#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Cheio de emoção

08-08-2015 | 01:41
Por Liga Nacional de Basquete

Em jogo de duas prorrogações, Seleção Brasileira vence Uruguai e decidirá título do Super Desafio BRA neste domingo, contra a Argentina, ao vivo na Globo

Com Vitor Benite como cestinha, Brasil venceu duelo emocionante frente ao Uruguai (Gaspar Nobrega/Inovafoto)

Com Vitor Benite como cestinha, Brasil venceu duelo emocionante frente ao Uruguai (Gaspar Nobrega/Inovafoto)

Depois de conquistar a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, a Seleção Brasileira voltou à quadra neste sábado (08/08) para iniciar sua preparação para o Pré-Olímpico das Américas. E o resultado foi positivo. No Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, pelo Super Desafio BRA, o esquadrão verde-amarelo superou o Uruguai, em partida emocionante e decidida apenas na segunda prorrogação, pelo placar de 83 a 81.

Neste domingo, às 10 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo da TV Globo, Brasil e Argentina duelarão pela última rodada do Super Desafio BRA. Caso vença, a equipe nacional ficará com o título do torneio amistoso. Do outro lado, a Argentina precisa de uma vitória por sete ou mais pontos para subir no lugar mais alto do pódio. Em caso de triunfo argentino por até seis pontos será o Uruguai que se sagrará campeão da competição preparatória para a Copa América, que acontecerá entre os dias 31 de agosto e 12 de setembro, no México.

Depois de passar praticamente todo o jogo em desvantagem – apenas no terceiro quarto o Brasil se alternou com os rivais na liderança –, a equipe do técnico Rubén Magnano apertou o ritmo no últimos minutos e, com uma bola de três pontos convertida por Rafa Luz há 20 segundos para o fim, deixou tudo igual (63 a 63). Os uruguaios ainda tiveram a última posse de bola, mas a defesa brasileira funcionou muito bem e a decisão foi para a prorrogação.

No tempo extra, o equilíbrio seguiu predominando. Após Léo Meindl converter sua segunda bola de três no jogo, o Brasil abriu dois pontos de frente (69 a 67), restando 42 segundos para o fim. Só que o Uruguai não se entregou e conseguiu deixar tudo igual novamente (70 a 70), depois de Newsome pegar rebote ofensivo e pontuar. Com 12 segundos no relógio e a posse de bola nas mãos, a seleção teve a chance de vencer, mas Léo Meindl falhou em tentativa da longa distância e a partida se encaminhou para a segunda prorrogação.

Com pouco mais de 30 segundos para o término do segundo tempo extra, Fitipaldo acertou uma bola de três e colocou o Uruguai em vantagem (81 a 79). No ataque seguinte, JP Batista achou bem Olivinha no garrafão e o ala/pivô do Flanego marcou os dois pontos e ainda sofreu falta para promover nova troca de liderança (82 a 81). Desta vez quem teve a última posse de bola foi o Uruguai, mas a defesa brasileira funcionou bem e a vitória foi mesmo verde-amarela.

Com um duplo-duplo de 13 pontos e 14 rebotes, o pivô Augusto Lima ainda distribuiu cinco tocos e foi o principal nome do Brasil no duelo. Autor de 15 pontos, cinco assistências e cinco rebotes, o ala/armador Vitor Benite também se destacou pelo time verde-amarelo, assim como o ala Marquinhos, responsável por 14 pontos. Do lado uruguaio, os atletas mais efetivos em quadra foram o armador Fitipaldo e o pivô Newsome, com 21 e 20 pontos, respectivamente.

+ Clique aqui e confira as estatísticas completas do duelo entre Brasil e Uruguai

O jogo foi especial para dois garotos da nova safra do basquete nacional. “Produtos da LDB” e com cada vez mais destaque em suas respectivas equipes no NBB, o armador Deryk Ramos e o ala/armador Danilo Siqueira, ambos de 21 anos, fizeram suas estreias pela Seleção Brasileira adulta. Deryk ficou em quadra 12 minutos e marcou cinco pontos, enquanto que o atleta do Minas Tênis Clube, um dos destaques da primeira etapa da LDB 2015, atuou por nove minutos e registrou três pontos.

Durante a partida, o armador Ricardo Fischer sofreu um corte no supercílio e precisou deixar a partida. O atleta foi encaminhado a um hospital próximo ao Ginásio Nilson Nelso, recebeu os devidos atendimentos e passa bem. Por conta do incidente, o jogador do Paschoalotto/Bauru não atuará no duelo deste domingo contra a Argentina.

Confira calendário completo do Super Desafio BRA:

07/08 (Sexta-feira)
Uruguai 84 x 78 Argentina

08/08 (Sábado)
Brasil 83 x 81 Uruguai

09/08 (Domingo)
10h – Brasil x Argentina – ao vivo na TV Globo

Confira a lista de convocados da Seleção Brasileira:

Armadores:
Deryk Ramos – Winner/Limeira
Rafa Luz – Flamengo
Ricardo Fischer – Paschoalotto/Bauru

Alas:
Danilo Siqueira – Minas Tênis Clube
Marquinhos – Flamengo
Marcus Toledo – Solar Cearense
Léo Meindl – Paschoalotto/Bauru
Vitor Benite – Flamengo

Pivôs:
Augusto Lima – UCAM Múrica (ESP)
Guilherme Giovannoni – UniCEUB/BRB/Brasília
J.P. Batista – Flamengo
Olivinha – Flamengo
Rafael Mineiro – Winner/Limeira
Ronald – UniCEUB/BRB/Brasília

Confira a programação da Seleção Brasileira até o Pré-Olímpico:

7 a 9 de agosto – Desafio Super BRA (Brasília – DF)
9 a 12 de agosto – Treinamento em São Paulo
15 e 16 de agosto – Torneio das 4 Nações (Buenos Aires – Argentina)
17 a 20 de agosto – Treinamento em São Paulo
23 a 27 de agosto – Copa Tuto Marchand (San Juan – Porto Rico)
31 de agosto a 12 de setembro – Copa América / Pré-Olímpico (México)