
07/06
12/06
14/06
18/06
26/06
27/06
28/06
29/06
30/06
01/07
02/07
03/07
30/07
31/07
01/08
03/08

SeleBauru
Por Liga Nacional de Basquete
Atletas da Pré-lista da seleção brasileira sub-17 irão representar o Dragão na LDB 2025 como preparação para o Sul-Americano da categoria
Parceria estratégica! A Confederação Brasileira de Basketball (CBB), a Liga Nacional de Basquete e o Bauru Basket vão unir forças para a disputa da edição de 2025 da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB – Sub-22).
O Dragão será representado na competição por jovens prospectos da Pré-Lista da seleção brasileira Sub-17 como forma de preparação para o Sul-Americano da categoria, que deve ocorrer no final deste ano, na Colômbia.
“Trata-se de uma parceria estratégica para ampliarmos a preparação dos jovens que podem representar o Brasil no Sul-Americano Sub-17, dando mais tempo de trabalho e também de observação para a comissão técnica. E mostra também um trabalho conjunto do ecossistema do basquete brasileiro em prol do crescimento da modalidade”, disse o presidente da CBB, Marcelo Sousa.

Bauru Basket será representado da LDB por jovens prospectos da Pré-Lista da Seleção Brasileira Sub-17. Foto: CBB/Divulgação
“Essa parceria é de extrema importância para o futuro do basquete brasileiro. Vamos repetir uma iniciativa que já aconteceu em 2015, quando a Seleção Brasileira Sub-17 participou da LDB daquele ano e ajudou diversos jovens a se desenvolverem. Hoje, muitos dos garotos que disputaram aquela LDB estão figurando nos clubes do NBB CAIXA e até na Seleção Brasileira principal. Essa iniciativa mostra que o basquete brasileiro está unido em prol de um objetivo comum, que é desenvolver as próximas gerações e alcançar melhores resultados para a modalidade”, disse o presidente da LNB, Rodrigo Montoro.
“Atualmente, por uma questão de investimentos e reestruturação, desenvolvemos um trabalho de categorias de base que vai até o sub-15. Sendo assim, nos últimos anos, encontramos nas parcerias uma forma responsável de disputar a LDB”, destacou Vanderlei Mazzuchini, gestor do Bauru Basket.
“Será um prazer proporcionar essa oportunidade para os jogadores do sub-17. Além de ser uma competição fundamental na transição dos jovens para o basquete adulto, também vai oferecer ritmo, visibilidade e desafios importantes para os atletas que serão convocados. Ainda mais pensando no calendário de torneios internacionais”, completou o dirigente.
A equipe será comandada pelo treinador Marcelo Bandiera (Regatas Campineiro), com André Germano (Monte Líbano) como auxiliar técnico.

Gabriel Jaú em ação na LDB de 2015, quando a seleção brasileira sub-17 participou da competição. Foto: Anderson Stevens/LNB
Datas e Regulamento
Em sua 14º edição, a LDB terá a participação de 22 equipes, divididas em dois grupos de 11 (A e B). Após todos se enfrentarem dentro das chaves, os quatro primeiros de cada lado avançam para a disputa do título da Série Ouro. Já os demais clubes vão disputar para as séries Prata (5º a 8º) e Bronze (9º ao 11º).
Vale ressaltar que a equipe do Bauru Basket/CBB não disputará as etapas finais da LDB. A decisão foi tomada considerando dois fatores: o possível conflito de datas com outras competições previstas no calendário e a possibilidade de os atletas convocados retornarem a seus clubes de origem caso esses avancem de fase.
O Dragão está no Grupo A, com sede no ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo. A primeira janela de partidas será entre os dias 26 de junho a 2º de julho. Segue o calendário de jogos:
26/06 – 13h30 – Bauru Basket/CBB x Botafogo
27/06 – 09h – IVV/CETAF x Bauru Basket/CBB
28/06 – 15h45 – Bauru Basket/CBB x Vasco/Tijuca
30/06 – 11h15 – Unifacisa x Bauru Basket/CBB
01/07 – 09h – Bauru Basket/CBB x Flamengo
02/07 – 11h15 – Basquete Cearense x Bauru Basket/CBB
A segunda janela de jogos será disputada entre os dias 29 de julho e 4 de agosto, com horários e confrontos a definir.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.