#JOGAJUNTO

Interligas

FINAL DO INTERLIGAS!

25-09-2023 | 10:28
Por Liga Nacional de Basquete

Caxias do Sul (BRA) e Olímpico (ARG) entram em quadra pela final do Interligas Adulto nesta terça-feira (26/09), às 22h, em La Banda, na Argentina, com transmissão ao vivo do Youtube e Tiktok do NBB

Vale troféu! Nesta terça-feira (26/09), às 22h, Caxias do Sul Basquete (BRA) e Olímpico (ARG) protagonizarão a grande final do Interligas Adulto, competição internacional organizada pela parceria entre a Liga Nacional de Basquete e a La Liga Argentina. A decisão será realizada em La Banda, na Argentina, no Ginásio Vicente Rosales, com transmissão ao vivo no Youtube e TikTok do NBB.

Para chegar na grande decisão do torneio, o Caxias disputou as três partidas da fase de classificação em Corrientes, na Argentina, mais precisamente no ginásio José Jorge Contte, tendo em seu grupo o Pato Basquete (BRA), o Riachuelo (ARG) e o Regatas (ARG). Após o revés na partida de estreia contra o Regatas (73 a 68 para os argentinos), a equipe brasileira comandada pelo técnico Rodrigo Barbosa emplacou dois triunfos seguidos, contra o Riachuelo (94 a 72) e contra o Pato Basquete (65 a 46), garantindo assim a vaga na final do Interligas Adulto 2023.

Uma coletiva de imprensa foi realizada na noite desta segunda-feira (25), com representantes dos dois finalistas (Divulgação/La Liga)

Novo reforço da equipe do Rio Grande do Sul para a temporada 2023/2024 do NBB CAIXA, o armador argentino Alejandro Konsztadt causou boa impressão no torneio, com quatro assistências em cada uma das três rodadas, além de dois jogos acima de 10 pontos. Alejandro é o 12º jogador com mais assistências na história da La Liga Argentina, com 2116 passes no total. O Caxias também teve outros atletas que se destacaram na campanha para a finalíssima que, curiosamente, são todos novos reforços da equipe, como o armador Kenny Dawkins, o ala Rafa Oliveira e o pivô Wesley Sena.

”Muito significativo por ser uma final internacional. Agradeço ao Caxias por confiar em mim, acredito que minha rápida adaptação tem muito a ver com o Rodrigo Barbosa (técnico). Está sendo especial, nunca havia jogado contra equipes argentinas”, comentou Alejandro.

Além das novas adições, o elenco do Caxias que chegou à final do Interligas conta com quatro jogadores que se destacaram na campanha caxiense na LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) 2023, fato que demonstra o desenvolvimento do projeto do time do Rio Grande do Sul para a evolução de suas promessas. Os armadores Elias e Gabrielzinho, o ala Léo Cravero e o ala/pivô Vini Chagas receberam minutos relevantes nas três rodadas do Interligas e tiveram um papel importante no plano de jogo do técnico Rodrigo Barbosa.

”É uma competição muito importante para nós. A adaptação dos reforços e dos mais jovens tem relação com a maneira que trabalhamos para desenvolver a equipe, pensamos muito em dar oportunidade aos atletas. É muito importante jogar uma final, começamos nossos treinamentos há quatro semanas, então disputar uma decisão é muito significativo”, comentou o técnico Rodrigo Barbosa.

Em busca de fazer história, o adversário do Caxias para a conquista do primeiro título internacional da história do clube será o Olímpico, da Argentina. A equipe estrangeira disputou o Interligas Adulto na sede brasileira, realizada no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP) e venceu as três partidas da primeira fase da competição internacional, com triunfos sobre o Pinheiros, Corinthians e Platense (ARG).

Formato de disputa

As oito equipes participantes, quatro do Brasil e quatro da Argentina, foram divididas em dois grupos na fase inicial. A cidade de Corrientes (ARG) sediou os confrontos entre Regatas Corrientes (ARG), Riachuelo (ARG), Pato Basquete (BRA) e Caxias (BRA). Já São Paulo foi a casa das partidas entre Pinheiros (BRA), Corinthians (BRA), Olímpico (ARG) e Platense (ARG). Na primeira fase, todos jogaram contra todos dentro de seus respectivos grupos. O primeiro colocado de cada chave disputa a final em jogo único.

O Interligas Adulto é fruto da bem-sucedida parceria entre a LNB e a Liga Argentina e proporciona intercâmbio técnico para os clubes e staff das duas entidades. Os times brasileiros, por exemplo, aproveitaram o torneio como uma etapa importante na preparação para a disputa do NBB CAIXA, que começa no dia 21 de outubro. Por sua vez, profissionais dos departamentos Técnico, Marketing e Comunicação da LNB e da Liga desenvolveram conjuntamente as estratégias para organização e promoção da competição. Vale lembrar que as duas entidades esportivas também organizam o Interligas Sub-22, que em sua última edição teve o Esporte Clube Pinheiros sagrando-se campeão em solo argentino.

Tabela – Interligas Adulto

Sexta (15/09)

Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (São Paulo/SP)
Corinthians (BRA) 83 x 91 Olímpico (ARG) – Jogo 1
Pinheiros (BRA) 73 x 75 Platense (ARG) – Jogo 3

Ginásio José Jorge Contte (Corrientes/ARG)
Riachuelo (ARG) 97 x 93 Pato Basquete (BRA) – Jogo 2
Regatas (ARG) 73 x 68 Caxias do Sul (BRA) – Jogo 4

Sábado (16/09)

Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (São Paulo/SP) – Entrada franca
16h – Platense (ARG) 75 x 74 Corinthians (BRA) – Transmissão no Youtube e TikTok do NBB
18h30 –  Pinheiros (BRA) 87 x 107 Olímpico (ARG)  – Transmissão no Youtube e TikTok do NBB

Ginásio José Jorge Contte (Corrientes/ARG)
19h – Riachuelo (ARG) 72 x 94 Caxias do Sul (BRA) – Transmissão no Youtube do NBB
21h30* – Regatas (ARG) 66 x 64 Pato Basquete (BRA) – Transmissão no Youtube e TikTok do NBB

Domingo (17/09)

Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (São Paulo/SP) – Entrada franca
16h – Pinheiros 67 x 86 Corinthians – Transmissão no Youtube e TikTok do NBB
18h30 – Olímpico (ARG) 77 x 68 Platense (ARG) – Transmissão no Youtube e TikTok do NBB

Ginásio José Jorge Contte (Corrientes/ARG)
19h – Caxias do Sul 65 x 46 Pato Basquete – Transmissão no Youtube do NBB
21h30* – Regatas (ARG) 54 x 73 Riachuelo (ARG) – Transmissão no Youtube e TikTok do NBB

Terça-feira (26/09)

22h – FINAL – Olímpico (ARG) x Caxias do Sul (BRA) – La Banda, Argentina – Transmissão no Youtube e TikTok do NBB