidas e perdeu outras sete. A equipe teve uma desvantagem média mínima nos duelos, com 81,71 pontos sofridos e 81,29 pontos feitos por jogo.
Nos playoffs desta temporada, os mogianos, que já disputaram a fase oitavas de final, fizeram um jogo como visitante e se deram bem. A equipe foi até Salvador (BA) e venceu o Universo/Vitória, no Jogo 1 da série, por 74 a 72, com direito a prorrogação. Os destaques do Mogi foram Shamell, que anotou 17 pontos e pegou sete rebotes, e Lucas Mariano, que contribuiu com 14 tentos, com três bolas de 3 pontos convertidas.
Na primeira rodada do NBB CAIXA 2015/2016, as equipes estrearam na competição se enfrentando no mesmo palco do Jogo 2, o Ginásio Paulo Sarasate. Melhor para o Basquete Cearense, que venceu o duelo, por 83 a 76, com os inspirados Duda Machado, que anotou 25 pontos, pegou oito rebotes e distribuiu cinco assistências, e Davi Rossetto, que saiu de quadra com 22 tentos e sete sobras. Do lado do Mogi, destaque para Tyrone, que fez 18 pontos, ficou com nove rebotes e registrou quatro assistências.
Além do Jogo 2, a terceira partida da série também será disputada na cidade de Fortaleza (CE). O duelo acontecerá no dia 21 de abril (quinta), às 16h30 (horário de Brasília), também com transmissão ao vivo do SporTV.
Confira a programação completa da série oitavas de final entre Basquete Cearense e Mogi:
– Solar Cearense (4º) 0 x 1 Mogi das Cruzes/Helbor (5º)
Jogo 1 – Mogi 67 x 64 Basquete Cearense
Jogo 2 – 19/04 (terça), às 20h30, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza – ao vivo no SporTV
Jogo 3 – 21/04 (quinta), às 16h30, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza – ao vivo no SporTV
Jogo 4* – 24/04 (domingo), às 19 horas, no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes – ao vivo no #NBBnaWeb
Jogo 5* – A definir
*Se necessário