HOJE
Carta aberta
Por Liga Nacional de Basquete
Clubes da LNB apresentam carta aberta em relação à eleição da nova presidência da CBB
No próximo mês de fevereiro a Confederação Brasileira de Basketball, a CBB, fará sua eleição para presidente visando o próximo quadriênio. A Liga Nacional de Basquete – LNB, vem manifestar alguns pontos que julga essenciais para um futuro promissor da nossa modalidade.
Em primeiro lugar, por questões filosóficas a LNB manterá, como sempre, sua imparcialidade e neutralidade em relação às chapas inscritas para a eleição. A autonomia que defendemos para a LNB nos impede de sequer pensarmos em tomar qualquer posição em favor deste ou daquele candidato à nossa Confederação. O colégio eleitoral estipulado em seu estatuto, (embora entendamos não ter a representação numérica suficiente para os Clubes que são a base do desenvolvimento da modalidade no Brasil), é claro, representativo e democrático, uma vez que fora aprovado por seus associados. A LNB, como parte do ecossistema do basquetebol no Brasil, torce apenas para que a Diretoria a ser empossada consiga fazer o melhor pela modalidade e pense de forma construtiva e colaborativa.
Não obstante a eleição, a LNB manifesta a título de contribuição, o seu entendimento para que tenhamos o basquetebol em constante crescimento.
Que todos tenhamos a compreensão de que o tripé CBB/Federações Estaduais, LNB e LBF formam um só ecossistema e que todos têm que ter uma relação sinérgica em prol da modalidade.
Que os Clubes formadores sejam envolvidos cada vez mais na política estratégica do basquetebol brasileiro.
Que a CBB entenda que a LNB é um patrimônio de todos e não somente dos Clubes que formam a Liga e que devemos ser cada vez mais uma alavanca para o desenvolvimento, a popularização e a valorização do basquetebol no Brasil em comunhão com as diversas entidades que fazem a modalidade.
Que a Confederação, mesmo considerando o trabalho realizado nos últimos quatro anos, continue focada no desenvolvimento das categorias de base, ampliando e incentivando o maior número possível de competições, a formação de técnicos, árbitros, comissões técnicas e o desenvolvimento das ciências do esporte de forma que nossas seleções consigam figurar no lugar de destaque onde sempre estiveram.
Que o presidente eleito promova um relacionamento positivo e de respeito entre as partes, um diálogo aberto e sincero, de mãos dadas para trabalharmos juntos.
Por fim, a LNB reitera o seu reconhecimento e apoio irrestrito à CBB para o contínuo desenvolvimento do nosso basquetebol.
Assinam os Clubes filiados à LNB:
ASSOCIAÇÃO BAURU BASKETBALL TEAM
ASSOCIAÇÃO CULTURAL BENEFICENTE RIO CLARO
ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA DE MOGI DAS CRUZES
ASSOCIAÇÃO SALGADO DE OLIVEIRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS
BRASÍLIA BASQUETE
CAXIAS DO SUL BASQUETE ASSOC ESPORTIVA E RECREATIVA
CERRADO BASQUETE
CLUB ATHLETICO PAULISTANO
CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA
CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO
ESPORTE CLUBE PINHEIROS
FORTALEZA BASQUETE CEARENSE
FRANCA BASQUETEBOL CLUBE
FUNDAÇÃO DE ESPORTES CAMPO MOURÃO
MINAS TÊNIS CLUBE
PATO BASQUETE
SÃO JOSÉ DESPORTIVO
SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE
SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA
UNIFACISA BASQUETE