#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Chegou a hora

09-11-2016 | 06:32
Por Liga Nacional de Basquete

Após longa espera, Vasco estreará no NBB CAIXA nesta quinta, diante do Minas, que vem embalado por vitória na primeira rodada

Além da enorme tradição no futebol, o Vasco da Gama acumula uma história grandiosa no esporte da bola laranja. Nesta quinta-feira (10/11), às 19 horas (de Brasília), o cruzmaltino fará sua primeira partida no NBB CAIXA, diante do Minas, em Belo Horizonte (MG). A equipe mineira estreou na temporada 2016/2017 com o pé direito, ao vencer o Banrisul/Caxias do Sul, por 83 a 63.

Desde o início da Liga Ouro 2016, o torcedor do Vasco aguarda ansiosamente pela estreia do time no NBB CAIXA. Após 20 rodadas na competição de acesso, o cruzmaltino alcançou o título, ao bater o Campo Mourão Basquete, na série final, por 3 a 2, e confirmou sua presença no maior campeonato do basquete nacional para temporada 2016/2017. Exatos cinco meses depois do Jogo 5 das Finais.

+Clique e confira entrevista completa e matéria de David Jackson, reforço do Vasco para temporada

Desde o fim do Jogo 5 das Finais da Liga Ouro, no dia 10 de junho de 2016, o torcedor do Vasco aguarda ansiosamente pela estreia do time no NBB CAIXA. Exatamente cinco meses depois, o cruzmaltino enfim fará sua primeira partida pelo maior campeonato do basquetebol nacional.

Do título da Liga Ouro até a estreia no NBB CAIXA, o Vasco passou por algumas mudanças em seu elenco. Ao todo, foram cinco contratações para o cruzmaltino: O armador Nezinho, ex-Franca Basquete/Magazine Luiza, o ala David Jackson, que estava no basquetebol argentino, e os pivôs Murilo, ex-Gocil/Bauru Basket, Bruno Fiorotto, ex-Rio Claro, e Wagner, ex-Mogi das Cruzes/Helbor.

Fiorotto_VASCO

Com novo elenco, Vasco fez bela campanha na fase de classificação do Campeonato Carioca e decidirá o título, contra o Flamengo, em dezembro (Paulo Fernandes/Vasco.com.br)

O torcedor vascaíno pôde ter uma amostra durante o Campeonato Carioca de 2016. Após uma bela campanha na fase de classificação (cinco vitórias e uma derrota), o cruzmaltino bateu o Macaé Basquete na série semifinal, por 2 a 0. A grande final, diante do Flamengo, está empatada em 1 a 1 e será decidida apenas no dia 06 de dezembro.

Já o Minas, que vem com um elenco renovado para esta edição do NBB CAIXA, estreou muito bem na competição. Na primeira rodada, a equipe enfrentou o Caxias, na Arena Minas Tênis Clube, e dominou seu adversário. Sempre a frente do placar, os mineiros tiveram uma atuação muito sólida e venceram os gaúchos, por 83 a 63.

“Isso me anima demais, porque mostra que tem muita evolução. Eu acredito que o nosso time é o que mais pode evoluir no NBB. Temos dois estrangeiros de ótimo nível, temos jogadores jovens de ótimo nível, uma boa experiência no grupo. Isso mostra que o nosso time tem muito a crescer e pode buscar muita coisa no campeonato. A estreia foi boa, mas a gente tem que pensar no Vasco, porque é um jogo em casa e temos que buscar outra vitória”, disse Cristiano Grama, técnico do Minas.

+Clique e confira a matéria completa da partida entre Minas e Caxias

Destaque para os dois americanos do elenco mineiro, Scott Rodgers, cestinha da partida, com 19 pontos, além de seis assistências, e Drew Maynard, autor de 18 pontos e seis rebotes. Outros jogadores que também apareceram bem para a partida foram os brasileiros Danilo Siqueira, responsável por 14 pontos e sete assistências, e Big, que anotou um duplo-duplo, com dez tentos e dez sobras.

“Eu gostaria muito de agradecer aos fãs, eles vieram ao jogo e apoiaram a gente. Foi uma energia muito importante para o time, que conseguiu essa vitória. Jogamos como um time. Estou muito feliz pela vitória, mas já temos que pensar na quinta-feira”, comentou Scott Rodgers, cestinha da partida contra o Caxias.

O Minas segue aguardando a conclusão da inscrição do armador Paulinho Boracini no NBB CAIXA 2016/2017, para poder utilizar o seu mais novo reforço para temporada.

Maynard, do Minas, e Vinícius Gobor, do Caxias

Com grande atuações Scott e Drew Maynard, na foto, o Minas teve grande atuação sobre o Caxias e estreou com vitória no NBB CAIXA 2016/2017 (Orlando Bento/Minas TC)