HOJE
Cazá, Cazá…
Por Liga Nacional de Basquete
Sport abre boa vantagem no 2º quarto, controla Campo Mourão e garante classificação à próxima fase da LDB 2015; Brasília também confirma vaga

Sport, de Luizinho, garantiu a classificação à próxima fase da LDB 2015 pelo 2º ano consecutivo (Fernando Da Hora/LNB)
O Sport Club do Recife está classificado à próxima fase da edição 2015 da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB). Nesta quarta-feira, o Leão da Ilha mostrou que a “turma é mesmo boa” como diz o grito de sua torcida e carimbou o passaporte ao octogonal final da competição nacional Sub-22 ao vencer o Campo Mourão, em Recife (PE), por 69 a 41.
Com o resultado, o time da capital pernambucana chegou ao seu 15º triunfo em 21 partidas e atingiu os 35 pontos na classificação. Desta forma, os comandados do técnico Ricardo Oliveira não possuem mais chances de serem ultrapassados pelo Paulistano, único time fora do G-8 com chances de adentrar à lista de classificados, e de quebra assumiram a sétima posição, que antes pertencia ao Rio Claro, dono da mesma campanha.
+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Sport e Campo Mourão
Os destaques do clube nordestino ficaram por conta do ala Luizinho, cestinha do confronto, com 17 pontos, e do ala Leandro, que ficou próximo de um duplo-duplo ao anotar oito pontos e 14 rebotes. Quem também apareceu pela equipe vencedora bem foi o armador Gui, responsável por oito pontos, oito rebotes e quatro assistências. Pelo lado paranaense, destaque para Wesley e Cadu, ambos com 11 pontos.
A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é um campeonato nacional de base organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e chancelado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Com prorrogação e muita emoção, Brasília venceu o Basquete Cearense avançou de fase na LDB pela 5ª vez em 5 edições (Anderson Stevens/LNB)
Na prorrogação, Brasília vence e também carimba vaga
Além do Sport, outro clube também cravou sua ida ao octogonal final da LDB 2015 nesta quarta-feira: o UniCEUB/BRB/Brasília. Depois de perder para o Pequeninos Rhema Basketball na abertura da quinta etapa, a equipe do técnico Ronaldo Pacheco se recuperou da melhor maneira possível e garantiu a vaga na próxima fase ao bater o atual campeão Solar Cearense, em Recife (PE) somente no tempo extra, por 83 a 78.
+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Brasília e Basquete Cearense
Com expressivos 28 pontos e seis, o ala Breno viveu uma tarde inspirada e liderou a fundamental vitória candanga. Outro atleta importante no triunfo do time da capital federal foi o ala Paulo, autor de 18 pontos. Pelo lado nordestino, Luis Enrique, Joel e Victor Gusmão, com 22, 21 e 20 pontos, combinaram para 66 pontos e anotaram 84,6% dos pontos da equipe na partida.

Minas, do pivô Rosniak, segue na briga pela liderança da LDB 2015 (Anderson Stevens/LNB)
Já classificado e brigando pela liderança da LDB 2015 com Franca Basquete e EC Pinheiros, o Decisão Engenharia/Minas manteve a boa fase na LDB 2015 e levou a melhor no clássico mineiro contra o Unitri/Praia Clube, com tranquilidade, pelo placar de 73 a 46.
Dois homens de garrafão do clube de Belo Horizonte ficaram próximos do duplo-duplo: o ala/pivô Rafa Oliveira, responsável por 15 pontos e nove rebotes, e o pivô Vithor Juliatto, autor de oito pontos e 12 rebotes. Pela equipe de Uberlândia, destaque para o ala/armador Daniel Soares, com 11 pontos.
+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Minas e Praia Clube
Agora, o Minas conquistou seu 19º resultado positivo em 21 partidas e chegou aos 40 pontos na LDB 2015, desempenho idêntica a do líder Franca Basquete e do terceiro colocado EC Pinheiros, que apesar de empatados nas campanhas, são separados pelos critérios de desempate na igualdade tripla entre eles. Por sua vez, o Praia tem dez vitórias na competição.
Fechando a lista de partidas da sede Recife (PE), o Pequeninos Rhema bateu a Seleção Brasileira Sub-17, pelo placar de 75 a 57, e chegou aos 34 pontos na classificação geral da LDB 2015. Enquanto isso, o selecionado verde-amarelo possui 30 tentos na conta.
Quatro atletas do time paraibano anotaram dez ou mais pontos: os alas Pinguela (19), Vini (12) e Luiz (11), e o ala/pivô Pezão (15), que ainda pegou dez rebotes e totalizou um duplo-duplo. E do outro lado também teve jogador registrando dois dígitos em dois fundamentos: o pivô Michael Uchendu, responsável por 13 pontos e 12 rebotes.
+Confira as estatísticas completas da partida entre Pequeninos Rhema e Seleção Sub-17

Com mais um duplo-duplo de Pezão, Pequeninos bateu a Seleção Sub-17 e chegou aos 34 pontos na LDB 2015 (Anderson Stevens/LNB)
Confira os resultados das partidas desta quarta-feira da sede de Recife da LDB 2015:
UniCEUB/BRB/Brasília 83 x 78 Solar Cearense
Seleção Brasileira Sub-17 57 x 75 Pequeninos Rhema Basketball
Unitri/Praia Clube 46 x 73 Decisão Engenharia/Minas
Campo Mourão 41 x 69 Sport Club do Recife
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca