HOJE
Chegou a hora
Por Liga Nacional de Basquete
Atual campeão, Brasília decide seu futuro na Liga Sul-Americana 2016 pelo Grupo E da fase semifinal, na Argentina; estreia será nesta terça-feira
O UniCEUB/Cartão BRB/Brasília continuará sua trajetória em busca do bicampeonato da Liga Sul-Americana nesta semana. Entre os dias 01 e 03 de novembro, em Santiago del Estero (ARG), os atuais campeões disputarão a fase semifinal do torneio continental. Fazem parte do Grupo E, ao lado dos candangos, Weber Bahia Basket (ARG), Guaros de Lara (VEN) e o anfitrião Olimpico de La Banda. O vencedor da chave garante vaga na grande decisão.
O ginásio que receberá a chave já conhecido pela equipe brasileira. Na primeira fase, o Brasília caiu no Grupo D, também sediado em Santiago del Estero, casa do Olímpico La Banda, anfitrião que o time candango enfrentará na segunda rodada da fase semifinal.
Na primeira fase, a única derrota sofrida pela equipe da capital brasileira foi exatamente para o Olímpico La Banda. Após ambos os times vencerem seus dois primeiros jogos, o terceiro e último confronto da chave decidiu o primeiro colocado do Grupo D. Infelizmente para o elenco candango, o Brasília foi derrotado, por 86 a 70, e acabou na segunda posição.
“Agora vamos trabalhar a cabeça dos atletas, conversar muito, afastar qualquer nervosismo. Serão três finais seguidas, um quadrangular muito duro, com grandes equipes, e só avança um. O principal agora é focar a concentração, que será necessária para os jogos”, resumiu Savignani.

De volta à Santiago del Estero, Brasília enfrentará novamente o Olímpico La Banda, única equipe para quem o time candango foi derrotado na primeira fase (Gaspar Nóbrega/FIBA Américas)
Primeiro adversário do Brasília na fase semifinal, o Weber Bahía, também da Argentina, fez uma boa primeira fase. Apesar de perder seu primeiro jogo na competição, para o Hebraica Macabi (URU), por 74 a 68, o time argentino se recuperou, venceu suas duas últimas partidas, contra Universidad San Símon (BOL), por 78 a 63, e Deportivo Valdívia (CHI), por 99 a 64, e terminou com a primeira colocação do Grupo B, pelo critério de desempate (saldo de cestas), já que a equipe uruguaia acabou derrotada pelo time chileno, na segunda rodada da chave.
Além das duas equipes argentinas, o Guaros de Lara, da Venezuela, também será adversário da equipe candanga. Terceiro e último confronto do Brasília na semifinal, o atual campeão da Liga das Américas, assim como o time brasileiro, terminou na segunda colocação de seu grupo na primeira fase. Depois de ganhar seus dois primeiros jogos, o Guaros foi derrotado pelo Paulistano/Corpore, por 90 a 78, dentro de casa, em Barquisimeto (VEN).
Confira o calendário completo do Grupo E da Liga Sul-Americana 2016:
– Grupo E
Sede: Santiago Del Estero (ARG)
01/11 (Terça-feira)
21h15 – UniCEUB/Cartão BRB/Brasília x Weber Bahia Blanca (ARG)
23h30 – Olimpico La Banda (ARG) x Guaros de Lara (VEN)
02/11 (Quarta-feira)
21h15 – Guaros de Lara (VEN) x UniCEUB/Cartão BRB/Brasília
23h30 – Weber Bahia Blanca (ARG) x Olimpico La Banda (ARG)
03/11 (Quinta-feira)
21h15 – Guaros de Lara (VEN) x Weber Bahia Blanca (ARG)
23h30 – Olimpico La Banda (ARG) x UniCEUB/Cartão BRB/Brasília

Atual campeão da competição, Brasília corre atrás de seu quarto título na história da Liga Sul-Americana (Gaspar Nóbrega/FIBA Américas)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca