#JOGAJUNTO

LDB

A força Caxiense

13-08-2023 | 03:22
Por Liga Nacional de Basquete

Liderados por Vini Chagas e Gabrielzinho, Caxias do Sul Basquete sonha alto em sua primeira fase final de LDB da história

Um projeto promissor! A edição 2023 da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) foi a terceira em que o Caxias do Sul Basquete esteve presente e após figurarem na 10ª colocação, em 2021, e na 7ª colocação, em 2022, da Fase de Classificação, a equipe do Rio Grande do Sul mostrou grande evolução: na LDB 2023, conseguiu a 3ª colocação do Grupo A e já garantiu o posto entre as oito melhores equipes da atual edição do maior campeonato de base do Brasil contando com elenco de jovens talentos que, apesar da pouca idade, já possuem passos de gente grande dentro do basquete nacional.

Com médias de duplo-duplo na LDB 2023, Vini Chagas é um dos principais alicerces do Caxias Basquete na competição. São 14.5 pontos, 10.5 rebotes e 18.9 de eficiência, em média, nos 11 primeiros jogos da Fase de Classificação, números que fazem o ala/pivô ser o líder caxiense nos três atributos citados.

‘’Estou muito feliz com o desempenho que tive até aqui. Como sou um dos mais velhos do time, tentei trazer um pouco da minha experiência em LDB, junto com bastante trabalho. Tenho certeza que a fase final vai ser melhor ainda, temos chances de buscar o título’’, comentou Vinícius.

Nascido em Mogi das Cruzes (SP), o atleta teve grande influência familiar para se interessar pelo esporte da bola laranja. Sua mãe praticava basquete universitário e seu irmão mais velho vestiu a camisa do São Caetano por dois anos, fato que fez com que o ainda jovem Vini Chagas criasse o interesse pelo basquete.

Comecei no basquete porque minha mãe jogava basquete universitário, brincava um pouco, e meu irmão jogou por dois anos no São Caetano. Eu gostava de assistir os treinos dele e ia bastante no parque com ele para jogar. Minha família sempre me apoiou muito e isso me ajudou bastante”, relembrou o atleta. 

Seguindo o exemplo de seu irmão, Vini Chagas deu seus primeiros passos no sub-13 do São Caetano, de São Paulo, onde ficou por três anos. Com muita vontade de seguir carreira no esporte da bola laranja, o ala/pivô se ”ofereceu” ao Palmeiras e a equipe alviverde o abraçou. Ali, após um período difícil de adaptação, o jogador de 2,04m, conseguiu se destacar com a camisa palmeirense, ganhando prêmios como cestinha, reboteiro e jogador mais eficiente dos campeonatos de base em que o clube de São Paulo participava.

O jogador chegou a ter também uma curta passagem pelo Paulistano, contudo, a pandemia interrompeu os treinos no clube em 2020 e, quando Vini Chagas retornou à equipe, o encaixe não era o mesmo. O atleta recebeu poucos minutos na LDB 2021 pela equipe do Jardins e logo se transferiu para o Blumenau (SC), jogando a LDB 2022 com a equipe parceira, o Basquete Cearense, edição em que Vinícius anotou bons números: 11.3 pontos, 8.3 rebotes e 16.6 de eficiência por partida.

A partir do destaque na LDB 2022, o ala/pivô foi contratado pelo Caxias do Sul Basquete para a edição atual do maior campeonato de base e vem desempenhando grandes atuações, fato que abre a possibilidade de receber oportunidades na equipe profissional pelo NBB.

Meus planos para o futuro são me efetivar no adulto, conseguir me consolidar e cada vez mais evoluir para que eu tenha nome no NBB e seja conhecido. Talvez, possivelmente, uma Seleção Brasileira, jogar na Europa… tudo isso está dentro dos meus planos”, salientou Vini Chagas. 


Já na 1ª fase da competição da LDB 2023, o Caxias disputou os cinco primeiros jogos em casa, no Ginásio SESI, em Caxias do Sul (RS), aproveitando o apoio da torcida, finalizando a primeira parte do campeonato de forma invicta, com 5 vitórias em 5 jogos. Na 2ª fase, o Caxias venceu jogos importantes, como o duelo direto contra o Sesi Franca, chegando à fase final do maior campeonato de base do Brasil com campanha inédita, 8 vitórias em 11 partidas, além da 3ª colocação do Grupo A. O técnico Bruno Lopes, em seu segundo ano dirigindo a equipe de base do Caxias, analisou o bom desempenho coletivo e já projeta os próximos objetivos:

‘’Foi um grande feito chegar à fase final tendo em vista que é o terceiro ano do Caxias na LDB. Fizemos um bom planejamento entre as finais do NBB 15 e o início da LDB, nossa ideia com a diretoria e comissão técnica era montar uma equipe muito mais competitiva e que avançasse na competição. Sabíamos que haviam outras equipes que também tinham capacidade de entrar nos 8 melhores e ficaram de fora. A primeira etapa em Caxias nos fortaleceu, não só dentro da quadra mas a torcida também veio prestigiar os meninos que estavam empenhados em fazer uma grande etapa diante da torcida. Conseguimos terminar os jogos em casa com 100% de aproveitamento e isso nos ajudou muito’’, comemorou o técnico. 

‘’Para a Fase Final, sabemos o quanto temos que elevar nosso nível. Uma evolução tática e física e exigência maior nos trabalhos para realmente darmos esse salto em todos os aspectos e chegarmos com uma equipe competitiva na fase decisiva’’, finalizou Bruno Lopes.

O projeto caxiense com o time sub-22 vai além da Liga de Desenvolvimento de Basquete. Ainda segundo Bruno Lopes, há a perspectiva de que entre 5 e 7 atletas do elenco da LDB, estejam presentes com o Caxias do Sul Basquete no NBB. Além de Vini Chagas, um desses jogadores é o ala/armador Gabrielzinho.

Gabrielzinho, o capitão caxiense na LDB 2023 (João Pires/LNB)

Aos 22 anos, o jovem atleta também é um dos destaques da equipe que alcançou a 3ª colocação do Grupo A, exercendo o papel de capitão da equipe desde a última LDB, quando começou sua trajetória com o Caxias. Gabriel é um jogador que já vem recebendo minutos no profissional desde a temporada 2018/2019 do NBB, seja com a camisa do Vasco, do Brasília ou com o Caxias, desde o último NBB. Na LDB 2023, o ala/armador aparece no TOP 5 do Caxias do Sul Basquete em pontos, rebotes, assistências e eficiência.

Não só pelo fato de ser meu último ano de LDB, eu queria ter ir melhor do que na temporada anterior. Assim como todos os integrantes do time e do projeto, eu tinha em mente que iríamos para a fase final. A meta de todas as equipes que entram na LDB é chegar essa! E com muita dedicação e trabalho conseguimos. Sei da responsabilidade que é ser capitão, estou fazendo o meu melhor, incentivando e motivando os jogadores do time. Agora é trabalhar e tenho certeza que vamos representar muito bem o Caxias na etapa final”, analisou Gabriel. 

Além dos dois atletas citados, a equipe do Caxias Basquete, comandada por Bruno Lopes, também conta com nomes que foram importantíssimos para o bom desempenho na Fase de Classificação da LDB 2023. O ala Leo Cravero, por exemplo, é o segundo do time caxiense em pontos (13.6ppj), rebotes (6.8rpj) e eficiência (12.7epj). Já o armador Elias assume o papel de organizador da equipe, visto que lidera o Caxias Basquete em assistências no campeonato, com 4.7 passes por jogo.

A Fase Final da LDB 2023 ocorrerá em sede única, no Ginásio Ãntônio Prado Jr., em São Paulo (SP) e terá início no dia 29/08, sendo ealizada até 03/09, data na qual serão realizadas as finais e disputas de 3º a 8º.

Decisão chegando

Após duas etapas frenéticas na fase classificatória, a Liga de Desenvolvimento de Basquete 2022, realizada em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chega, em sua próxima fase, ao momento decisivo. As oito equipes classificadas serão divididas em dois grupos para a disputa pelo titulo do maior campeonato de base do Brasil. A partir daí, os dois melhores colocados de cada grupo, após três partidas, se classificarão para as semifinais do campeonato, enquanto o restante das equipes disputarão seus lugares entre a 5ª e a 8ª colocação.

A fase final da LDB 2023, será realizada entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro, no Ginásio Antônio Prado Jr, em São Paulo (SP). Entre os classificados estão Paulistano, Pinheiros, Corinthians, Praia Clube, Caxias do Sul, Minas Tênis Clube, Sesi Franca e São José.

DNA de formador

A LDB é uma competição que tem como objetivo fomentar o basquete de base no Brasil e revelar novos talentos para o esporte. Ao longo de sua história, já revelou diversos jogadores que se destacaram no cenário nacional e internacional do basquete, como Bruno Caboclo, Lucas Dias, Cristiano Felício, Yago Mateus, Georginho de Paula, entre outros.

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), com apoio da Penalty e Genius Sports.