#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Certeiros

18-01-2012 | 04:17
Por Liga Nacional de Basquete

Hélio e David Jackson lideram o NBB em aproveitamento nas bolas de 3 pontos. Porcentagem é melhor que o de feras da NBA e da Liga Espanhola

 

Alexandre Vidal/Fla Imagem

O Flamengo é o dono do melhor ataque do NBB, com uma média de 91,9 pontos por partida. Destes, 27,9 saem em bolas de 3 pontos, o que coloca o clube carioca como o segundo que mais pontua em bolas de longa distância, atrás apenas do Winner/Limeira, que anota 31,1 pontos por partida com esse tipo de arremesso.

Quando o quesito é aproveitamento, o rubro-negro é líder absoluto, com 45,6% de acerto, bem a frente do segundo colocado Pinheiros/SKY, que converte 40,7%. Os dois principais responsáveis pelo alto aproveitamento da equipe do Rio de Janeiro é a dupla Hélio e David Jackson, que lideram o NBB no fundamento.

Hélio aparece com um aproveitamento de 70,3%. Em 13 partidas disputadas, o armador tentou 27 bolas de longa distância e converteu 19 delas. Em segundo aparece seu companheiro de equipe, o ala/armador David Jackson, com 61,8%. O norte-americano chutou 55 vezes para 3 pontos e acertou 34.

Os números impressionam e são melhores até mesmo que o de craques dos principais campeonatos do mundo. Na NBA, o recordista em arremessos de 3 pontos da história, o ala/armador Ray Allen, disputou 11 partidas na temporada 2011/2012, chutou 54 vezes de 3 pontos e converteu 31, um aproveitamento de 57,4%. Na Liga ACB, o campeonato espanhol, o líder do fundamento na temporada é o letão Kristops Valters, do Unicaja, com 50% de acerto nos tiros atrás do arco. Em 14 partidas, ele arremessou 56 vezes e acertou 28.

“A gente tem treinado muito, todos os dias. Eu, particularmente, tenho dado muita ênfase nos arremessos de 3 pontos. Com dois alas pontuadores como tem o Flamengo, com o Marcelinho e o David Jackson, automaticamente aumentam as oportunidades dos chutes de longe e eu tenho que estar preparado”, comentou Hélio.

Jackson também credita o aproveitamento acima da média às boas armas ofensivas da equipe flamenguista, o que acaba proporcionando arremessos com mais liberdade. Segundo ele, os arremessos de longe sempre foram uma característica importante de seu jogo, mas em outras equipes, com menos opções, a defesa no perímetro acabava se concentrando mais nele.

“Acredito que meu aproveitamento de 3 pontos esteja bom pois a equipe compartilha muito bem a bola no ataque e aproveitamos as melhores oportunidades de arremesso. Temos excelentes arremessadores no time e que estamos sabendo rodar bem a bola para achar o jogador que está mais preparado para o chute”, comentou o norte-americano.

Com o final de semana do Jogo das Estrelas se aproximando e dois atletas entre os melhores arremessadores do campeonato, o Flamengo aparece como um dos favoritos para ter um representante no Torneio de 3 Pontos. No entanto, o atleta que irá disputar a vaga pelo time carioca ainda não está definido.

“A concorrência está pesada, né? (risos)”, brincou Hélio. “Vamos deixar para decidir quando estiver mais perto, aí a fazemos uma disputa entre a gente para ver quem vai. O importante é o Flamengo estar bem representado”, completou.