#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Chega disso

Rio Claro RCB 91
x
100 Uberlândia UBE
25
1ºQ
X
23
19
2ºQ
X
23
13
3ºQ
X
21
34
4ºQ
X
33

Gin. Felipe Karam

18 de março de 2015

Após sete derrotas consecutivas, Uberlândia se recupera, vence Rio Claro e volta a sonhar com os playoffs do NBB

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
91
X
100
91
PTS
100
15
A3C
11
10
A2C
22
26
LLC
23
22
RT
22
18
ASS
17

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O Unitri/Pilhas Energizer voltou a vencer na temporada 2014/2015 do NBB. Após sete derrotas seguidas, o time de Uberlândia conseguiu uma vitória muito importante, nesta quarta-feira, diante do Rio Claro Basquete, fora de casa, por 100 a 91.

Com esse resultado, os mineiros voltam a mirar os playoffs da competição. O Uberlândia possui, agora, uma campanha de oito triunfos em 27 partidas (29,6% de aproveitamento), e ocupam a 13ª colocação na tabela de classificação, com apenas uma vitória do 12º e dono da última vaga para a próxima fase no momento, o Macaé Basquete.

O ala Audrei e o armador uruguaio Emilio Taboada foram os destaques do time mineiro com 19 pontos cada. Outros quatro atletas também anotaram mais de 10 pontos na partida: Renan (15), Hélio (14), Luis Gruber (13), Zanini (11).

Os cestinhas da partida foram, no entanto, o ala Caio e o armador Eric Tatu, do Rio Claro, com 27 e 22 pontos, respectivamente. A derrota ainda deixa o time paulista empatado com a Liga Sorocabana na última colocação do NBB, com seis vitórias em 27 jogos (22,2%). Os rio-clarenses levam vantagem no confronto direto contra o rival.

O armador Hélio teve atuação importante no último quarto para a vitória do Uberlândia (Henrique Costa/Bauru Basket)

O armador Hélio teve atuação importante no último quarto para a vitória do Uberlândia (Henrique Costa/Bauru Basket)

O Jogo

As duas equipes começaram a partida com a mão quente e os ataques fazendo a diferença. No primeiro quarto, os donos da casa acertaram cinco bolas de 3 pontos, um mais que o rival mineiro. O equilíbrio se manteve durante todo a etapa inicial, mas o Rio Claro levou uma pequena vantagem e fechou o período na liderança por 25 a 23.

Com a entrada do ala/pivô Vinicius, o Rio Claro ganhou uma energia extra na partida e, assim, conseguiu ampliar a vantagem no placar. Faltando menos de quatro minutos para o final do período, Vinicius matou uma sequência de dois triplos, que colocou os donos da casa na liderança por 42 a 34.

Foi nesse momento que o Uberlândia cresceu no jogo e foi para cima do adversário. Liderados pelo armador Emilio Taboada e o ala/pivô Luis Gruber, o time mineiro conseguiu a virada nos últimos lances do segundo quarto, fechando o período por 46 a 44.

Taboada continuou sendo a referência do ataque mineiro, que, aos poucos, foi se impondo em quadra e abrindo boa diferença no placar. O Rio Claro não conseguiu manter o bom aproveitamento ofensivo e deixou que o Uberlândia fechasse o terceiro quarto vencendo por uma vantagem de 10 pontos (67 a 57).

A equipe da casa não desistiu do jogo e foi em busca da virada. O ala Caio Ranches acertou a mão e anotou quatro bolas de 3 pontos no último quarto. O armador Eric Tatu também teve ótima atuação, mas nada disso impediu que o ataque de Uberlândia também mostrasse seu potencial.

O armador Hélio e o ala Audrei chamaram o jogo e foram fundamentais para que o time mineiro conseguisse segurar qualquer reação dos donos da casa, fechando a partida com a vitória.