HOJE
Chance de fechar
Por Liga Nacional de Basquete
Ao lado de sua torcida, Sampaio Corrêa encara o Corinthians/Americana neste domingo, às 14h30, com chance de conquistar o título da LBF CAIXA
Depois de duas partidas realizadas na série melhor de cinco jogos da Final da temporada 2015/2016 da LBF CAIXA, o principal campeonato de basquete feminino do Brasil pode conhecer seu campeão já neste domingo (24/04). Após vencer os dois primeiros jogos da decisão, ambos fora de casa, o Sampaio Corrêa pode se tornar o novo campeão da LBF CAIXA caso vença o Jogo 3 da Final.
A equipe maranhense e o Corinthians/Americana disputam a terceira partida da grande decisão da sexta edição da LBF CAIXA neste domingo (24/04), no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA), às 14h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV para todo o Brasil.
“Domingo vamos para a vitória, mas temos que nos controlar, manter os pés no chão. Não podemos perder o equilíbrio emocional. Todo mundo está querendo este título tão sonhado. O Maranhão merece por todo este projeto, mas temos que ter calma, paciência e inteligência, porque o Corinthians é um time experiente e sabe jogar esse tipo de jogo”, declarou a cubana Lisdeivi Pompa, técnica do Sampaio Corrêa.
A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com a CAIXA como patrocinadora master, e possui o apoio da Spalding, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.

O Sampaio Corrêa venceu os dois jogos fora de casa contra o Corinthians e pode conquistar o título da LBF CAIXA neste domingo (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)
Se do lado do Sampaio Corrêa a estratégia é entrar a todo vapor para já fechar a série Final na primeira oportunidade, do lado do Corinthians o pensamento é apenas um: vencer. Perdendo a série por 2 a 0, a única chance da equipe do interior do Estado de São Paulo de se manter viva na briga pelo título é sair de quadra com resultado positivo.
“A missão é complicada, mas não podemos desistir. Não fizemos bons jogos e vamos ter que ir para lá com uma nova postura, um novo comportamento, só que não podemos perder nossas principais características que nos trouxeram até aqui com a melhor campanha. Não será fácil e vamos para lá acreditando que é possível manter a chama acesa”, comentou o técnico Antônio Carlos Vendramini, do Corinthians.
O palco do Jogo 3 da Final da LBF CAIXA não traz boas recordações para o time comandado pelo técnico Antônio Carlos Vendramini. Na série semifinal dos playoffs, o Corinthians enfrentou o Maranhão Basquete no Ginásio Castelinho e saiu de quadra com derrota pelo placar de 81 a 74, mesmo depois de abrir 20 pontos de vantagem no meio do segundo período.
Falando no Castelinho, o ginásio na capital maranhense foi uma das principais armas do Sampaio Corrêa até a Final da LBF CAIXA. Contando com a presença e o apoio da fanática torcida tricolor desde a fase de classificação, o Sampaio tem o alto aproveitamento de 83% em partidas como mandante, com campanha de dez triunfos em 12 partidas disputadas.
“Nós vamos entrar para ser campeãs no domingo. Fizemos o mais difícil, que era vencer os dois jogos fora e da forma como ganhamos. Agora temos que entrar com determinação e inteligência tática para garantir esse título. Espero o Castelinho lotado, abarrotado de gente para comemorar essa conquista especial , disse a ala Iziane, do Sampaio Corrêa.

O Sampaio Corrêa será apoiado e empurrado por milhares de vozes no Ginásio Castelinho (Paulo de Tarso/Sampaio Basquete)
A história das duas primeiras partidas da série decisiva da LBF CAIXA foi muito parecida. No Jogo 1, o Sampaio Corrêa abriu vantagem logo na primeira metade do período inicial, não deixou que o Corinthians conseguisse reagir ao lado de seus torcedores, e saiu de quadra com vitória expressiva pelo placar de 81 a 58.
Na partida seguinte, novamente no interior do Estado de São Paulo, o time maranhense anotou os oito primeiros pontos do jogo, contou com atuação mais do que importante da ala Iziane, dona de 32 pontos e sete rebotes, e fechou a partida com mais uma vitória por um placar largo, desta vez por 83 a 66.
“As meninas estão mais confiantes. Elas encontraram seu jogo, a maturidade do time foi alcançada, então elas estão jogando a vontade. O importante é a postura que elas tiveram quando ganharam os dois jogos contra o América aqui na semifinal e daí, com o mesmo ímpeto, enfrentamos o Corinthians fora de casa. A gente sabia que seria difícil, mas mantivemos a postura e conseguimos essas duas vitórias dificílimas”, completou Lisdeivi.

Se o Corinthians vencer, forçará o Jogo 4 da série Final da LBF CAIXA (Gaspar Nobrega/Inovafoto)
Caso o Corinthians saia de quadra com a vitória no Jogo 3, as duas equipes voltam a se enfrentar no Ginásio Castelinho na terça-feira (26/04), às 19h30 (de Brasília), ao vivo nos canais SporTV, para o quarto jogo da decisão da LBF CAIXA.
Confira a tabela completa da Final da LBF CAIXA:
Jogo 1 – Corinthians 58 x 81 Sampaio Corrêa
Jogo 2 – Corinthians 66 x 83 Sampaio Corrêa
Jogo 3 – 24/04 (domingo), às 14h30 – Ginásio Castelinho, em São Luís (MA) – ao vivo no SporTV
Jogo 4* – 26/04 (terça-feira), às 19h30 – Ginásio Castelinho, em São Luís (MA) – ao vivo no SporTV
Jogo 5* – 30/04 (sábado), às 10 horas – Centro Cívico, em Americana (SP)- ao vivo no SporTV
* Se necessário
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca