HOJE
Cheio de energia
Por Liga Nacional de Basquete
De volta à Seleção Brasileira após mais de um ano, Leandrinho exalta reencontro com Varejão e assume papel de “veterano”

De volta ao basquete brasileiro, Leandrinho comandará a Seleção nos dois próximos jogos (Divulgação)
Leandrinho Barbosa está de volta a Seleção Brasileira. Sem defender o país desde os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, o ala/armador do Sesi Franca Basquete é um dos principais nomes do selecionado verde-amarelo para os duelos contra Colômbia, nesta quinta-feira, e Chile, no domingo.
A convocação marcou o reencontro de Leandrinho com Varejão. Recentemente, os atletas se enfrentaram pela primeira vez no NBB CAIXA e, agora, voltarão a atuar juntos depois de quase quatro – a última vez foi no Mundial de 2014, já que o pivô não esteve nos Jogos Olímpicos por conta de uma lesão.
“Joguei com o Anderson por muitos anos e fico feliz de estar do lado dele novamente, é uma situação normal para nós. Tive uma impressão muito boa desde a primeira janela quando ainda estava machucado. Senti uma energia positiva dos atletas e do novo técnico, que vem fazendo um trabalho maravilhoso. Todo mundo está gostando e curtindo muito esse momento”, exaltou Leandrinho.
Ambos com 35 anos, Leandrinho e Varejão são os atletas mais velhos do grupo para as duas partidas que serão realizadas em Goiânia. A dupla de “veteranos” comandará jovens jogadores como Yago Matheus, de 18, Lucas Dias, de 22, e Arthur Pecos, de 23.
“Acho que isso vai ter um reflexo positivo lá na frente. É uma renovação que vem sendo feita assim como acontece em todos os países. Isso é bom para o basquete brasileiro, pois podemos ver vários jogadores de muito potencial surgindo. Eu como veterano que já vivenciei outros momentos como esse e só posso dar meu apoio e tentar ser um exemplo positivo para a geração que está chegando”, explicou Leandrinho.

Leandrinho não atua pela Seleção Brasileira desde as Olimpíadas do Rio (FIBA/Divulgação)
Depois de duas vitórias nos dois primeiros jogos, a Seleção terá duas partidas em casa para tentar seguir com 100% de aproveitamento nas Eliminatórias para a Copa do Mundo. Na próxima janela, em junho, o time comandado por Petrovic fará dois jogos fora de casa, contra Venezuela e Colômbia.
“É uma competição de alto nível, classificatória para a Copa do Mundo 2019, onde todos estão querendo uma vaga. Colômbia e Chile são nossos próximos adversários e temos que estar preparados para o que der e vier. Nunca sabemos o que pode acontecer dentro de quadra”, disse Leandrinho.
“É lógico que a preparação que estamos fazendo é visando a Copa do Mundo da China e, principalmente, a próxima janela que será a mais importante. Serão duelos mais difíceis, fora de casa, e com equipes bem modificadas em relação a essas duas primeiras janelas. Por isso acredito que esses dois jogos em casa serão muito importantes para ganharmos ritmo de jogo e entrosamento”, concluiu.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca