HOJE
Pacotão doCaxias
Por Liga Nacional de Basquete
Três nomes já foram confirmados no time gaúcho, que volta ao NBB após dois anos fora
O KTO/Caxias do Sul Basquete começou a se movimentar no mercado de transferências. A equipe que confirmou o seu retorno ao NBB, a elite do basquete brasileiro, após dois anos fora e já acertou com três nomes para o elenco: os alas/armadores Pedro Mendonça e Pedro Teruel e o ala/pivô Antônio.
A dupla de ala/armadores que desembarca em Caxias já acumula certa experiência no NBB, tendo disputado inclusive a última temporada, cancelada devido a pandemia causada pela Covid-19.
+ Confira o Vai e Vem do Mercado de transferências
Pedro Mendonça,por exemplo, defendeu o Brasília, atuando em nove jogos da equipe na última temporada. Além disso, também já tem em seu currículo passagens por Sesi Franca Basquete (2014/15 e 2015/16), Brasília (2016/2017 e 2018/19, 2019/2020) e o próprio Caxias (2017/18).
Já Pedro Teruel defendeu o Rio Claro Basquete na última temporada, onde anotou médias de 6,6 pontos, 1,7 rebotes, 1,6 assistências em 24 jogos. O ala/armador também acumula uma longa passagem pelo Paulistano/Corpore (2010/11 a 2014/15), além de ter jogado em São José (2015/16 e 2018/19) e Franca (2016/17 a 2017/18).
Já o ala/pivô Antônio atuou pela Unifacisa na última temporada do NBB, onde anotou médias de 15,1 minutos, 5,5 pontos e 2,5 rebotes em 26 jogos que esteve em quadra. Experiente, o jogador também já passou por Franca (2012/13 a 2017/18) e Paulistano (2018/19).
Retorno ao NBB após 2 anos
O Caxias Basquete chegou à elite do basquete nacional em 2015, depois de ser campeão da Liga Ouro 2014. Após, o time disputou um total de três temporadas do NBB, com destaque para sua última participação, na temporada 2017/18, em que terminou com o histórico quinto lugar na fase de classificação – acabou eliminado pelo Mogi nas oitavas de final. Esse resultado histórico também motiva.
“A cidade está muito contente e motivada. Tivemos um grande apoio da imprensa e nosso patrocinador máster (KTO) já ficou super contente com as primeiras reações também. Todo mundo foi unânime em apoiar a volta do basquete a Caxias do Sul e tudo isso acaba irradiando para a torcida, então estamos todos muito felizes”, disse Rogério Caberlon, fundador e diretor do Caxias do Sul Basquete.
Chegou a hora de #umanovahistória! A KTO/Caxias do Sul Basquete tem o prazer de anunciar que: ESTAMOS DE VOLTA! @KTO_brasil pic.twitter.com/fVHmfqMAhG
— KTO/ Caxias do Sul Basquete (@CaxiasBasquete) August 31, 2020
O retorno do Caxias Basquete ao NBB representa a presença de uma tradição enorme no basquete brasileiro. O Rio Grande do Sul revelou diversos atletas de renome no NBB, como Márcio Dornelles, Murilo Becker, Thiago Mathias, Léo Waszkiewicz, Audrei, Gruber, Douglas Kurtz, Renan Lenz, Arthur Bernardi e o principal deles, Rogério Klafke.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos, EY, VivaGol, IMG Arena e Genius Sports.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca