HOJE
Garrafões reforçados
Por Liga Nacional de Basquete
Ceisc/União Corinthians se reforça com Devon Scott, Flamengo contrata Lucas Doria e Pinheiros confirma Matheus Maciel antes do início do NBB CAIXA 2025/26
O garrafão promete ser uma das regiões mais disputadas do NBB CAIXA 2025/26. Ceisc/União Corinthians, Flamengo e Pinheiros se movimentaram no mercado para reforçar a área pintada com nomes de peso, mesclando experiência, versatilidade e vigor físico. A temporada começa no sábado (18/10).
Devon Scott chega ao Ceisc/União Corinthians
O Ceisc/União Corinthians continua firme em sua proposta de formar um elenco competitivo e anunciou a chegada de um pivô de renome no basquete internacional. O americano Devon Scott, de 31 anos, é o novo reforço do time de Santa Cruz do Sul. Com passagens por KTO Minas e Flamengo, ele é reconhecido pelo vigor físico, intensidade e eficiência ofensiva, atributos que o tornaram um destaque em diferentes ligas ao redor do mundo.
Nas últimas temporadas, Scott agregou o arremesso de três pontos ao seu repertório e chega para dividir o garrafão com o experiente Rafael Hettsheimeir, multicampeão e referência técnica da equipe. “Em quadra, sempre demonstro paixão e amor pelo esporte. Dou 200% de mim em todos os jogos. Meu objetivo é sempre vencer um campeonato. Só um time pode vencer, então por que não nós?”, afirmou o americano.
O diretor de basquete do Ceisc/União Corinthians, Diego Puntel, celebrou a contratação. “Seguimos firmes no propósito de montar uma equipe muito forte, que represente com orgulho a nossa comunidade. O Devon é um atleta de altíssimo nível, que vem para somar e elevar ainda mais o patamar da nossa equipe”, afirmou o dirigente, reforçando que o negócio só foi fechado com ajuda do principal patrocinador da equipe.
“Essa contratação é resultado de um trabalho silencioso e estratégico que vínhamos conduzindo há meses, envolvendo toda a diretoria, nossos patrocinadores e apoiadores. O empurrão final para tornar esse sonho realidade veio por meio do nosso grande parceiro Nidal Ahmad, CEO da CEISC, que mais uma vez demonstrou confiança e compromisso com o clube. Ter um atleta desse nível aceitando vestir nossa camisa mostra que estamos no caminho certo”, reforçou.
Lucas Doria reforça o garrafão rubro-negro
Sem Ruan Miranda, que está fora da temporada por causa de uma grave lesão no joelho, o Flamengo se reforçou com o pivô Lucas Doria, de 28 anos, que defendeu o Paulistano/CORPe na temporada passada e passou recentemente pelo Fuerza Regia, do México. Natural de São Paulo, ele carrega no sangue a herança rubro-negra: seu pai, Celso Bueno Doria, foi ala do Flamengo na década de 1980. Agora, o filho dá continuidade à história da família no clube e reforça o garrafão rubro-negro para as disputas nacionais e internacionais da nova temporada.
Em sua primeira declaração como jogador do Flamengo, o pivô não escondeu a emoção de realizar um sonho de infância. “Sempre foi um sonho meu jogar no Flamengo, desde criança. Faz uns três anos que meu irmão me perguntou qual era meu maior objetivo profissional e eu falei para ele que era jogar no Flamengo. Meu pai (Celso) jogou aqui, o padrinho do meu irmão (Paulinho Vilas Boas) jogou aqui. Sempre foi importante para mim chegar neste clube e estou realizando este sonho. Espero contribuir e ganhar muitos jogos vestindo o Manto Sagrado”, disse o reforço.
Pinheiros aposta em Matheus Maciel
O Pinheiros confirmou a contratação do pivô Matheus Maciel, de 24 anos, que disputou o Campeonato Paulista por Rio Claro. O jogador já iniciou os treinamentos sob as ordens do técnico Gustavo De Conti.

Apesar de jovem, Matheus Maciel já rodou bastante. Após duas temporadas na Unicaja/Malaga, na Espanha, ele voltou ao Brasil e defendeu Flamengo, Pato Basquete, São Paulo e o Bauru Basket no NBB CAIXA. Na base, era conhecido por Mateusão, mas, com o tempo, passou a ser chamado de Maciel. Agora, no Pinheiros, espera ajudar e crescer como jogador.
“Sempre que jogava em São Paulo, ouvia falar de muita coisa boa do Pinheiros. Agora estou aqui, convivendo com tudo, dessa estrutura maravilhosa e vendo o quanto é grande esse clube. Tenho certeza de que vou aproveitar essa oportunidade de voltar a jogar com o Gustavinho, agregar o melhor possível, dar o meu máximo para ajudar a equipe”, afirmou Matheus Maciel.
Foi o próprio técnico Gustavo De Conti que indicou a contratação de Matheus Maciel por conhecê-lo bem desde os tempos da base no Paulistano e depois no Flamengo. “Foi um jogador que foi muito bem na LDB e muito bem quando foi chamado para atuar no adulto. Apesar de ter apenas 24 anos, é um jogador experiente, tem muita qualidade e é muito versátil, podendo fazer até três posições. É um jogador que atua próximo à cesta e vai nos ajudar bastante.”
Basket Osasco
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Cruzeiro
Flamengo
Fortaleza Basquete Cearense
Sesi Franca
KTO Minas
Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Rio Claro
Mr. Moo São José Basketball
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
Vasco da Gama
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
São Paulo FC
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca