HOJE
Capítulo dois!
Por Liga Nacional de Basquete
Depois de primeiro jogo emocionante, Basquete Cearense e Mogi voltam a se enfrentar, desta vez em Fortaleza, nesta terça, com transmissão ao vivo do SporTV

Em Jogo 1 emocionante, o Mogi bateu o Basquete Cearense, por 67 a 74, e saiu na frente pela série quartas de final do NBB CAIXA 2015/2016 (João Pires/LNB)
A série entre Solar Cearense e Mogi das Cruzes/Helbor terá seu segundo capítulo disputado nesta terça-feira, às 20h30 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV. Após uma vitória arrancada na raça, dentro de casa, da equipe paulista, o confronto vai até o nordeste brasileiro e as dias próximas partidas serão disputadas no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE).
“Esse segundo jogo traz situações bastante diferentes da primeira partida. Jogar em casa nem muda tanto, mas a forma como nós fomos derrotados mexeu muito com o moral e com o comportamento da equipe, que está muito empenhada em empatar a série. Vamos tentar ter uma postura melhor no final. O Solar Cearense será um time que perseguirá o resultado de uma maneira obsessiva, sabendo que temos que ter serenidade. A série é longa”, comentou o técnico Alberto Bial, do Basquete Cearense.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.
A série se iniciou no último sábado (16/04), no Ginásio Hugo Ramos, com vitória dos mandantes de forma emocionante, por 67 a 64. Quando o cronômetro já apontava seus momentos finais, Shamell pegou um rebote defensivo, cruzou a quadra, fez uma linda bandeja e virou o jogo para o Mogi, para delírio da torcida presente no “caldeirão” Hugo Ramos (65 a 64).
Depois, com 21 segundos de posse, o Basquete Cearense teve a chance de se recuperar, mas Duda Machado errou o arremesso e Shamell sofreu uma rápida falta. Nos lances livres, o camisa 24 não titubeou, converteu os dois tiros e colocou três pontos de frente para sua equipe (67 a 64) restando quatro segundos para o fim.
“A gente passou a responsabilidade para eles agora, porque a gente vai na casa deles e o nosso objetivo é ganhar. Eles precisam fazer o dever de casa e a gente vai tentar fazer um bom jogo e sair com um resultado positivo, sabendo que não vai ser fácil. Vai ser um jogo duríssimo. Eles vão entrar muito mais aguerridos. A gente precisa ter muito mais inteligência para jogar. Trabalhar mais a bola e fazer mais jogadas para sair com uma vitória”, disse o técnico mogiano Danilo Padovani.
O grande nome do confronto foi o ala Shamell, cestinha, com 25 pontos anotados, e reboteiro da partida (ao lado de Toledo, do Basquete Cearense), com nove sobras alcançadas. O pivô Gerson também foi fundamental para a vitória mogiana, ao sair de quadra com 12 pontos e oito rebotes.
“Vamos tentar buscar uma vitória fora de casa para decidir dentro de casa. Cada jogador tem que dar um pouquinho mais para tentar chegar a mais uma semifinal. Fizemos o nosso papel e agora vamos buscar uma vitória fora”, disse Shamell.

Com grande jogo de Shamell, que anotou 25 pontos e pegou nove rebotes, o Mogi deu o primeiro passo rumo a semifinal do NBB CAIXA 2015/2016 (João Pires/LNB)
“Fizemos uma boa partida no jogo 1, mas, infelizmente, pecamos no final, e a vitória acabou escapando. Mas já ficou para trás. Estamos todos cientes do que não podemos mais falhar, e agora, ao lado da nossa torcida, vamos mais uma vez com toda a motivação e inteligência necessárias para igualarmos a série”, analisou o armador e capitão Davi Rossetto, do Basquete Cearense.
Para empatar a série, o Basquete Cearense terá que contar com o apoio de sua torcida e a força do Ginásio Paulo Sarasate. Na fase de classificação, a equipe não teve um dos melhores retrospectos como mandante, ao vencer nove das 14 partidas que realizou na condição. Porém, nos últimos nove jogos disputados em Fortaleza, o elenco comandado por Alberto Bial venceu oito, com uma vantagem média de quase 14 pontos (80,56 a favor e 66,67 sofridos).
Já o Mogi teve exatos 50% de aproveitamento atuando como visitante na fase de classificação. O elenco comandado por Danilo Padovani venceu sete partidas e perdeu outras sete. A equipe teve uma desvantagem média mínima nos duelos, com 81,71 pontos sofridos e 81,29 pontos feitos por jogo.
Nos playoffs desta temporada, os mogianos, que já disputaram a fase oitavas de final, fizeram um jogo como visitante e se deram bem. A equipe foi até Salvador (BA) e venceu o Universo/Vitória, no Jogo 1 da série, por 74 a 72, com direito a prorrogação. Os destaques do Mogi foram Shamell, que anotou 17 pontos e pegou sete rebotes, e Lucas Mariano, que contribuiu com 14 tentos, com três bolas de 3 pontos convertidas.

Com ótimo retrospecto recente como mandante, Basquete Cearense recebe Mogi, no Ginásio Paulo Sarasate, em busca de empatar a série (Divulgação)
Na primeira rodada do NBB CAIXA 2015/2016, as equipes estrearam na competição se enfrentando no mesmo palco do Jogo 2, o Ginásio Paulo Sarasate. Melhor para o Basquete Cearense, que venceu o duelo, por 83 a 76, com os inspirados Duda Machado, que anotou 25 pontos, pegou oito rebotes e distribuiu cinco assistências, e Davi Rossetto, que saiu de quadra com 22 tentos e sete sobras. Do lado do Mogi, destaque para Tyrone, que fez 18 pontos, ficou com nove rebotes e registrou quatro assistências.
Além do Jogo 2, a terceira partida da série também será disputada na cidade de Fortaleza (CE). O duelo acontecerá no dia 21 de abril (quinta), às 16h30 (horário de Brasília), também com transmissão ao vivo do SporTV.
Confira a programação completa da série oitavas de final entre Basquete Cearense e Mogi:
– Solar Cearense (4º) 0 x 1 Mogi das Cruzes/Helbor (5º)
Jogo 1 – Mogi 67 x 64 Basquete Cearense
Jogo 2 – 19/04 (terça), às 20h30, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza – ao vivo no SporTV
Jogo 3 – 21/04 (quinta), às 16h30, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza – ao vivo no SporTV
Jogo 4* – 24/04 (domingo), às 19 horas, no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes – ao vivo no #NBBnaWeb
Jogo 5* – A definir
*Se necessário
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca