
26/02
03/03
04/03
06/03
07/03
09/03
11/03
13/03
22/03
29/03
31/03
02/04

Carta aberta ao Luighi
Por Liga Nacional de Basquete
Liga Nacional de Basquete manifesta seu apoio ao jogador Luighi, do Palmeiras, após ele ser alvo de uma ofensa racista por parte de um torcedor do Cerro Porteño, pela Libertadores Sub-20
A Liga Nacional de Basquete manifesta seu apoio ao jogador Luighi, do Palmeiras, após ele ser alvo de uma ofensa racista por parte de um torcedor do Cerro Porteño, em partida válida pela Libertadores Sub-20, disputada no estádio Gunther Vogel, na cidade de San Lorenzo, no Paraguai. O episódio gerou enorme repercussão nas redes sociais e na mídia esportiva, colocando em evidência essa contínua presença de situações como esta no esporte.
Há um racismo estrutural que precisa ser combatido diariamente. Desde abril do ano passado, o Tratado Antirracista pela Diversidade da LNB busca estabelecer um compromisso formal entre todos os envolvidos no ecossistema do basquete brasileiro para garantir um ambiente mais inclusivo, acolhedor e igualitário. O documento histórico já foi adotado por outras entidades no esporte, como a Associação Nacional de Basquete 3×3 e a Liga de Basquete Feminina (LBF). A Federação Paulista de Futebol também usou o Tratado como inspiração para lançar o Tratado pela Diversidade e Contra a Intolerância no Futebol Paulista em fevereiro deste ano.
Ver essa foto no Instagram
Carta aberta ao Luighi:
Luighi,
Sua indignação é a voz de 56,7% da população brasileira que sofre há séculos com o racismo. Sim, o racismo acontece além dos jogos de futebol ou basquete, para quem ainda não percebeu.
Não importa se a bola é laranja ou de futebol. Casos como esse sempre geram reflexões, mas o momento agora é outro: é de agir.
Se a fala do Luighi de alguma forma te impactou, fã do esporte, é porque você também está pronto para se juntar a essa luta contra o racismo. Sendo negro ou não. Afinal, o racismo não escolhe jogo, ele acontece todos os dias.
Fica aqui nosso apoio e acolhimento ao Luighi nesse momento de dor. Nos colocamos à disposição para lutar com ele e qualquer pessoa.
Essa luta é de todos nós.
LEIA MAIS:
+ Tratado Antirracista pela Diversidade da LNB
+ Tratado Antirracista pela Diversidade da LNB é adotado pela ANB3x3
+ Tratado Antirracista pela Diversudade da LNB serve de inspiração para a FPF