HOJE
Chegou a hora
Por Liga Nacional de Basquete
Bauru e Paulistano iniciam busca pelo título do Campeonato Paulista 2013, a partir desta segunda-feira, no Ginásio Panela de Pressão
O campeão do Campeonato Paulista 2013 está prestes a ser definido. De um lado, o líder da fase de classificação Paschoalotto/Bauru, do outro, o Paulistano/Unimed, terceiro colocado da primeira etapa da competição. As equipes chegaram à grande final e farão a primeira partida da série melhor de cinco neste segunda-feira (02/12), no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), às 20h00, com transmissão ao vivo através da ESPN+ HD.
Após o duelo inicial da decisão, os times se enfrentarão novamente, na terça-feira (03/12), no mesmo local, também às 20h00. Na semana seguinte, a série parte para São Paulo, em que a partir de segunda-feira (09/12), as agremiações voltam a se encontrar, desta vez na casa do clube da capital, no Ginásio Antônio Prado Jr, às 20h00, e se necessário, terça (10/12), no mesmo palco, também às 20h00. Caso os dois estejam empatados em 2 a 2, o confronto final será na outra segunda-feira (16/12), em Bauru (SP), às 20h00.

Ricardo Fischer e Dawkins em ação no primeiro turno, em partida vencida pelo Paulistano (Caio Casagrande/Bauru Basket)
O clima em terras bauruenses não poderia estar melhor. A equipe comandada pelo técnico Guerrinha conquistou, na última sexta-feira, o posto de terceiro melhor time da América do Sul, após superar o Boca Juniors (ARG), por 79 a 71, em Montevidéu, no Uruguai, e ficar com a medalha de bronze da Liga Sul-Americana 2013.
Outro elemento que aumenta ainda mais a empolgação da agremiação da cidade de Bauru é a sua volta a uma final paulista após 13 anos. O basquete bauruense foi campeão estadual pela última vez no ano de 1999, e vice em 2000. A possibilidade de levantar o troféu de melhor equipe do Estado de São Paulo novamente anima o técnico Guerrinha, que prevê uma série difícil contra o Paulistano e já convoca o torcedor para lotar o Ginásio Panela de Pressão nos dois primeiros encontros da grande decisão.
“Trabalhamos muito para trazer o basquete da cidade de Bauru novamente a este nível. Estamos muito felizes por chegar nesta final, mas agora temos que trabalhar ainda mais para conseguir esse título. Séria uma série duríssima e muito disputada. Contamos com o apoio da nossa torcida nas duas primeiras partidas e isso será fundamental para o resultado”, afirmou Guerrinha.
Para chegar a disputa do título paulista, o Bauru terminou a fase de classificação ocupando a primeira colocação, com 18 triunfos em 22 partidas, fato que permite os permite decidir as séries de playoffs em casa. Nas quartas, a equipe bauruense despachou o Palmeiras/Meltex, por 3 a 1, logo depois, derrubou seu rival Vivo/Franca, em confronto de absoluta vantagem dos mandantes, por 3 a 2.
“Esperamos muito por isso e vamos fazer de tudo para pegar essa taça. Fizemos um Paulista muito bom e temos totais condições de conseguir esse título. Estaremos do lado de nossa torcida, temos essa vantagem e vamos usá-la”, disse o ala Fernando Fischer.

Holloway anotou 35 pontos contra o Bauru em partida válida pelo NBB6 (Allan Conti/Divulgação)
Para bater de frente com os atuais terceiros colocados da América do Sul está o Paulistano, que está em sua terceira decisão de Estadual. Foi campeão em 1944 e vice em 2005 e 2009. Quatro anos depois, a equipe alvirrubra volta a uma decisão e vai com tudo para conquistar o título, já que bateu na trave nas duas últimas oportunidades.
Apesar de seu adversário na decisão ter terminado na liderança, o retrospecto do time da cidade de São Paulo é favorável no confronto. O Paulistano ainda não perdeu para o Bauru neste ano de 2013. Nos dois duelos na etapa de classificação do Campeonato Paulista, o esquadrão alvirrubro levou a melhor nos dois, e pelo NBB, os esquadrão da capital venceu novamente, em casa, por 87 a 66, com grande atuação do ala norte-americano Desmond Holloway, autor de 35 pontos.
Com ótima campanha, os comandados de Gustavo De Conti terminaram a fase de classificação do Estadual na terceira colocação, com 16 vitórias em 22 partidas disputadas (72,2% de aproveitamento).
Já nos playoffs, a agremiação paulistana teve dificuldades em todas as séries. Nas quartas, diante da Liga Sorocabana, o CAP abriu 2 a 0, com dois triunfos em seu ginásio, porém cedeu o empate nas duas partidas fora de casa e conseguiu a classificação apenas no quinto jogo (3 a 2)
Para avançar à final, o Paulistano enfrentou seu rival Pinheiros/SKY, em série marcada pelo extremo equilíbrio e também definida no quinto duelo, em casa, novamente vencida pelo time alvirrubro, por 3 a 2, o que promoveu a volta do clube do Jardim Europa a uma final do Campeonato Paulista após quatro anos.
Confira as datas e os horários das série final do Campeonato Paulista 2013:
Segunda-feira (02/12)
20h00 – Paschoalotto/Bauru x Paulistano/Unimed – Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP) (ESPN Brasil)
Terça-feira (03/12)
20h00 – Paschoalotto/Bauru x Paulistano/Unimed – Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP) (ESPN Brasil)
Segunda-feira (09/12)
20h00 – Paulistano/Unimed x Paschoalotto/Bauru – Ginásio Antônio Prado Jr, em São Paulo (SP) (ESPN Brasil)
Terça-feira (10/12)
20h00 –Paulistano/Unimed x Paschoalotto/Bauru – Ginásio Antônio Prado Jr, em São Paulo (SP)* (ESPN Brasil)
Segunda-feira (16/12)
20h00 – Paschoalotto/Bauru x Paulistano/Unimed – Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP)* (ESPN Brasil)
*se necessário
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca