HOJE
Capítulo um!
Por Liga Nacional de Basquete
Com a moral lá em cima, Vitória e Paulistano abrem série semifinal nesta terça, em Salvador, com transmissão dos canais SporTV
Vindos de resultados históricos nas quartas de final do NBB CAIXA 16/17, Universo/Vitória e Paulistano/Corpore serão adversários na briga por um lugar na decisão da competição. Esta disputa se iniciará nesta terça-feira (09/05), às 19h30 (de Brasília), no Jogo 1 da série, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador (BA), com transmissão ao vivo dos canais SporTV.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.
Neste sábado (06/05), o rubro-negro baiano foi até o Ginásio Prof. Hugo Ramos lotado, e mesmo diante de torcida fanática, venceu o Jogo 5 da série diante Mogi das Cruzes/Helbor, por 95 a 85, em uma atuação coletiva de encher os olhos. Com o resultado, o Vitória se tornou a primeira equipe nordestina a chegar a fase semifinal do NBB CAIXA, após cinco temporadas de participação de times da região (desde a estreia do Solar Cearense, edição 12/13).
“O Paulistano é bem diferente do Mogi. No Mogi tinham peças individualmente muito fortes. O Paulistano é um time mais jovem, com grandes promessas pro futuro, como Georginho, que é muito cotado para ir para NBA, Lucas Dias. Então são grandes jogadores, mas ainda jovens. Eles também um grande técnico, que é o Gustavinho, de quem já fui assistente na Seleção Brasileira. Acho que eles tem um leve favoritismo por terem três jogos em casa, mas no geral são equipes bem iguais”, declarou Régis Marrelli, técnico do Vitória.
No mesmo dia, um pouco mais tarde, o jovem elenco do Paulistano realizou um feito tão grande quanto. Desta vez no Ginásio Pedrocão, também lotado, os comandados de Gustavo De Conti fizeram um segundo tempo praticamente perfeito, para derrotar o Franca Basquete/Magazine Luiza no Jogo 5, por 80 a 67, e voltar a fase semifinal do NBB CAIXA após três temporadas.
“O Vitória está jogando um grande basquete nos últimos jogos e estou feliz de encontrar o Régis (Marrelli). Foi um cara que trabalhou comigo na Seleção, como assistente, e ele merece este sucesso que está tendo, assim como o César Guidetti (do Pinheiros), que também esteve comigo no Sul-Americano do ano passado. Nós tivemos uma convivência bem bacana e acabou dando certo para os três”, disse Gustavo De Conti, técnico do Paulistano.
Além das quartas de final, os dois times tiveram que passar por um Jogo 5 na fase anterior desta edição, nas oitavas. O rubro-negro baiano derrotou o Campo Mourão Basquete, por 73 a 60, na decisão dentro de casa, enquanto o time da capital paulista superou o Basquete Cearense, por 76 a 72, na quinta partida, também ao lado de sua torcida, virando a série que chegou a estar perdendo por 2 a 1.
Na fase de classificação desta temporada cada time levou a melhor quando atuou em casa. No primeiro turno, vitória do rubro-negro baiano, por 85 a 73, com grandes atuações de Dawkins (26 pontos, seis rebotes e sete assistências) e Keyron (23 tentos). Na volta, triunfo impactante do Paulistano, por 83 a 66, com Lucas Dias (21 pontos e cinco sobras) e Arthur Pecos (13 pontos e oito assistências) inspirados.
“Acredito que essa é uma série sem favorito. Os dois times têm campanhas idênticas na fase de classificação e até nos playoffs. No confronto direto este equilíbrio se mantém. Eles têm a vantagem de fazer o quinto jogo em casa, mas já ficou provado nesse campeonato que temos de jogar bem sempre, em casa e fora”, afirmou André Góes, ala/armador do Vitória.
Mesmo após se reencontrarem na fase de classificação, a série terá como característica Kenny Dawkins enfrentando seu ex-time, por quem jogou as três edições anteriores da competição. Com o uniforme do Paulistano, o armador chegou até as Finais do NBB CAIXA 13/14, quando acabou derrotado pelo Flamengo em jogo único, por 78 a 73.
“Jogar contra o Dawkins é horrível, preferia ter ele do meu lado. Com esta reformulação que a gente teve, escolhemos dar oportunidade para os mais jovens e não teve como ele ficar no Paulistano, e acho que também acabou sendo bom para ele. Como parar ele eu não sei, poucas vezes alguém conseguiu, mas a gente vai tentar”, completou o treinador do time da capital paulista.
Após o Jogo 1, a série irá para capital paulista, onde será disputado o Jogo 1, na sexta-feira (12/05), às 21h30 (de Brasília), e Jogo 2, no domingo, 11 horas (de Brasília), ambos no Ginásio Antonio Prado Jr. e com transmissão ao vivo dos canais SporTV.