#JOGAJUNTO

LDB / NBB

ParceriaCBC e NBB

14-08-2020 | 10:22
Por Liga Nacional de Basquete

Parceiros há mais de 3 anos na LDB, Comitê Brasileiro de Clubes também será apoiadora do NBB nas próximas quatro temporadas

O Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e a Liga Nacional de Basquete (LNB) celebraram, nesta quinta-feira (dia 13 de agosto), um acordo importante para um desenvolvimento ainda maior do basquete brasileiro. Para o próximo ciclo de quatro anos, o CBC será parceiro do NBB, principal campeonato adulto masculino de basquete, e da LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete), competição nacional de clubes sub-22.

O apoio, que será reavaliado anualmente através de um trabalho conjunto das duas entidades (LNB e CBC), contempla todo o suporte de logística dos clubes, árbitros e staff para ambas as competições, com o aporte das viagens aéreas e hospedagem das equipes visitantes que atuam fora de seu próprio estado ou em trechos acima de 500km dentro da mesma região.

CBC presente na LDB (Divulgação/LNB)

“Desde a criação da LNB, sempre tínhamos o objetivo de poder reduzir ao máximo do orçamento dos times os custos de logística. O apoio do CBC concretiza a realização desse sonho e dá aos clubes totais condições para continuarmos com o NBB forte e uma LDB ainda mais sólida no desenvolvimento dos jovens atletas”, afirmou o presidente da LNB, Nilo Guimarães.

O presidente da LNB também enfatizou a importância da comissão montada para acertar os detalhes dessa parceria com o CBC. Além de Nilo, fizeram parte da equipe que manteve a interlocução com a entidade, o ex-presidente da LNB, Kouros Monadjemi, o vice-presidente de comunicação da LNB, Arnaldo Pereira, e os dirigentes de clubes associados Delano Franco e Marcelo Vido (Flamengo) e Éder Lago (Paulistano).

CBC e LNB atuam juntos no desenvolvimento dos clubes de basquete desde 2017 na organização da LDB. A competição já revelou nomes importantes para o mercado brasileiro e mundial, como o armador Yago e o ala Didi, que defenderam a Seleção Brasileira na última Copa do Mundo FIBA, além dos pivôs Dikembe e João Vitor e o ala Jonas Buffat, que concorreram ao prêmio de Destaque Jovem da última edição do NBB.

Graças a essa parceria, que colabora diretamente com a renovação da modalidade no País, mais da metade dos atletas da principal competição do basquete brasileiro na última temporada passaram pela LDB.