#JOGAJUNTO

Mais basquete

Investimento no 3x3

27-03-2025 | 07:25
Por Marcius Azevedo

CBB inaugura CT exclusivo para o basquete 3x3, divulga Brasileirão com um calendário mais robusto, além da realização de um Challenger, evento internacional, em Brasília (DF)

A Confederação Brasileira de Basketball está realizando um investimento inédito no basquete 3×3. A modalidade, que se tornou olímpica desde Tóquio-2020, agora tem um CT exclusivo, em Diadema (SP), inaugurado no último sábado (22/03), e, nesta quinta-feira (27/03), foi divulgado o Campeonato Brasileiro com um calendário mais robusto, além da realização de um Challenger, um evento internacional, em Brasília (DF).

Em uma parceria envolvendo CBB, MCS e a Prefeitura de Diadema, o local servirá de polo de formação para novos talentos, competições e também treinos das seleções brasileiras em diversas oportunidades. O CT conta com duas quadras oficiais olímpicas, arquibancada móvel, área para aquecimento, vestiários completos, área de descanso, escritório, sala de reuniões, estúdio de transmissão e podcast, recepção e setor administrativo.

CBB realizou evento para anunciar o calendário do Brasileirão de 3×3, além da realização de um Challenger em Brasília (DF). Foto: Mayara Ananias / MCS

“O basquete 3×3 é uma modalidade que tem crescido muito no mundo inteiro e que no Brasil, nesses poucos anos de esporte olímpico, já trouxe resultados expressivos, como uma semifinal de Mundial, medalha em Mundial de base e pódios em todas as edições de Copa América. Essa parceria com Diadema e a MCS é o caminho para estruturarmos ainda mais a modalidade no país para, no futuro, sonharmos com uma medalha olímpica”, afirmou Marcelo Sousa, presidente da CBB, durante o evento de lançamento do CT, em Diadema.

O crescimento da modalidade também passa pela realização de mais torneios. Em maio, o Brasileirão terá início, levando o basquete 3×3 para todas as regiões do País, com transmissões ao vivo, interação, cultura e entretenimento. O modelo é uma parceria entre a CBB e a MCS, empresa de marketing esportivo, no formato de Circuito Nacional nas categorias Sub-18, Sub-23 e adulto, masculino e feminino.

CT exclusiva do 3×3 já recebeu o primeiro torneio no último final de semana. Foto: Reprodução/MCS

Ao todo, serão oito etapas, com sete regionais e a grande final. A competição começa de forma estadual, por meio das Federações. Os classificados avançam para as Etapas Regionais, nas cidades de Curitiba, Recife, Salvador, Cuiabá, Manaus, Vila Velha e São Paulo, com as finais em Belo Horizonte. Cada Regional reunirá os melhores times vencedores nos estados, colocando Sul, Nordeste I e II, Centro-Oeste, Norte e Sudeste em ação. Maior polo do 3×3 no Brasil, São Paulo terá uma etapa regional própria.

Pelo formato de disputa, cada regional terá 12 times e a Etapa Final contará com 16 times, sendo que a CBB terá o direito de convidar dois times para a decisão. Campeão e vice de cada Etapa Regional se classificam para a grande final.

Além disso, em evento nesta quinta-feira (27/03), a CBB anunciou uma etapa do Challenger FIBA 3×3 masculino, evento qualificatório para o World Tour, a principal competição da modalidade entre clubes do mundo. O torneio será realizado em Brasília, ente os dias 12 e 14 de setembro. Quem vencer no DF, vai à etapa do World Tour em Shenzhen, na China.

O Brasil não recebia um Challenger FIBA 3×3 por meio da CBB há mais de uma década. Além de trazer grandes equipes de todo o mundo para o País, o torneio dá visibilidade internacional para o Brasil e para a modalidade, e traz pontuação no ranking internacional para a CBB como federação nacional, o que é importante tecnicamente no basquete 3×3. Os Challengers começam em abril, com a primeira etapa em Lusail, no Catar. E passará por China, Indonésia, Filipinas, Índia, entre outros países.