HOJE
Cenário positivo
Por
Depois de duas vitórias seguidas, Bauru usa experiência e “Fator Panela” como trunfos para o Jogo 5 contra o Pinheiros

Casa bauruense, Ginásio Panela de Pressão será o palco do duelo que definirá o 2º finalista do NBB CAIXA (João Pires/LNB)
O cenário parecia totalmente desfavorável para o Gocil/Bauru Basket, mas agora a equipe está com uma ótima oportunidade de chegar pela terceira vez consecutiva às Finais do NBB CAIXA. Empatado em 2 a 2 com o EC Pinheiros, o time do interior paulista atuará em casa no Jogo 5 da série semifinal, nesta terça-feira, às 19h30, no Ginásio Panela de Pressão.
Depois de duas derrotas nos dois primeiros jogos, a equipe do técnico Demétrius Ferraciú esteve com a temporada “a um fio”. Mas o poderoso e experiente elenco bauruense mostrou sua força e conquistou duas vitórias seguidas para igualar o confronto e forçar a realização da quinta e decisiva partida.
“É algo que queremos muito. Buscamos dois jogos seguidos, trouxemos a vantagem de decidir em casa novamente e queremos mais. Vamos entrar muito forte para garantir essa vaga na final”, disse o ala/pivô Jefferson William, cestinha do Bauru na série, com média de 21,2 pontos por jogo.
Dono de melhor campanha do que o Pinheiros na fase de classificação, Bauru terá a vantagem de decidir a série em casa. E o retrospecto é animador. Em 20 partidas disputadas no Ginásio Panela de Pressão nesta temporada do NBB CAIXA, a equipe conquistou 14 vitórias.
“A gente sempre conta com a torcida. Ela coloca mais pilha nos jogadores e faz a gente se doar ao máximo dentro de quadra. É óbvio que o mando só vale quando a gente faz o nosso trabalho. Vamos voltar para casa para buscar mais essa vitória”, disse o pivô Shilton.

Armador Gegê é um dos atletas do elenco bauruense com larga experiência nos playoffs do NBB CAIXA (João Pires/LNB)
Finalista das duas últimas edições do NBB CAIXA, Bauru possui um dos mais experientes elencos da competição e os sete principais jogadores da equipe já disputaram as Finais do maior campeonato de basquete do país – Alex Garcia (seis vezes), Jefferson (cinco), Gegê (quatro), Valtinho (três), Shilton (duas), Léo Meindl (uma) e Gui Deodato (uma).
A experiência do plantel do Bauru já esteve à prova nesta temporada e a equipe não fez feio. Nas quartas de final, diante do UniCEUB/BRBCARD/Brasília, a equipe foi derrotada no Jogo 1, em pleno Ginásio panela de Pressão. Mas o time não se abalou, venceu dois jogos seguidos na capital federal e depois fechou a série ao lado de sua torcida.
“Parece clichê dizer isso, mas playoffs é um campeonato à parte. Você não pode relaxar ou desistir em momento algum. Contra Brasília, que a gente perdeu o Jogo 1 em casa, muitos desacreditaram, mas nosso time mostrou que o foco é jogo a jogo. Pinheiros abriu 2 a 0, estão fazendo um grande playoffs, então a gente focou em uma defesa forte e agora é decisão. Jogo 5, dentro de casa, o importante é estar focado para sair com mais uma vitória”, disse o armador Gegê.
“Acho que o time entendeu essa mentalidade, que não é um jogador que vai ser campeão e sim o time. Não tem nada melhor que chegar a mais uma decisão e meu foco é nisso. Chegar, ser campeão e fazer história nessa equipe”, completou o armador, tetracampeão do NBB CAIXA com a camisa do Flamengo.
Caso saia vencedor nesta terça-feira e garanta vaga nas Finais, Bauru protagonizará apenas a sexta virada de uma equipe que teve 2 a 0 de desvantagem na história do NBB CAIXA. No entanto, a equipe pode ser a primeira a conseguir tal feito nas semifinais.
Curiosamente, o Pinheiros já virou uma série após perder os dois primeiros jogos em quatro oportunidades, sendo uma delas nas quartas de final desta temporada, contra o Flamengo. A outra equipe que já reverteu o cenário em uma confronto playoffs foi o Mogi das Cruzes/Helbor, na temporada 2013/2014, também nas quartas de final.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca