#JOGAJUNTO

NBB Caixa

A caminho do G-4

Sesi Franca FRA 80
x
74 Palmeiras PAL
22
1ºQ
X
14
13
2ºQ
X
19
17
3ºQ
X
13
28
4ºQ
X
28

Ginásio Pedrocão

17 de dezembro de 2014

Em partida acirrada desde o início, Franca mostra mais tranquilidade no fim, vence Palmeiras em casa e se aproxima do G-4 do NBB 7

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
80
X
74
80
PTS
74
6
A3C
10
27
A2C
19
8
LLC
6
32
RT
39
10
ASS
17

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

A 11ª rodada do NBB 7 foi fechada com um grande jogo. Nesta quarta-feira, Franca Basquete e Palmeiras/Meltex fizeram um grande duelo, acirrado desde o início, mas que no final, foi melhor para os francanos, que fizeram valer o fator casa e levaram a melhor, nesta quarta-feira, no Ginásio Pedrocão, pelo placar de 80 a 74.

Com o resultado, o time do técnico Lula Ferreira chegaram ao seu sétimo triunfo em 11 partidas na temporada 2014/2015 do NBB (63,6% de aproveitamento) e igualaram a campanha do quinto colocado Minas Tênis Clube, que tem vantagem no desempate por ter vencido o confronto direto contra o time de Franca.

O ala argentino Marcos Mata, responsável por 20 pontos em 29 tentados (69% de aproveitamento), com direito a 100% de aproveitamento nas bolas de 2 pontos (8/8), foi o principal destaque da vitória francana, ao lado de seu companheiro de posição Léo Meindl, responsável por 19 pontos, e do ala/pivô Lucas Mariano, que deixou a quadra com 14 tentos na conta.

+Clique aqui e confira a tabela de classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB

“Essa vitória foi muito importante. Teremos mais dois jogos na sequência e é muito importante conquistar as vitórias. É muitio importante essa vitoria, fico muito contente com essa atuação, mas importante não é o individual, o que importa é que a equipe siga jogando bem e somando cada vez mais vitórias”, comentou Mata, que ainda pegou cinco rebotes, deu três assistências, roubou três bolas e totalizou 26 de eficiência.

Outro personagem marcante no duelo foi o ala Jhonatan, do Palmeiras, que defendeu o Franca nas duas últimas temporadas e pela primeira vez enfrentou seu ex-clube. Em seu reencontro com a torcida da Capital do Basquete, o camisa 7 alvivede mostrou que ainda conhece bem os atalhos do Pedrocão e anotou 16 pontos e oito rebotes, com direito a 4/5 nas bolas de 3 pontos (80% de aproveitamento).

O Palmeiras, que conheceu sua sexta derrota em 11 jogos no NBB 7 (45,5% de aproveitamento) e agora caiu para a décima posição, ainda teve como destaques em quadra o pivô norte-americano Steven Toyloy, autor de 19 pontos, o ala/armador Neto, com 17 pontos, e o armador argentino Maxi Stanic, que registrou sete pontos, sete assistências e sete rebotes.

“Ainda estamos em processo de entrosamento. Jogar aqui em Franca é muito difícil, mas ainda sim conseguimos deixar o jogo bem igual e passar à frente, mas não conseguimos nos manter  à frente. Agora vamos nos preparar para o próximo jogo e tentar diminuir ao máximo os erros que cometemos”, declarou o palmeirense Neto.

O próximo desafio do Franca na temporada 2014/2015 do NBB será nesta sexta-feira (19/12), quando desafia o Pinheiros/SKY, novamente no Ginásio Pedrocão, às 19h30 (de Brasília), em mais uma transmissão ao vivo através dos canais SporTV. No mesmo dia, o Palmeiras enfrentará o Paschoalotto/Bauru, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), às 20 horas.

+Clique aqui e confira a tabela de jogos completa da temporada 2014/2015 do NBB

O jogo

O primeiro quarto foi de superioridade do Franca. Após início acirrado e truncado, a equipe da Capital do Basquete aos poucos foi encontrando o caminho e explorando as falhas defensivas do Palmeiras, que também encontrou muitas dificuldades para passar pela forte defesa francana. Com destaque para Léo Meindl, autor de oito pontos, os comandados de Lula Ferreira venceram o primeiro quarto, por 22 a 14.

A vantagem francana chegou a ser de dez pontos logo no início da segunda parcial (24 a 14), mas o time do técnico Régis Marrelli acordou para a partida e reduziu a diferença para apenas quatro pontos (29 a 25). A equipe da casa até chegou a se distanciar no placar novamente e aumentar a diferença para oito pontos (33 a 25), mas os palmeirenses, através da boa presença de Jhonatan, empatou o confronto (33 a 33), e foi para os vestiários perdendo por apenas dois pontos (35 a 33).

Na volta dos vestiários o confronto seguiu bastante parelho. O Franca manteve a ponta do placar durante quase toda a terceira parcial e teve diversas oportunidades de deslanchar no placar, porém, o Palmeiras manteve uma certa regularidade e não permitiu que os donos da casa se distanciassem tanto. Com boa sequência no minuto final, o time francano encerrou o terceiro quarto com oito tentos de frente, placar de 52 a 46.

O período final foi praticamente igual ao restante do duelo. Os comandados de Lula Ferreira seguiram em vantagem e chegaram a ter sete tentos de frente (60 a 53), mas, assim como anteriormente, o Palmeiras não só permaneceu no jogo como chegou até a empatar a partida (60 a 60), restando pouco menos de cinco minutos para o final do duelo.

A partida seguiu completamente igual durante os próximos três minutos, quando, com dois minutos para o fim do duelo, o Palmeiras virou o jogo pela primeira vez na partida após bola de 3 pontos do argentino Gianella (69 a 68). A vantagem, no entanto, não ficou nas mãos dos palmeirenses por muito tempo, pois Franca rapidamente recuperou a frente no placar após seis pontos seguidos e entrou no minuto final vencendo por cinco pontos (74 a 69).

Ainda dentro do minuto final, o Franca sacramentou seu resultado positivo diante do Palmeiras após rebote ofensivo de Lucas Mariano seguido de uma bela bandeja do ala Marcos Mata, que deixou os donos da casa com sete tentos de frente restando apenas 30 segundos para o fim do duelo. O clube alviverde ainda tentou reagir, mas não restava tempo para mais nada e o triunfo ficou mesmo com os francanos.

“Foi um jogo difícil, disputado até o último minuto, mas soubemos nos impor na parcial final, principalmente através de uma defesa forte, e garantir mais um resultado positivo ao lado de nosso torcedor”, afirmou o ala/pivô francano Lucas Mariano, que totalizou 14 de eficiência.