HOJE
Cheio de emoção
Por Liga Nacional de Basquete
Em jogo de duas prorrogações, Seleção Brasileira vence Uruguai e decidirá título do Super Desafio BRA neste domingo, contra a Argentina, ao vivo na Globo

Com Vitor Benite como cestinha, Brasil venceu duelo emocionante frente ao Uruguai (Gaspar Nobrega/Inovafoto)
Depois de conquistar a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, a Seleção Brasileira voltou à quadra neste sábado (08/08) para iniciar sua preparação para o Pré-Olímpico das Américas. E o resultado foi positivo. No Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, pelo Super Desafio BRA, o esquadrão verde-amarelo superou o Uruguai, em partida emocionante e decidida apenas na segunda prorrogação, pelo placar de 83 a 81.
Neste domingo, às 10 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo da TV Globo, Brasil e Argentina duelarão pela última rodada do Super Desafio BRA. Caso vença, a equipe nacional ficará com o título do torneio amistoso. Do outro lado, a Argentina precisa de uma vitória por sete ou mais pontos para subir no lugar mais alto do pódio. Em caso de triunfo argentino por até seis pontos será o Uruguai que se sagrará campeão da competição preparatória para a Copa América, que acontecerá entre os dias 31 de agosto e 12 de setembro, no México.
Depois de passar praticamente todo o jogo em desvantagem – apenas no terceiro quarto o Brasil se alternou com os rivais na liderança –, a equipe do técnico Rubén Magnano apertou o ritmo no últimos minutos e, com uma bola de três pontos convertida por Rafa Luz há 20 segundos para o fim, deixou tudo igual (63 a 63). Os uruguaios ainda tiveram a última posse de bola, mas a defesa brasileira funcionou muito bem e a decisão foi para a prorrogação.
No tempo extra, o equilíbrio seguiu predominando. Após Léo Meindl converter sua segunda bola de três no jogo, o Brasil abriu dois pontos de frente (69 a 67), restando 42 segundos para o fim. Só que o Uruguai não se entregou e conseguiu deixar tudo igual novamente (70 a 70), depois de Newsome pegar rebote ofensivo e pontuar. Com 12 segundos no relógio e a posse de bola nas mãos, a seleção teve a chance de vencer, mas Léo Meindl falhou em tentativa da longa distância e a partida se encaminhou para a segunda prorrogação.
Com pouco mais de 30 segundos para o término do segundo tempo extra, Fitipaldo acertou uma bola de três e colocou o Uruguai em vantagem (81 a 79). No ataque seguinte, JP Batista achou bem Olivinha no garrafão e o ala/pivô do Flanego marcou os dois pontos e ainda sofreu falta para promover nova troca de liderança (82 a 81). Desta vez quem teve a última posse de bola foi o Uruguai, mas a defesa brasileira funcionou bem e a vitória foi mesmo verde-amarela.
Com um duplo-duplo de 13 pontos e 14 rebotes, o pivô Augusto Lima ainda distribuiu cinco tocos e foi o principal nome do Brasil no duelo. Autor de 15 pontos, cinco assistências e cinco rebotes, o ala/armador Vitor Benite também se destacou pelo time verde-amarelo, assim como o ala Marquinhos, responsável por 14 pontos. Do lado uruguaio, os atletas mais efetivos em quadra foram o armador Fitipaldo e o pivô Newsome, com 21 e 20 pontos, respectivamente.
+ Clique aqui e confira as estatísticas completas do duelo entre Brasil e Uruguai
O jogo foi especial para dois garotos da nova safra do basquete nacional. “Produtos da LDB” e com cada vez mais destaque em suas respectivas equipes no NBB, o armador Deryk Ramos e o ala/armador Danilo Siqueira, ambos de 21 anos, fizeram suas estreias pela Seleção Brasileira adulta. Deryk ficou em quadra 12 minutos e marcou cinco pontos, enquanto que o atleta do Minas Tênis Clube, um dos destaques da primeira etapa da LDB 2015, atuou por nove minutos e registrou três pontos.
Durante a partida, o armador Ricardo Fischer sofreu um corte no supercílio e precisou deixar a partida. O atleta foi encaminhado a um hospital próximo ao Ginásio Nilson Nelso, recebeu os devidos atendimentos e passa bem. Por conta do incidente, o jogador do Paschoalotto/Bauru não atuará no duelo deste domingo contra a Argentina.
Confira calendário completo do Super Desafio BRA:
07/08 (Sexta-feira)
Uruguai 84 x 78 Argentina
08/08 (Sábado)
Brasil 83 x 81 Uruguai
09/08 (Domingo)
10h – Brasil x Argentina – ao vivo na TV Globo
Confira a lista de convocados da Seleção Brasileira:
Armadores:
Deryk Ramos – Winner/Limeira
Rafa Luz – Flamengo
Ricardo Fischer – Paschoalotto/Bauru
Alas:
Danilo Siqueira – Minas Tênis Clube
Marquinhos – Flamengo
Marcus Toledo – Solar Cearense
Léo Meindl – Paschoalotto/Bauru
Vitor Benite – Flamengo
Pivôs:
Augusto Lima – UCAM Múrica (ESP)
Guilherme Giovannoni – UniCEUB/BRB/Brasília
J.P. Batista – Flamengo
Olivinha – Flamengo
Rafael Mineiro – Winner/Limeira
Ronald – UniCEUB/BRB/Brasília
Confira a programação da Seleção Brasileira até o Pré-Olímpico:
7 a 9 de agosto – Desafio Super BRA (Brasília – DF)
9 a 12 de agosto – Treinamento em São Paulo
15 e 16 de agosto – Torneio das 4 Nações (Buenos Aires – Argentina)
17 a 20 de agosto – Treinamento em São Paulo
23 a 27 de agosto – Copa Tuto Marchand (San Juan – Porto Rico)
31 de agosto a 12 de setembro – Copa América / Pré-Olímpico (México)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca