HOJE
Cariocas da gema
Por Liga Nacional de Basquete
Novato no NBB, Tijuca se prepara para estrear na temporada 2011/2012 e aposta em trio nascido e criado no Rio de Janeiro: Manteguinha, Arnaldinho e Coloneze
O Tijuca Tênis Clube abre a temporada 2011/2012 do NBB contra o Pinheiros/SKY, neste sábado, às 10h. Será a primeira vez que a equipe entrará em quadra em uma partida do NBB. Apesar de novato, o clube aposta na forja de um trio ?calejado?, formado por verdadeiros cariocas da gema.
Manteguinha, 30 anos, Arnaldinho e Coloneze, ambos de 33, nasceram no Rio de Janeiro e, em 2011, retornam à Cidade Maravilhosa para reforçar o Tijuca, que conquistou o direito de entrar no NBB após faturar o título da Super Copa Brasil.
André Luiz Brugger de Mello Rodrigues, ou simplesmente Manteguinha, é uma das crias da base tijucana. O armador, dono da camisa 5, começou a carreira no clube alvirrubro e depois rodou por várias equipes do país. Antes de chegar ao Tijuca, defendeu o Joinville, mas últimas três temporadas do NBB. No Rio, sua última equipe foi o Vasco da Gama, em 2002.
“Quando surgiu a oportunidade de voltar ao Rio, fiquei muito satisfeito. Foi uma boa proposta, então decidi vir para o Tijuca”, contou o armador.
Com o status de principal reforço do time para a temporada, Manteguinha não teme a responsabilidade de liderar a equipe estreante no NBB.
“Acho que já me acostumei com isso. Em Joinville foi assim. Sempre gostei de jogar com a responsabilidade e aqui não vai ser diferente”, disse o camisa 5, que no último NBB foi o oitavo cestinha da competição, com média de 17,1 pontos por jogo.
Pontuar também deve ser uma das missões do ala/armador Arnaldinho. O camisa 6 tijucano iniciou a carreira no Botafogo também passou por diversos clubes do Brasil. A última vez que jogou em um time carioca foi no Fluminense, em 2007.
No NBB, defendeu o Araraquara nas temporadas 2008/2009 e 2009/2010 e na última estava no Minas Tênis Clube. Em 64 partidas na história da competição, acumula média de 12,3 pontos por jogo.
“Estou muito feliz por poder retornar a um time carioca e estar participando desse projeto, que vem para ficar. O Tijuca está voltando de uma época que ficou fora do cenário nacional. Fazer esporte aqui no Brasil é difícil, sabemos disso. Mas a organização da LNB e a visibilidade do campeonato vão trazer novos patrocínios”, disse o ala/armador que, mesmo após tantas temporadas longe do Rio, não perdeu o típico sotaque carioca.
A chegada do Tijuca à elite do basquete nacional também trouxe de volta outra ?prata da casa?. O pivô Coloneze, que deu seus primeiros passos na modalidade dentro do clube, chega para reforçar o garrafão carioca.
“Um dos motivos de eu ter voltado ao Rio foi esse retorno do Tijuca. Foi onde comecei a jogar. Então, é um orgulho muito grande poder ajudar a reerguer o basquete do clube”, declarou Coloneze.
No Tijuca, ele continuará usando sua tradicional camisa 45 e promete ajudar o time carioca a desempenhar um bom papel em sua primeira temporada no NBB.
“Posso adicionar com minha experiência de ter sido campeão, quando atuava pelo Flamengo [em 2010]. Espero poder ajudar também na defesa, nos rebotes e no ataque, sendo uma das referências no garrafão”, comentou.
Questionados sobre os objetivos da equipe na temporada de estreia no NBB, a resposta foi unânime: a classificação para os playoffs.
“É o primeiro ano no NBB, o investimento não é tão alto, então nosso objetivo, primeiro é classificar para os playoffs. Mas claro que queremos chegar o mais longe possível”, contou Manteguinha.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
