HOJE
Chegou a hora
Por Liga Nacional de Basquete
Atual campeão, Flamengo abre disputas do Grupo B da Liga das Américas nesta sexta-feira em solo mexicano e inicia a defesa de seu título
Chegou a hora de o atual campeão entrar em quadra. Vencedor do título da última edição da Liga das Américas, o Flamengo iniciará a defesa do troféu do principal torneio interclubes do continente em Cancún, no México. Nesta sexta-feira, às 22h15 (de Brasília), com transmissão ao vivo do canal SporTV 3, a equipe rubro-negra enfrentará o Malvín (URU) e abrirá as disputas do Grupo B.
Em 2014, de maneira invicta, o clube da Gávea conquistou a competição pela primeira vez na história. O título das Américas foi fundamental na escalada rubro-negra ao topo do mundo. A conquista levou a equipe à disputa da Copa Intercontinental e o esquadrão comandado pelo técnico José Neto superou o Maccabi Tel-Aviv para garantir o troféu de campeão mundial.
“Sabemos que a Liga das Américas é uma das competições continentais mais disputadas no basquete. Mas, depois de termos conseguido o título na última edição de forma invicta, a expectativa é de estarmos mais uma vez entre as equipes que estarão no Final Four. E aí teremos a chance de disputar o bicampeonato”, afirmou o técnico do Flamengo, José Alves Neto.
Depois de uma sequência instável na atual temporada do NBB, o Flamengo chega para sua primeira partida na Liga das Américas em um bom momento. Antes de embarcar para Cancún, a equipe venceu seus dois últimos compromissos na competição nacional, frente a Paulistano e Liga Sorocabana.a
A estreia do time rubro-negro na Liga das Américas acontecerá diante de uma equipe bastante conhecida pelos brasileiros. Na Liga Sul-Americana 2014, o Malvín duelou com Mogi das Cruzes/Helbor, Winner/Limeira e Paschoalotto/Bauru e manteve praticamente a mesma base que conquistou o quarto lugar no torneio da América do Sul. Além disso, a equipe de Montevidéu lidera a atual temporada da Liga Uruguaia.
“Vamos enfrentar nesta primeira fase equipes que estão se destacando em suas ligas nacionais. O Malvin é o líder da Liga Uruguaia e fez uma excelente Liga Sul-Americana, chegando ao Final Four”, disse José Neto.
Na sequência, o Flamengo terá pela frente o Leones de Quilpe, do Chile, no sábado, também às 22h15. Depois, no dia seguinte, no encerramento da chave, o time carioca desafiará o anfitrião Pioneros de Quintana Roo, do México, equipe que também possui uma conquista de Liga das Américas em seu histórico. No ano de 2012, os mexicanos se sagraram campeões da competição.
“O Leones também está nas primeiras posições na Liga Chilena e vem motivado. O Pioneros também figura entre as primeiras equipes da Liga Mexicana e, como sede, vai querer uma das vagas na próxima fase. Portanto, uma fase dura, mas estamos preparados para voltar com uma das duas vagas na próxima fase”, completou Neto.
Além do Flamengo, outras três equipes brasileiras estão na disputa da Liga das Américas. O São José/Unimed foi o primeiro time verde-amarelo a entrar em quadra e não fez feio. O esquadrão do vale do Paraíba ficou com a segunda posição do Grupo B e garantiu vaga na próxima fase. Paulistano/Unimed e Paschoalotto/Bauru, que estão nos Grupos C e D, respectivamente, são os outros representantes do país no torneio.
O Paulistano/Unimed fará sua estreia no principal campeonato continental da América Latina na cidade de Corrientes, na Argentina, sede do Grupo C, que terá suas partidas realizadas entre os dias 30 de janeiro e 01 de fevereiro de 2015. Ao lado do clube da capital paulista estarão o dono da casa Regatas Corrientes (ARG), o Marinos de Oriente (VEN) e o Halcones Rojos (MEX).
Por sua vez, o atual campeão sul-americano Bauru entrará em quadra para tentar mais um título continental em sua história entre os dias 06 e 08 de fevereiro, na cidade de Tunja, na Colômbia, onde acontecerão as partidas do Grupo D, que além da equipe bauruense ainda terá o Capitanes de Arecibo (PUR), o Trotamundos (VEN) e o anfitrião Patriotas de Boyacá (COL).
Entrando em sua oitava edição, a Liga das Américas já teve como campeões três times argentinos – Peñarol (2007 e 2009) e Regatas Corrientes (2010), três times brasileros: UniCEUB/BRB/Brasília (2008), Pinheiros/SKY (2013) e Flamengo (2014), além de um mexicano: Pioneiros de Quintana Roo (2012). Portanto, em caso de um título, o basquete brasileiro pode assumir o posto de maior campeão da história do torneio.
Assim como nas duas edições anteriores, a Liga das Américas 2015 dará ao campeão a vaga na Copa Intercontinental contra o campeão da Euroliga. Na última temporada, o Flamengo, campeão da principal competição da América, conquistou o inédito e histórico título do Mundial de Clubes ao levar a melhor sobre o Maccabi Tel-Aviv (ISR).
De acordo com o regulamento, os 16 times se enfrentarão dentro de seus grupos em turno único. Ao final da fase de classificação, as duas melhores equipes de cada chave avançarão à segunda fase, que será dividida em dois grupos (Grupo E e F). Os dois mais bem colocados dos grupos semifinais se classificarão ao Final Four, que funcionará em cruzamento olímpico (1º E x 2º F, e 1ºF x 2º E). Os vencedores das partidas avançarão à grande final da Liga das Américas, enquanto os perdedores disputarão o 3º lugar.
Confira a tabela completa do Grupo B da Liga das Américas 2015:
Sede: Cancún (MEX)
– 23/01 (Sexta-feira)
22h15 – Malvin (URU) x Flamengo – ao vivo no SporTV
00h30* – Pioneros de Quintana Roo x Leones de Quilpues (CHI)
*Madrugada de sexta para sábado
– 24/01 (Sábado)
22h15 – Flamengo x Leones de Quilpues (CHI) – ao vivo no SporTV
00h30* – Malvin (URU) x Pioneros de Quintana Roo (MEX)
*Madrugada de sábado para domingo
– 25/01 (Domingo)
22h15 – Leones de Quilpues (CHI) x Malvin (URU)
00h30* – Pioneros de Quintana Roo (MEX) x Flamengo – ao vivo no SporTV
*Madrugada de domingo para segunda-feira (26/01)