HOJE
Cheios de moral
Por Liga Nacional de Basquete
Após vencerem suas primeiras partidas, Flamengo e Joinville se enfrentam nesta quarta-feira pelo NBB CAIXA; duelo terá transmissão pelo Twitter do NBB

Flamengo, do argentino Franco Balbi, venceu duas partidas fora de casa no NBB CAIXA (Stephan Eilbert/Basquete Cearense)
Depois de vencerem suas primeiras partidas no NBB CAIXA, Flamengo e Joinville/AABJ se enfrentarão na noite desta quarta-feira (17/10) visando ampliar suas sequências positivas na competição. A partida será realizada na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro (RJ), às 20h30, com transmissão ao vivo pelo Twitter do @NBB (clique para assistir).
O Flamengo já entrou em quadra duas vezes pelo NBB CAIXA 2018/2019 e conquistou duas vitórias importantes fora de casa. Na estreia na competição, no último sábado (13/10), o time rubro-negro foi até Fortaleza jogar contra o Basquete Cearense e venceu sem sofrer muitos sustos, por 73 a 54.
+Estatísticas, fotos e matéria de Basquete Cearense x Flamengo
Já nesta segunda-feira (15/10), a equipe comandada pelo técnico Gustavo De Conti enfrentou um rival antigo, o Universo/Caixa/Brasília. O clássico, que já foi duas finais de NBB CAIXA, terminou com vitória do time carioca com uma ampla vantagem, pelo placar de 94 a 69.
QUEE ISSO, NESBITT?? Quase levou o aro embora 🔨🔨 pic.twitter.com/QehNWVlYBH
— NBB CAIXA (@NBB) 16 de outubro de 2018
O grande destaque do Flamengo nas duas partidas foi o ala Marquinhos, MVP e cestinha da última temporada. Contra o Carcará foram 21 pontos e quatro rebotes, já no duelo com o Brasília, o ala anotou 16 pontos, pegou seis rebotes e distribuiu três assistências.
Mas o que realmente chama atenção é a força do elenco rubro-negro. Nas duas partidas disputadas até aqui, nove jogadores da equipe estiveram em quadra por pelo menos 15 minutos. Além disso, quase todos os atletas participaram dos dois jogos – contra o Basquete Cearense apenas um jogador não participou, no duelo com o Brasília todos jogaram.
Joinville estreou com grande resultado
O Joinville/AABJ fez sua primeira partida na atual temporada do NBB CAIXA contra o Botafogo, fora de casa, nesta segunda-feira, e iniciou sua campanha na competição com êxito. Na estreia do técnico Daniel Lazier no comando da equipe, o time catarinense conseguiu uma importante vitória contra o Glorioso, por apertados 64 a 62.
+Estatísticas, fotos e a matéria de Botafogo x Joinville
A partida se manteve equilibrada do início ao fim, com diversas alternâncias na liderança do placar. O momento decisivo do jogo foi o terceiro quarto, quando o time de Santa Catarina assumiu a dianteira, ao vencer a parcial por 19 a 13, e não largou mais. No finalzinho, o Botafogo esboçou uma reação e diminuiu para apenas um ponto, mas o Joinville continuou focado e finalizou a partida com sucesso.
O jogo coletivo do time comandado por Daniel Lazier funcionou bem. A pontuação da equipe ficou concentrada nas mãos de quatro jogadores, que atingiram dois dígitos nesse quesito: o ala Felipe Vezaro (13); o armador Vezarinho (11); e os pivôs Mathias e André Bambu (dez pontos cada). Outro nome com destaque foi o ala/armador Jefferson Socas, que anotou nove pontos, pegou oito rebotes e deu cinco assistências na vitória do Joinville.
“Essa vitória nos dá muita tranquilidade e confiança para a sequência do trabalho, que ainda está no início. Lógico que nos motiva, mas a motivação já vem desde os treinos. Para o jogo contra o Flamengo, que tem um elenco com muita qualidade, não podemos errar. Antes de achar um ponto fraco deles, temos que focar nas nossas qualidades e procurar acertar o máximo possível para fazermos uma boa partida, que é o nosso principal objetivo”, avaliou Daniel Lazier, técnico do Joinville.
Na última temporada, deu rubro-negro duas vezes
Flamengo e Joinville se enfrentaram duas vezes na temporada passada. A primeira partida foi realizada no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ), e foi vencida pelo time rubro-negro, por 86 a 75. O jogo foi definido após um terceiro quarto arrasador do time da casa, que levou a parcial por 26 a 13 e abriu uma boa vantagem. O destaque ficou com o ala Marquinhos, com 17 pontos e sete rebotes.
Já o segundo encontro, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville (SC), também teve o maior campeão do NBB CAIXA como vitorioso, pelo placar de 91 a 81. Marquinhos, mais uma vez, foi o cestinha do confronto, com 23 pontos. Quem também teve boa atuação foi o pivô Anderson Varejão, que terminou a partida com 15 pontos, seis rebotes e 21 de eficiência.
+Confira a tabela completa de jogos do NBB CAIXA 2018/2019
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL e Açúcar Guarani.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca