HOJE
Investimento no 3x3
Por Marcius Azevedo
CBB inaugura CT exclusivo para o basquete 3x3, divulga Brasileirão com um calendário mais robusto, além da realização de um Challenger, evento internacional, em Brasília (DF)
A Confederação Brasileira de Basketball está realizando um investimento inédito no basquete 3×3. A modalidade, que se tornou olímpica desde Tóquio-2020, agora tem um CT exclusivo, em Diadema (SP), inaugurado no último sábado (22/03), e, nesta quinta-feira (27/03), foi divulgado o Campeonato Brasileiro com um calendário mais robusto, além da realização de um Challenger, um evento internacional, em Brasília (DF).
Em uma parceria envolvendo CBB, MCS e a Prefeitura de Diadema, o local servirá de polo de formação para novos talentos, competições e também treinos das seleções brasileiras em diversas oportunidades. O CT conta com duas quadras oficiais olímpicas, arquibancada móvel, área para aquecimento, vestiários completos, área de descanso, escritório, sala de reuniões, estúdio de transmissão e podcast, recepção e setor administrativo.

CBB realizou evento para anunciar o calendário do Brasileirão de 3×3, além da realização de um Challenger em Brasília (DF). Foto: Mayara Ananias / MCS
“O basquete 3×3 é uma modalidade que tem crescido muito no mundo inteiro e que no Brasil, nesses poucos anos de esporte olímpico, já trouxe resultados expressivos, como uma semifinal de Mundial, medalha em Mundial de base e pódios em todas as edições de Copa América. Essa parceria com Diadema e a MCS é o caminho para estruturarmos ainda mais a modalidade no país para, no futuro, sonharmos com uma medalha olímpica”, afirmou Marcelo Sousa, presidente da CBB, durante o evento de lançamento do CT, em Diadema.
O crescimento da modalidade também passa pela realização de mais torneios. Em maio, o Brasileirão terá início, levando o basquete 3×3 para todas as regiões do País, com transmissões ao vivo, interação, cultura e entretenimento. O modelo é uma parceria entre a CBB e a MCS, empresa de marketing esportivo, no formato de Circuito Nacional nas categorias Sub-18, Sub-23 e adulto, masculino e feminino.

CT exclusiva do 3×3 já recebeu o primeiro torneio no último final de semana. Foto: Reprodução/MCS
Ao todo, serão oito etapas, com sete regionais e a grande final. A competição começa de forma estadual, por meio das Federações. Os classificados avançam para as Etapas Regionais, nas cidades de Curitiba, Recife, Salvador, Cuiabá, Manaus, Vila Velha e São Paulo, com as finais em Belo Horizonte. Cada Regional reunirá os melhores times vencedores nos estados, colocando Sul, Nordeste I e II, Centro-Oeste, Norte e Sudeste em ação. Maior polo do 3×3 no Brasil, São Paulo terá uma etapa regional própria.
Pelo formato de disputa, cada regional terá 12 times e a Etapa Final contará com 16 times, sendo que a CBB terá o direito de convidar dois times para a decisão. Campeão e vice de cada Etapa Regional se classificam para a grande final.
Além disso, em evento nesta quinta-feira (27/03), a CBB anunciou uma etapa do Challenger FIBA 3×3 masculino, evento qualificatório para o World Tour, a principal competição da modalidade entre clubes do mundo. O torneio será realizado em Brasília, ente os dias 12 e 14 de setembro. Quem vencer no DF, vai à etapa do World Tour em Shenzhen, na China.
O Brasil não recebia um Challenger FIBA 3×3 por meio da CBB há mais de uma década. Além de trazer grandes equipes de todo o mundo para o País, o torneio dá visibilidade internacional para o Brasil e para a modalidade, e traz pontuação no ranking internacional para a CBB como federação nacional, o que é importante tecnicamente no basquete 3×3. Os Challengers começam em abril, com a primeira etapa em Lusail, no Catar. E passará por China, Indonésia, Filipinas, Índia, entre outros países.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca