HOJE
Chegou a hora!
Por Liga Nacional de Basquete
Após quase 16 anos, o basquete masculino brasileiro voltará a disputar as Olimpíadas neste domingo. Estreia em Londres será contra Austrália

O armador Marcelinho Huertas é uma das esperanças do Brasil na campanha nas Olimpíadas (Colin Foster/Divulgação)
Desde 3 de agosto de 1996, foram 5.839 dias de um longo jejum. Quinze anos, 11 meses e 26 dias. Mas acabou a espera. Depois da disputa de quinto lugar contra a Grécia em Atlanta-1996, vencida pelos gregos, o basquete masculino do Brasil, enfim, voltará às Olimpíadas neste domingo (29/07), às 7h15. A estreia em Londres-2012 da Seleção Brasileira será contra a Austrália, com transmissão do SporTV 2.
Time australiano que foi o último adversário do Brasil antes de chegar na sede olímpica. Jogando em Estrasburgo, na França, a Seleção Brasileira venceu os rivais da estreia nas Olimpíadas por 87 a 71. Foi o décimo jogo da preparação pré-Londres, com sete vitórias (Nova Zelândia, Nigéria, Grécia, Chile, Espanha B, Argentina e Austrália) e três derrotas (Argentina, EUA e França).
Na Inglaterra, o Brasil fez um jogo-treino fechado ao público e à imprensa contra a Tunísia na última quinta-feira (26/07). A seleção venceu por 87 a 54.
O Brasil está no grupo B da competição, junto com a Austrália, China, Grã-Bretanha, Espanha e Rússia. A seleção masculina de basquete chegou a Londres muito bem credenciada após a série de amistosos preparatórios. Vários especialistas colocam o Brasil como um dos favoritos a medalhas em 2012.
Caso consiga esse objetivo, a equipe brasileira repetiria o feito alcançado três vezes. O Brasil foi bronze no basquete masculino em 1948 (coincidentemente também em Londres), 1960 (Roma) e 1964 (Tóquio). A missão de comandar o time na primeira disputa olímpica desde 1996 é do argentino Rubén Magnano, medalha de ouro com a Argentina em 2004 (Atenas).
Os alas Marcelinho Machado e Marquinhos; os alas/armadores Alex, Leandrinho; os alas/pivôs Anderson Varejão e Guilherme Giovannoni; os armadores Marcelinho Huertas, Raulzinho e Larry Taylor; e os pivôs Nenê, Tiago Splitter e Caio Torres serão os jogadores no retorno brasileiro ao torneio olímpico de basquete masculino.
PROGRAMAÇÃO DE JOGOS DA SELEÇÃO BRASILEIRA MASCULINA DE BASQUETE
Olimpíadas de Londres
GRUPO A: Argentina, França, Tunísia, EUA, Lituânia e Nigéria
GRUPO B: Austrália, BRASIL, China, Grã-Bretanha, Espanha e Rússia
29 de Julho – BRASIL x Austrália, às 7h15*
31 de Julho – BRASIL x Grã-Bretanha, às 12h45
02 de Agosto – BRASIL x Rússia, às 12h45
04 de Agosto – BRASIL x China, às 12h45
06 de Agosto – BRASIL x Espanha, às 16h00
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca