#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBA / NBB Caixa

Celeiro de craques

24-06-2022 | 07:16
Por Liga Nacional de Basquete

Recém draftado, Gui Santos entra no grupo de jogadores formados pelo time mineiro a fazer as malas rumo ao melhor basquete do mundo; parceria com o CBC vem rendendo bons frutos

Chegar até a NBA é o sonho da grande maioria dos jogadores de basquete, se não for o de todos. Quando isso acontece, é motivo de muita comemoração tanto do atleta quanto do clube formador e seus parceiros. Com o Gui Santos, recém draftado pelo Golden State Warriors, não é diferente. Todo o ecossistema do basquete brasileiro está vibrando e comemorando a ida da jovem promessa aos grandes palcos da bola laranja.

Para o Minas Tênis Clube, essa comemoração tem um gosto especial. O clube acolheu Gui Santos em 2018, quando o jogador tinha apenas 15 anos, vindo de Brasília. Ele se junta a um grupo seleto de atletas formados pela instituição mineira que desembarcaram na NBA (ao lado de Raulzinho e Cristiano Felício, em 2015).

“A escolha do Gui Santos no Draft da NBA mostra que o Minas está cumprindo o seu papel como Clube Formador. O Atleta chegou na nossa base em 2018, teve um ótimo desempenho, jogou quatro anos na equipe de ponta e agora está sendo selecionado para compor um dos times da NBA, liga de basquete mais forte do mundo”, afirmou o presidente do Minas, Ricardo Vieira Santiago.

Grande parceiro nesse processo de formação de atletas no basquete brasileiro, o Cômite Brasileiro de Clubes (CBC) também possui um grande papel nessa escolha, principalmente no apoio a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), que contou com a presença de Gui nas últimas três edições.

“O CBC vem atuando há anos apoiando a Liga de Desenvolvimento de Basquete – LDB e o NBB junto à LNB, e para nós é uma alegria muito grande a indicação do Gui Santos. Nada se faz sozinho, esse trabalho continuado tem sido apoiado pelo CBC junto à CBB com os CBI®️de base, com a LNB e com o NBB.  Está sendo uma grande virada do basquete masculino no Brasil, isso tem se confirmado a cada conquista, a cada indicação, a cada talento revelado. Para o CBC é motivo de orgulho, ver um grande Clube como o Minas Tênis Clube-MG transformando e formando um grande atleta para o mundo. E não tenho dúvida que muitos outros virão, frutos do trabalho pelo basquetebol, tanto masculino quanto feminino”, afirmou Arialdo Boscolo, Secretário Geral do CBC.

Nas quatro temporadas em que atuou pelo Minas Tênis Clube, Gui Santos conseguiu bons números. Pela LDB, o jogador disputou 36 partidas, com médias de 12,9 pontos, 6,4 rebotes e 14,0 de eficiência – na última edição, os números foram ainda melhores: 21,3 pontos e 7,6 rebotes.

Já pelo NBB, foram 79 partidas, com 8,3 pontos e 4,7 rebotes de média. Além de diversos prêmios individuais conquistados: Melhor Sexto Homem da temporada 2021/2022, Destaque Jovem e Maior Evolução do NBB 2020/2021. Além de uma grande participação na Copa Super 8 SKY de 2022, com dez pontos na grande final e a cesta da vitória da equipe mineira.

O presidente da LNB, Delano Franco, parabenizou a escolha de Gui e agradeceu aos parceiros envolvidos nessa caminhada: “Primeiro, é importante parabenizar o Minas Tênis Clube por ter revelado um jovem tão talentoso quanto o Gui Santos. Para nós é motivo de orgulho ver um garoto brasileiro que se destacou em edições da Liga de Desenvolvimento de Basquete, fez uma ótima temporada no NBB e agora vai para a NBA atuar ao lado dos melhores jogadores do mundo. O que aconteceu com o Gui Santos é um exemplo da visão que a Liga Nacional de Basquete tem para o esporte: tornar nossa modalidade ainda mais atraente e competitiva, para o surgimento de novos ídolos. Para isso temos tido parcerias inestimáveis de instituições como o Comitê Brasileiro de Clubes, apoiador da LDB e do NBB. Que o Gui Santos tenha muito sucesso no Golden State Warriors”.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, SKY, Penalty, EY, Betmotion, Centauro e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.