HOJE
SeleBauru
Por Liga Nacional de Basquete
Atletas da Pré-lista da seleção brasileira sub-17 irão representar o Dragão na LDB 2025 como preparação para o Sul-Americano da categoria
Parceria estratégica! A Confederação Brasileira de Basketball (CBB), a Liga Nacional de Basquete e o Bauru Basket vão unir forças para a disputa da edição de 2025 da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB – Sub-22).
O Dragão será representado na competição por jovens prospectos da Pré-Lista da seleção brasileira Sub-17 como forma de preparação para o Sul-Americano da categoria, que deve ocorrer no final deste ano, na Colômbia.
“Trata-se de uma parceria estratégica para ampliarmos a preparação dos jovens que podem representar o Brasil no Sul-Americano Sub-17, dando mais tempo de trabalho e também de observação para a comissão técnica. E mostra também um trabalho conjunto do ecossistema do basquete brasileiro em prol do crescimento da modalidade”, disse o presidente da CBB, Marcelo Sousa.

Bauru Basket será representado da LDB por jovens prospectos da Pré-Lista da Seleção Brasileira Sub-17. Foto: CBB/Divulgação
“Essa parceria é de extrema importância para o futuro do basquete brasileiro. Vamos repetir uma iniciativa que já aconteceu em 2015, quando a Seleção Brasileira Sub-17 participou da LDB daquele ano e ajudou diversos jovens a se desenvolverem. Hoje, muitos dos garotos que disputaram aquela LDB estão figurando nos clubes do NBB CAIXA e até na Seleção Brasileira principal. Essa iniciativa mostra que o basquete brasileiro está unido em prol de um objetivo comum, que é desenvolver as próximas gerações e alcançar melhores resultados para a modalidade”, disse o presidente da LNB, Rodrigo Montoro.
“Atualmente, por uma questão de investimentos e reestruturação, desenvolvemos um trabalho de categorias de base que vai até o sub-15. Sendo assim, nos últimos anos, encontramos nas parcerias uma forma responsável de disputar a LDB”, destacou Vanderlei Mazzuchini, gestor do Bauru Basket.
“Será um prazer proporcionar essa oportunidade para os jogadores do sub-17. Além de ser uma competição fundamental na transição dos jovens para o basquete adulto, também vai oferecer ritmo, visibilidade e desafios importantes para os atletas que serão convocados. Ainda mais pensando no calendário de torneios internacionais”, completou o dirigente.
A equipe será comandada pelo treinador Marcelo Bandiera (Regatas Campineiro), com André Germano (Monte Líbano) como auxiliar técnico.

Gabriel Jaú em ação na LDB de 2015, quando a seleção brasileira sub-17 participou da competição. Foto: Anderson Stevens/LNB
Datas e Regulamento
Em sua 14º edição, a LDB terá a participação de 22 equipes, divididas em dois grupos de 11 (A e B). Após todos se enfrentarem dentro das chaves, os quatro primeiros de cada lado avançam para a disputa do título da Série Ouro. Já os demais clubes vão disputar para as séries Prata (5º a 8º) e Bronze (9º ao 11º).
Vale ressaltar que a equipe do Bauru Basket/CBB não disputará as etapas finais da LDB. A decisão foi tomada considerando dois fatores: o possível conflito de datas com outras competições previstas no calendário e a possibilidade de os atletas convocados retornarem a seus clubes de origem caso esses avancem de fase.
O Dragão está no Grupo A, com sede no ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo. A primeira janela de partidas será entre os dias 26 de junho a 2º de julho. Segue o calendário de jogos:
26/06 – 13h30 – Bauru Basket/CBB x Botafogo
27/06 – 09h – IVV/CETAF x Bauru Basket/CBB
28/06 – 15h45 – Bauru Basket/CBB x Vasco/Tijuca
30/06 – 11h15 – Unifacisa x Bauru Basket/CBB
01/07 – 09h – Bauru Basket/CBB x Flamengo
02/07 – 11h15 – Basquete Cearense x Bauru Basket/CBB
A segunda janela de jogos será disputada entre os dias 29 de julho e 4 de agosto, com horários e confrontos a definir.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca