#JOGAJUNTO

LDB

Chegaram lá!

28-10-2015 | 10:46
Por Liga Nacional de Basquete

Com vitória sobre o Flamengo, Basquete Curitiba alcança 16º triunfo na LDB 2015 e garante classificação à próxima fase pela primeira vez na história

Basquete Curitiba, do armador Wilsinho, bateu o Flamengo e se classificou à fase seguinte da LDB pela 1ª vez na história (Hedeson Alves/LNB)

Basquete Curitiba, do armador Wilsinho, bateu o Flamengo e se classificou à fase seguinte da LDB pela 1ª vez na história (Hedeson Alves/LNB)

O Basquete Curitiba/Círculo Militar do Paraná está na próxima fase da LDB 2015. Depois de duas boas participações na competição em 2013 e 2014, a equipe paranaense fez história e enfim conseguiu o inédito acesso ao octogonal final do campeonato. Isso aconteceu após grande vitória sobre o Flamengo, nesta quarta-feira, por 81 a 67, resultado que os garantiu entre os oito primeiros colocados com duas rodadas de antecedência.

Para sair de quadra com seu 16º êxito em 21 partidas (71,4% de aproveitamento) e se manter na quarta colocação geral, o time do técnico Daniel Lazier, o “Coxinha”, contou com grandes atuações do armador Wilsinho, cestinha da partida, com 21 pontos, e dos alas Natal, autor de 19 pontos e oito rebotes (25 de eficiência), e Batata, responsável por dez pontos, sete rebotes, cinco assistências e quatro roubos de bola (17 de eficiência).

+Clique aqui e confira as estatísticas completas do duelo entre Basquete Curitiba e Flamengo

Já o Flamengo, que está há três etapas sem conquistar uma vitória e segue com apenas dois triunfos na competição, teve como principais destaques em quadra o ala/pivô Mingau, que registrou 16 pontos e sete rebotes, e do ala/pivô Jorge, responsável por 11 pontos e as mesmas sete sobras, além do armador Danielzinho, autor de nove pontos e cinco assistências.

A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é um campeonato nacional de base organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e chancelado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Com atuação dominante do pivô Jonathan, São José venceu a 2ª seguida em Curitiba (Hedeson Alves/LNB)

Com atuação dominante do pivô Jonathan, São José venceu a 2ª seguida em Curitiba (Hedeson Alves/LNB)

São José e Macaé vencem a 2ª seguida

Mesmo sem chances de classificação à próxima fase, o São José Basketball foi a Curitiba (PR) afim de encerrar a edição 2015 da LDB de cabeça erguida. Depois de abrir a quinta etapa vencendo o ACOB/Concórdia, a equipe do técnico Pedro Moraes levou a melhor sobre o Grêmio Náutico União, por 64 a 51, e chegou ao seu sétimo triunfo na competição, o segundo de maneira consecutiva.

+Clique aqui e confira as estatísticas completas do duelo entre São Jose e União

Com um sonoro duplo-duplo de 23 pontos em 29 tentados (79,3% de aproveitamento) e 12 rebotes, o pivô Jonathan deixou a quadra com 36 de eficiência e foi o principal destaque joseense na partida. Pelo lado do time gaúcho, o maior anotador foi o ala/armador Vinícius, autor de 20 pontos em 24 possíveis (83,3% de aproveitamento).

Outro que sentiu o gosto da vitória pela segunda vez seguida em Curitiba (PR) foi o Macaé Basquete, que mesmo desfalcado de seus principais jogadores e do técnico Pablo Costa, todos dedicados ao elenco adulto que se prepara para o NBB, conquistou mais um resultado positivo na quinta etapa, este sobre a AABJ/Joinville, pelo placar de 63 a 57.

Haroldo-do-Macaé

Perfeito nas bolas de 3, Haroldo liderou o Macaé na vitória sobre o Joinville (Hedeson Alves/LNB)

Os destaques macaenses ficaram por conta do ala Haroldo, autor de 14 pontos, 12 deles oriundos de quatro bolas de 3 pontos em quatro tentadas (100% de aproveitamento) e mais oito rebotes, do ala Cintra, responsável por um duplo-duplo de dez pontos e 14 rebotes, e do ala Tadeu, que deixou a quadra com 16 tentos na conta.

+Clique aqui e confira as estatísticas completas do duelo entre Macaé e Joinville

Apesar da derrota, o cestinha veio do lado do time de Santa Catarina: o ala Júnior, responsável por 22 pontos, mais seis rebotes e quatro roubos de bola. Outros que apareceram bem em favor da equipe da Região Sul do país foram o armador Alex, autor de dez pontos, e o pivô Douglas Sales, que marcou oito pontos e apanhou dez rebotes.

Com 14 pontos de Guga, Botafogo venceu sua 1ª na 5ª etapa da LDB 2015 (Hedeson Alves/LNB)

Com 14 pontos de Guga, Botafogo venceu sua 1ª na 5ª etapa da LDB 2015 (Hedeson Alves/LNB)

Já o Botafogo, que perdeu as chances de ir à segunda fase da LDB 2015 com a derrota para os donos da casa na rodada de abertura da etapa, conquistou seu primeiro triunfo em solo curitibano ao bater o Concórdia, de maneira apertada, pelo placar de 53 a 50.

Com destaque para os bons desempenhos do armador Guga Ceccato, responsável por 14 pontos e cinco rebotes, e do ala/armador Gabriel, que deixou a quadra com 11 pontos e as mesmas cinco sobras. Também com 14 pontos, o armador Amadeu, da equipe catarinense, também apareceu bem na partida.

+Clique aqui e confira as estatísticas completas do duelo entre Botafogo e Concórdia

Confira os resultados das partidas desta quarta-feira da sede de Curitiba da LDB 2015:

Macaé Basquete 63 x 57 AABJ/Joinville
Botafogo 53 x 50 ACOB/Concórdia
São José 64 x 51 Grêmio Náutico União
Flamengo 67 x 79 Basquete Curitiba/Círculo Militar do Paraná