HOJE
Chegaram lá!
Por Liga Nacional de Basquete
Com vitória sobre o Flamengo, Basquete Curitiba alcança 16º triunfo na LDB 2015 e garante classificação à próxima fase pela primeira vez na história

Basquete Curitiba, do armador Wilsinho, bateu o Flamengo e se classificou à fase seguinte da LDB pela 1ª vez na história (Hedeson Alves/LNB)
O Basquete Curitiba/Círculo Militar do Paraná está na próxima fase da LDB 2015. Depois de duas boas participações na competição em 2013 e 2014, a equipe paranaense fez história e enfim conseguiu o inédito acesso ao octogonal final do campeonato. Isso aconteceu após grande vitória sobre o Flamengo, nesta quarta-feira, por 81 a 67, resultado que os garantiu entre os oito primeiros colocados com duas rodadas de antecedência.
Para sair de quadra com seu 16º êxito em 21 partidas (71,4% de aproveitamento) e se manter na quarta colocação geral, o time do técnico Daniel Lazier, o “Coxinha”, contou com grandes atuações do armador Wilsinho, cestinha da partida, com 21 pontos, e dos alas Natal, autor de 19 pontos e oito rebotes (25 de eficiência), e Batata, responsável por dez pontos, sete rebotes, cinco assistências e quatro roubos de bola (17 de eficiência).
+Clique aqui e confira as estatísticas completas do duelo entre Basquete Curitiba e Flamengo
Já o Flamengo, que está há três etapas sem conquistar uma vitória e segue com apenas dois triunfos na competição, teve como principais destaques em quadra o ala/pivô Mingau, que registrou 16 pontos e sete rebotes, e do ala/pivô Jorge, responsável por 11 pontos e as mesmas sete sobras, além do armador Danielzinho, autor de nove pontos e cinco assistências.
A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é um campeonato nacional de base organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e chancelado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Com atuação dominante do pivô Jonathan, São José venceu a 2ª seguida em Curitiba (Hedeson Alves/LNB)
São José e Macaé vencem a 2ª seguida
Mesmo sem chances de classificação à próxima fase, o São José Basketball foi a Curitiba (PR) afim de encerrar a edição 2015 da LDB de cabeça erguida. Depois de abrir a quinta etapa vencendo o ACOB/Concórdia, a equipe do técnico Pedro Moraes levou a melhor sobre o Grêmio Náutico União, por 64 a 51, e chegou ao seu sétimo triunfo na competição, o segundo de maneira consecutiva.
+Clique aqui e confira as estatísticas completas do duelo entre São Jose e União
Com um sonoro duplo-duplo de 23 pontos em 29 tentados (79,3% de aproveitamento) e 12 rebotes, o pivô Jonathan deixou a quadra com 36 de eficiência e foi o principal destaque joseense na partida. Pelo lado do time gaúcho, o maior anotador foi o ala/armador Vinícius, autor de 20 pontos em 24 possíveis (83,3% de aproveitamento).
Outro que sentiu o gosto da vitória pela segunda vez seguida em Curitiba (PR) foi o Macaé Basquete, que mesmo desfalcado de seus principais jogadores e do técnico Pablo Costa, todos dedicados ao elenco adulto que se prepara para o NBB, conquistou mais um resultado positivo na quinta etapa, este sobre a AABJ/Joinville, pelo placar de 63 a 57.

Perfeito nas bolas de 3, Haroldo liderou o Macaé na vitória sobre o Joinville (Hedeson Alves/LNB)
Os destaques macaenses ficaram por conta do ala Haroldo, autor de 14 pontos, 12 deles oriundos de quatro bolas de 3 pontos em quatro tentadas (100% de aproveitamento) e mais oito rebotes, do ala Cintra, responsável por um duplo-duplo de dez pontos e 14 rebotes, e do ala Tadeu, que deixou a quadra com 16 tentos na conta.
+Clique aqui e confira as estatísticas completas do duelo entre Macaé e Joinville
Apesar da derrota, o cestinha veio do lado do time de Santa Catarina: o ala Júnior, responsável por 22 pontos, mais seis rebotes e quatro roubos de bola. Outros que apareceram bem em favor da equipe da Região Sul do país foram o armador Alex, autor de dez pontos, e o pivô Douglas Sales, que marcou oito pontos e apanhou dez rebotes.

Com 14 pontos de Guga, Botafogo venceu sua 1ª na 5ª etapa da LDB 2015 (Hedeson Alves/LNB)
Já o Botafogo, que perdeu as chances de ir à segunda fase da LDB 2015 com a derrota para os donos da casa na rodada de abertura da etapa, conquistou seu primeiro triunfo em solo curitibano ao bater o Concórdia, de maneira apertada, pelo placar de 53 a 50.
Com destaque para os bons desempenhos do armador Guga Ceccato, responsável por 14 pontos e cinco rebotes, e do ala/armador Gabriel, que deixou a quadra com 11 pontos e as mesmas cinco sobras. Também com 14 pontos, o armador Amadeu, da equipe catarinense, também apareceu bem na partida.
+Clique aqui e confira as estatísticas completas do duelo entre Botafogo e Concórdia
Confira os resultados das partidas desta quarta-feira da sede de Curitiba da LDB 2015:
Macaé Basquete 63 x 57 AABJ/Joinville
Botafogo 53 x 50 ACOB/Concórdia
São José 64 x 51 Grêmio Náutico União
Flamengo 67 x 79 Basquete Curitiba/Círculo Militar do Paraná
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca