#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Chegou a hora!

20-07-2015 | 05:41
Por Liga Nacional de Basquete

Depois de mais de um mês de preparação, Seleção Brasileira faz sua estreia nos Jogos Pan-Americanos nesta terça-feira, contra Porto Rico, às 11h30

9 de 11: atletas que disputam o NBB estão em peso na Seleção Brasileira para o Pan de Toronto (CBB/Divulgação)

9 de 11: atletas que disputam o NBB estão em peso na Seleção Brasileira para o Pan de Toronto (CBB/Divulgação)

Chegou o momento da Seleção Brasileira abrir sua participação no torneio de basquete masculino dos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015. Após mais de um mês de preparação, a equipe verde-amarela estreará na competição nesta terça-feira, às 11h30 (de Brasília), diante do selecionado de Porto Rico. O duelo contará com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

Com um elenco formado praticamente por jogadores do NBB – dos 11 atletas convocados, nove atuarão em uma equipe nacional na temporada 2015/2016 –, a Seleção iniciou os treinamentos visando os Jogos Pan-Americanos em São Paulo, no dia 15 de junho, e viajou para Toronto no último dia 10. Em solo canadense, os comandados do técnico Rubén Magnano ainda realizaram três amistosos contra seleções que também disputarão o Pan.

Adversário brasileiro na rodada inaugural do torneio, Porto Rico partiu para o Canadá com praticamente força máxima e a competição marcará a estreia do renomado e experiente técnico Rick Pittino no comando da equipe. Estarão à disposição do treinador norte-americano nomes como JJ Barea, Larry Ayuso, Renaldo Balckman, Ricky Sanchez e Peter John Ramos.

“Vamos enfrentar uma equipe com muito potencial ofensivo principalmente os exteriores. Além disso, possuem característica defensiva própria e jogam com muita pressão. O Brasil faz sua estreia na competição num momento bom, já que tivemos uma boa preparação. Os três amistosos que fizemos em Toronto foram positivos. A equipe está competitiva e chegou a hora de colocarmos em pratica o que foi treinado”, avaliou o técnico Magnano.

Integrante do Grupo A, o selecionado verde-amarelo ainda enfrentará Venezuela e Estados Unidos na primeira fase do Pan. As partidas acontecerão quarta (22/07) e quinta-feira (23/07), respectivamente. Do outro lado, no Grupo B estão Argentina, Canadá, México e República Dominicana. Os dois melhores de cada lado avançarão às semifinais, agendadas para a próxima sexta-feira (24/07).

“As expectativas são boas para a estreia, o grupo está muito unido e vamos dar o nosso máximo. Sabemos que Porto Rico está com uma equipe forte e começar o Pan contra uma das melhores equipes da competição não vai ser fácil. Fizemos alguns amistosos na semana passada e estamos confiantes no nosso progresso”, disse o pivô JP Batista, recentemente anunciado como novo reforço do Flamengo para a próxima temporada.

Agora companheiros de equipe, Fischer e Léo são dois dos mais promissores nomes da Seleção na disputa do Pan (Newton Nogueira/Divulgação)

Agora companheiros de equipe, Fischer e Léo são dois dos mais promissores nomes da Seleção na disputa do Pan (Newton Nogueira/Divulgação)

Em toda a história do Pan, o basquete masculino do Brasil acumula cinco medalhas de ouro (1971, 1987, 1999, 2003 e 2007), duas de prata (1963 e 1983) e seis de bronze (1951, 1955, 1959, 1975, 1979 e 1995), totalizando 13 medalhas, o que os deixa no posto de seleção que mais subiu no pódio da competição na modalidade, ao lado dos Estados Unidos, que também ficaram entre os três melhores em 13 edições.

O último título da Seleção Brasileira no Pan foi em 2007, no Rio de Janeiro (RJ), quando a equipe, então comandada por Lula Ferreira, tinha como principais referências nomes como Marcelinho Machado, Marquinhos, Caio Torres, Nezinho, Murilo, Paulão Prestes, Valtinho e Marcelinho Huertas. Convocados para o Pan de Toronto, Marcus Toledo e JP Batista também estavam na conquista da medalha de ouro em solo nacional e, agora, buscarão o bicampeonato pan-americano.

“O grande dia da estreia chegou. Vamos fortes para o jogo, com a consciência de que trabalhamos essas cinco semanas focados para esse momento. Agora, é colocar tudo aquilo que a gente treinou em prática. Vamos com tudo, porque essa vitória contra Porto Rico é muito importante. A gente sabe que é um campeonato curto, muito rápido. Não podem existir erros e vacilos. Podemos fazer um bom Pan-Americano”, avaliou Marcus, que defendeu o Pinheiros no último NBB e ainda anunciou em qual equipe atuará na próxima temporada.

Com oito títulos, os Estados Unidos são os maiores campeões da história do basquete masculino dos Jogos Pan-Americanos, seguido pelo Brasil, com cinco ouros, por Porto Rico, que venceu duas vezes, e pela Argentina, que ganhou uma. Desde a primeira edição, que foi realizada em 1951, em Buenos Aires (ARG), o país verde-amarelo ficou de fora do pódio somente três vezes em 16 oportunidades, mesmo desempenho dos Estados Unidos.

Confira a lista completa da Seleção Brasileira para a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Toronto:

Armadores
Larry Taylor (Mogi das Cruzes/Helbor)
Rafa Luz (Monbus Obradoiro – ESP)
Ricardo Fischer (Paschoalotto/Bauru)

Alas
Benite (Flamengo)
Léo Meindl (Paschoalotto/Bauru)
Marcus Toledo (Pinheiros)

Pivôs
Augusto Lima (UCAM Murcia – ESP)
JP Batista (Flamengo)
Olivinha (Flamengo)
Rafael Hettsheimeir (Paschoalotto/Bauru)
Rafael Mineiro (Winner/Limeira)