HOJE
Chegou a hora
Por Liga Nacional de Basquete
Bauru e Paulistano iniciam busca pelo título do Campeonato Paulista 2013, a partir desta segunda-feira, no Ginásio Panela de Pressão
O campeão do Campeonato Paulista 2013 está prestes a ser definido. De um lado, o líder da fase de classificação Paschoalotto/Bauru, do outro, o Paulistano/Unimed, terceiro colocado da primeira etapa da competição. As equipes chegaram à grande final e farão a primeira partida da série melhor de cinco neste segunda-feira (02/12), no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), às 20h00, com transmissão ao vivo através da ESPN+ HD.
Após o duelo inicial da decisão, os times se enfrentarão novamente, na terça-feira (03/12), no mesmo local, também às 20h00. Na semana seguinte, a série parte para São Paulo, em que a partir de segunda-feira (09/12), as agremiações voltam a se encontrar, desta vez na casa do clube da capital, no Ginásio Antônio Prado Jr, às 20h00, e se necessário, terça (10/12), no mesmo palco, também às 20h00. Caso os dois estejam empatados em 2 a 2, o confronto final será na outra segunda-feira (16/12), em Bauru (SP), às 20h00.
O clima em terras bauruenses não poderia estar melhor. A equipe comandada pelo técnico Guerrinha conquistou, na última sexta-feira, o posto de terceiro melhor time da América do Sul, após superar o Boca Juniors (ARG), por 79 a 71, em Montevidéu, no Uruguai, e ficar com a medalha de bronze da Liga Sul-Americana 2013.
Outro elemento que aumenta ainda mais a empolgação da agremiação da cidade de Bauru é a sua volta a uma final paulista após 13 anos. O basquete bauruense foi campeão estadual pela última vez no ano de 1999, e vice em 2000. A possibilidade de levantar o troféu de melhor equipe do Estado de São Paulo novamente anima o técnico Guerrinha, que prevê uma série difícil contra o Paulistano e já convoca o torcedor para lotar o Ginásio Panela de Pressão nos dois primeiros encontros da grande decisão.
“Trabalhamos muito para trazer o basquete da cidade de Bauru novamente a este nível. Estamos muito felizes por chegar nesta final, mas agora temos que trabalhar ainda mais para conseguir esse título. Séria uma série duríssima e muito disputada. Contamos com o apoio da nossa torcida nas duas primeiras partidas e isso será fundamental para o resultado”, afirmou Guerrinha.
Para chegar a disputa do título paulista, o Bauru terminou a fase de classificação ocupando a primeira colocação, com 18 triunfos em 22 partidas, fato que permite os permite decidir as séries de playoffs em casa. Nas quartas, a equipe bauruense despachou o Palmeiras/Meltex, por 3 a 1, logo depois, derrubou seu rival Vivo/Franca, em confronto de absoluta vantagem dos mandantes, por 3 a 2.
“Esperamos muito por isso e vamos fazer de tudo para pegar essa taça. Fizemos um Paulista muito bom e temos totais condições de conseguir esse título. Estaremos do lado de nossa torcida, temos essa vantagem e vamos usá-la”, disse o ala Fernando Fischer.
Para bater de frente com os atuais terceiros colocados da América do Sul está o Paulistano, que está em sua terceira decisão de Estadual. Foi campeão em 1944 e vice em 2005 e 2009. Quatro anos depois, a equipe alvirrubra volta a uma decisão e vai com tudo para conquistar o título, já que bateu na trave nas duas últimas oportunidades.
Apesar de seu adversário na decisão ter terminado na liderança, o retrospecto do time da cidade de São Paulo é favorável no confronto. O Paulistano ainda não perdeu para o Bauru neste ano de 2013. Nos dois duelos na etapa de classificação do Campeonato Paulista, o esquadrão alvirrubro levou a melhor nos dois, e pelo NBB, os esquadrão da capital venceu novamente, em casa, por 87 a 66, com grande atuação do ala norte-americano Desmond Holloway, autor de 35 pontos.
Com ótima campanha, os comandados de Gustavo De Conti terminaram a fase de classificação do Estadual na terceira colocação, com 16 vitórias em 22 partidas disputadas (72,2% de aproveitamento).
Já nos playoffs, a agremiação paulistana teve dificuldades em todas as séries. Nas quartas, diante da Liga Sorocabana, o CAP abriu 2 a 0, com dois triunfos em seu ginásio, porém cedeu o empate nas duas partidas fora de casa e conseguiu a classificação apenas no quinto jogo (3 a 2)
Para avançar à final, o Paulistano enfrentou seu rival Pinheiros/SKY, em série marcada pelo extremo equilíbrio e também definida no quinto duelo, em casa, novamente vencida pelo time alvirrubro, por 3 a 2, o que promoveu a volta do clube do Jardim Europa a uma final do Campeonato Paulista após quatro anos.
Confira as datas e os horários das série final do Campeonato Paulista 2013:
Segunda-feira (02/12)
20h00 – Paschoalotto/Bauru x Paulistano/Unimed – Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP) (ESPN Brasil)
Terça-feira (03/12)
20h00 – Paschoalotto/Bauru x Paulistano/Unimed – Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP) (ESPN Brasil)
Segunda-feira (09/12)
20h00 – Paulistano/Unimed x Paschoalotto/Bauru – Ginásio Antônio Prado Jr, em São Paulo (SP) (ESPN Brasil)
Terça-feira (10/12)
20h00 –Paulistano/Unimed x Paschoalotto/Bauru – Ginásio Antônio Prado Jr, em São Paulo (SP)* (ESPN Brasil)
Segunda-feira (16/12)
20h00 – Paschoalotto/Bauru x Paulistano/Unimed – Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP)* (ESPN Brasil)
*se necessário