#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Chegou a hora

31-10-2016 | 02:31
Por Liga Nacional de Basquete

Atual campeão, Brasília decide seu futuro na Liga Sul-Americana 2016 pelo Grupo E da fase semifinal, na Argentina; estreia será nesta terça-feira

O UniCEUB/Cartão BRB/Brasília continuará sua trajetória em busca do bicampeonato da Liga Sul-Americana nesta semana. Entre os dias 01 e 03 de novembro, em Santiago del Estero (ARG), os atuais campeões disputarão a fase semifinal do torneio continental. Fazem parte do Grupo E, ao lado dos candangos, Weber Bahia Basket (ARG), Guaros de Lara (VEN) e o anfitrião Olimpico de La Banda. O vencedor da chave garante vaga na grande decisão.

O ginásio que receberá a chave já conhecido pela equipe brasileira. Na primeira fase, o Brasília caiu no Grupo D, também sediado em Santiago del Estero, casa do Olímpico La Banda, anfitrião que o time candango enfrentará na segunda rodada da fase semifinal.

Na primeira fase, a única derrota sofrida pela equipe da capital brasileira foi exatamente para o Olímpico La Banda. Após ambos os times vencerem seus dois primeiros jogos, o terceiro e último confronto da chave decidiu o primeiro colocado do Grupo D. Infelizmente para o elenco candango, o Brasília foi derrotado, por 86 a 70, e acabou na segunda posição.

“Agora vamos trabalhar a cabeça dos atletas, conversar muito, afastar qualquer nervosismo. Serão três finais seguidas, um quadrangular muito duro, com grandes equipes, e só avança um. O principal agora é focar a concentração, que será necessária para os jogos”, resumiu Savignani.

Deryk, do Brasília, e Ferreyra, do Olímpico

De volta à Santiago del Estero, Brasília enfrentará novamente o Olímpico La Banda, única equipe para quem o time candango foi derrotado na primeira fase (Gaspar Nóbrega/FIBA Américas)

Primeiro adversário do Brasília na fase semifinal, o Weber Bahía, também da Argentina, fez uma boa primeira fase. Apesar de perder seu primeiro jogo na competição, para o Hebraica Macabi (URU), por 74 a 68, o time argentino se recuperou, venceu suas duas últimas partidas, contra Universidad San Símon (BOL), por 78 a 63, e Deportivo Valdívia (CHI), por 99 a 64, e terminou com a primeira colocação do Grupo B, pelo critério de desempate (saldo de cestas), já que a equipe uruguaia acabou derrotada pelo time chileno, na segunda rodada da chave.

Além das duas equipes argentinas, o Guaros de Lara, da Venezuela, também será adversário da equipe candanga. Terceiro e último confronto do Brasília na semifinal, o atual campeão da Liga das Américas, assim como o time brasileiro, terminou na segunda colocação de seu grupo na primeira fase. Depois de ganhar seus dois primeiros jogos, o Guaros foi derrotado pelo Paulistano/Corpore, por 90 a 78, dentro de casa, em Barquisimeto (VEN).

Confira o calendário completo do Grupo E da Liga Sul-Americana 2016:

– Grupo E
Sede:
Santiago Del Estero (ARG)

01/11 (Terça-feira)
21h15 – UniCEUB/Cartão BRB/Brasília x Weber Bahia Blanca (ARG)
23h30 – Olimpico La Banda (ARG) x Guaros de Lara (VEN)

02/11 (Quarta-feira)
21h15 – Guaros de Lara (VEN) x UniCEUB/Cartão BRB/Brasília
23h30 – Weber Bahia Blanca (ARG) x Olimpico La Banda (ARG)

03/11 (Quinta-feira)
21h15 – Guaros de Lara (VEN) x Weber Bahia Blanca (ARG)
23h30 – Olimpico La Banda (ARG) x UniCEUB/Cartão BRB/Brasília

Fúlvio, do Brasília, e Ferreyra, do Olímpico

Atual campeão da competição, Brasília corre atrás de seu quarto título na história da Liga Sul-Americana (Gaspar Nóbrega/FIBA Américas)