HOJE
Chegou a hora
Por Liga Nacional de Basquete
Seleção Brasileira estreia na segunda fase das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2019 contra o Canadá; saiba mais sobre segunda fase da competição

Seleção Brasileira treinou no palco do duelo contra o Canadá; partida será transmitida ao vivo pelo SporTV 2 (Divulgação/CBB)
A Seleção Brasileira está preparada para mais um passo rumo a Copa do Mundo de 2019. O time comandado pelo croata Aleksandar Petrovic entrará em quadra nesta quinta-feira (13/09), às 20h30 (horário de Brasília), com transmissão do SporTV 2, para um grande desafio contra o Canadá, fora de casa, pelas Eliminatórias das Américas.
Na primeira fase, o time brasileiro acumulou campanha de cinco vitórias em seis partidas (83,3% de aproveitamento) e se classificou na segunda colocação do Grupo B, que contava com Venezuela e Chile, também classificados, além da Colômbia, que se despediu da competição.
Os adversários do Brasil na segunda fase serão os três melhores colocados do Grupo D – República Dominicana e Ilhas Virgens, além do Canadá. Os classificados dos dois grupos se enfrentarão em seis rodadas e os três primeiros do novo grupo (F) avançarão direto para o Mundial do ano que vem.
No outro “novo” grupo (E), que conta com os classificados dos Grupos A (Argentina, Panamá e Uruguai) e C (Estados Unidos, Porto Rico e México), o esquema será o mesmo: após as seis jornadas, os três primeiros se classificam para a Copa do Mundo. No total, o continente americano tem direito a sete vagas para o mundial. Assim, a última classificação ficará com o melhor quarto colocado.
Ausência de Hettsheimer e “reestreia” de Augusto Lima
Para os duelos contra o Canada (13/09), fora de casa, e Ilhas Virgens (16/09), em Goiânia (GO), o técnico Petrovic convocou 13 jogadores para a Seleção Brasileira. Os nomes mais conhecidos são Anderson Varejão, do Flamengo; Marcelinho Huertas, do Baskonia (ESP); e Leandrinho Barbosa, atualmente sem clube – todos com passagem pela NBA.
A Seleção Brasileira fez hoje o treino de reconhecimento da Place Bell Arena, em Montreal, onde enfrentará, amanhã (13), às 20h30 (de Brasília), o Canadá. O jogo terá transmissão do SporTV2. #FIBAWC #ThisIsMyHouse pic.twitter.com/58FYUnN7Az
— Basquete Brasil (@basquetebrasil) 12 de setembro de 2018
De última hora, o time brasileiro perdeu um nome de peso. Rafael Hettsheimer, em ação pelo Franca, se lesionou em uma partida do Campeonato Paulista e ficará fora das quadras por cerca de três meses. O treinador Petrovic liberou o pivô francano e não chamou ninguém para seu lugar.
+Confira a lista completa dos convocados para a Seleção Brasileira
Quem está de volta na seleção é o pivô Augusto Lima. Sem defender as cores do Brasil desde a Olimpíada do Rio 2016, o jogador que atua na Croácia se mostrou confiante e animado com o retorno nas Eliminatórias.
“Tive alguns problemas familiares e precisei me afastar da Seleção por um tempo, mas agora estou de volta com força total. O Petrovic conversou comigo na Croácia, me passou muita confiança e falou tudo que eu queria ouvir. É muito bom estar de volta. Desde as Olimpíadas que não jogo pela Seleção e já estava com saudade. Temos um grupo maravilhoso, muito unido, bem família e que gosta de estar junto”, disse o atleta de 26 anos e 2,06m.
A partida contra o Canadá, tem tudo para ser um forte desafio. A qualidade dos atletas canadenses, principalmente dos que atuam na NBA e no basquete europeu, é conhecida por todos os integrantes do selecionado brasileiro, e para fazer um grande jogo serão necessários muito foco e concentração.
“O Canadá possui jogadores bem conhecidos e tem se preparado bastante para essa fase, enquanto o Brasil, jogando fora de casa, precisa estar com alto nível de concentração. Será um jogo de muita concentração e vamos tentar colocar a pressão em cima do Canadá para buscar o resultado positivo fora, que seria muito importante para a nossa sequência”, comentou Vitor Benite, autor de 28 pontos na última partida do Brasil, contra a Colômbia, em julho.

Vitor Benite e Anderson Varejão estarão presentes nas duas partidas da seleção nesta semana (FIBA/Divulgação)
Com seis jogadores da NBA, Canadá vem forte para os jogos
O Canadá será o primeiro adversário do Brasil na segunda fase classificatória para a Copa do Mundo de Basquete na China. A seleção conseguiu a classificação para a segunda fase das eliminatórias, em que alcançou cinco vitórias e apenas uma derrota no grupo D, formado por: Ilhas Virgens, República Dominicana e Bahamas.
O treinador da equipe canadense, Roy Rana, chamou 18 jogadores para os confrontos contra as Seleções Brasileira, nesta quinta, e Chilena, na próxima terça (17/09). Dentre os convocados seis atuam em equipes da NBA: Tristan Thompson (Cleveland Cavaliers), Dillon Brooks (Memphis Grizzlies), Justin Jackson (Orlando Magic), Kelly Olynyk (Miami Heat), Cory Joseph (Indiana Pacers) e Khem Birch (Orlando Magic).
+Confira a lista completa dos convocados para a Seleção Canadense

Dupla da NBA, Kelly Olynyk e Cory Joseph são os destaques da Seleção Canadense (Fiba/Divulgação)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca