HOJE
Cheio dePropriedade
Por Liga Nacional de Basquete
Com ótimas atuações de Vezarinho e Maxwell, Joinville controla o jogo desde o começo e passa fácil pelo Santos (AP) em casa
O sistema ofensivo do Joinville acabou sendo demais para o Santos (AP). O bom aproveitamento nos arremessos, liderado pelas atuações inspiradas de Vezarinho e Maxwell, levou a equipe catarinense a conquistar a vitória dentro de casa por 95 a 76.
Põe na conta: O resultado volta a colocar o Joinville com campanha acima dos 50%. Agora o time catarinense tem quatro vitórias em sete jogos e aparece na terceira colocação, atrás de Botafogo e Contagem. O Santos (AP) também tem quatro triunfos, mas chegou à sua sexta derrota e está e quarto lugar.
Os caras: O ala Vezarinho anotou 21 pontos para o Joinville e foi o cestinha da partida, além de dar três assistências. Outro personagem fundamental para o triunfo dos mandantes foi o ala-pivô Maxwell, que saiu de quadra com um duplo-duplo: 20 pontos e dez rebotes.
Boa pontaria: Vezarinho e Maxwell acabaram sendo dois reflexos de um sistema ofensivo que funcionou muito bem durante a maior parte do jogo. O Joinville terminou a partida com aproveitamento de 55,4% nos arremessos, acertando 36 em 65 tentativas. Mas se for desconsiderado o último quarto, em que a partida já estava definida e o desempenho geral teve uma queda, o time catarinense converteu 30 dos 50 chutes que deu ao longo dos três primeiros períodos, o que representa um rendimento de 60%.
Pegando fogo: Cada um à sua maneira, os dois ataques tiveram sucesso nos arremessos e somaram muitos pontos no primeiro quarto. O Joinville marcou 28 depois de converter oito das dez finalizações para dois que arriscou (80% de aproveitamento) e 11 em 18 no geral (61,1%). O Santos (AP) teve desempenho mais discreto nos chutes em geral: oito em 20 tentativas. Mas mostrou boa pontaria nas bolas de três, acertando seis em oito (75%) e produzindo 22 pontos no total.
Abriu: O Santos (AP) até chegou a empatar o jogo no começo do segundo quarto, mas logo as coisas desandaram. O time não fez mais tantas bolas de três assim, ao passo que a defesa continuou vendo o ataque adversário acertar a maioria dos arremessos. Resultado: o Joinville levou a superioridade no placar para a casa dos dois dígitos e foi para o intervalo vencendo por 53 a 39.
Matou o jogo: As coisas ficaram ainda mais difíceis para os visitantes no terceiro quarto, quando o sistema ofensivo continuou encontrando dificuldades e produziu apenas 14 pontos, enquanto o adversário teve aproveitamento superior a 60% nos arremessos em geral e manteve o ritmo ofensivo muito alto. Uma cesta de Andre Bambu com passe de Jefferson Socas na reta final do terceiro período fez o Joinville abrir 80 a 51 no placar. A partida já estava definida a essa altura. O Santos (AP) até conseguiu deixar a diferença no placar menor do que esses 29 pontos ao longo dos dez minutos finais, mas não passou perto de ameaçar o oponente.
E agora? O Joinville volta a entrar em quadra na terça-feira, novamente dentro de casa, contra o Brusque. Já o próximo compromisso do Santos (AP) será no dia 21 (sexta), quando visitará o Botafogo no Rio de Janeiro.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca