HOJE
Choque de alto nível
Por Liga Nacional de Basquete
No Ginásio da ASCEB, Brasília e Bauru dão início à outra série semifinal do NBB CAIXA nesta terça-feira, com transmissão ao vivo dos canais SporTV
Depois do emocionante duelo entre Mogi das Cruzes/Helbor e Flamengo no último sábado, as semifinais do NBB CAIXA 2015/2016 prosseguirão com mais um confronto de altíssimo nível. No Ginásio da ASCEB, UniCEUB/Cartão BRB/Brasília e Paschoalotto/Bauru abrirão a outra semifinal, nesta terça-feira (03/05), às 21h15 (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV.
Para chegar à sua terceira semifinal consecutiva, a equipe bauruense terminou a fase de classificação na vice-liderança, com campanha de 21 vitórias e sete derrotas (75% de aproveitamento), e avançou direto às quartas de final. Nela, levou a melhor sobre o EC Pinheiros, de maneira apertada, por 3 a 1, e foi à mais uma briga pela vaga na Final do NBB CAIXA.
“Não existe semifinal fácil e todos os times sabem disso. Temos que jogar concentrados, focados naquilo que o Demétrius nos pediu, no que treinamos e mostrar intensidade o tempo todo. Precisamos ajustar algumas falhas que tivemos nas quartas e chegar com força total contra o Brasília”, avaliou o pivô Rafael Hettsheimeir, do Bauru.

Bauru e Brasília são donos de dois dos melhores ataques da atual temporada do NBB CAIXA (Caio Casagrande/Bauru Basket)
Já o Brasília fechou a primeira fase na sexta colocação, com 18 triunfos e dez reveses, e por isso disputou as oitavas de final. O adversário foi o Banrisul/Caxias Basquete (11º), que até venceu o primeiro jogo, mas não segurou os candangos e foi superado por 3 a 1. Nas quartas, os brasilienses superaram ninguém menos que o terceiro colocado Paulistano/Corpore, também por 3 a 1.
“Nosso time teve uma boa semana de trabalho, visando à preparação para este primeiro jogo e temos que aproveitar o fator casa na abertura da série, entrando com uma grande intensidade. Assim, teremos o ritmo do jogo em mãos e isso nos ajudará a iniciar bem essa difícil série”, comentou o ala/pivô e capitão do Brasília, Guilherme Giovannoni.
+Clique aqui e confira as curiosidades históricas do confronto entre Bauru e Brasília
Com a classificação, o Brasília, três vezes campeão do NBB CAIXA, retornou à semifinal após três temporadas de ausência. A última vez em que o esquadrão do Distrito Federal chegou entre os quatro melhores foi na temporada 2011/2012, quando foi à decisão contra o São José Basketball e conquistou o título do maior campeonato do basquete brasileiro pela terceira vez consecutiva.
Quatro vezes finalista na história, a agremiação do Distrito Federal está em busca de um feito inédito no NBB CAIXA: chegar à decisão mesmo vindo de fora do G-4. Sexto colocado na fase de classificação, o time do técnico Bruno Savignani está ao lado do outro semifinalista Mogi das Cruzes/Helbor, quinto colocado, que enfrenta o Flamengo, na luta pela mesma façanha.

Brasília, 6º na fase de classificação, tentará ser o 1º time da história a chegar à Final mesmo vindo de fora do G-4 (Brito Júnior/UniCEUB)
Por sua vez, o Bauru está na semifinal pelo segundo ano consecutivo e o terceiro na história. Na temporada passada, o Dragão da Cidade Sem Limites disputou a vaga na Final contra o Mogi e venceu a série por 3 a 2. Na decisão, perdeu para o Flamengo, por 2 a 0. Antes disso, os bauruenses haviam ido à semi do NBB CAIXA 12/13 e foram varridos pelo Uberlândia, vice-campeão daquela edição.
+Clique aqui e confira dados históricos, recordes e curiosidades das semifinais do NBB CAIXA
Esta série colocará frente a frente os dois melhores ataques da atual temporada do NBB CAIXA. Os bauruenses têm a melhor média, com 87,4 por partida, enquanto os brasilienses vêm logo atrás, com média de 86,5 tentos por partida.
“A chave é conseguir fazer o número de pontos que estamos acostumados, bastará diminuir um pouco a eficiência ofensiva deles para ter mais chances de vitória. Por isso que eu falo tanto da defesa. Se a gente for bem defensivamente, aumentam nossas chances de vitórias”, apontou Bruno Savignani, técnico do Brasília.

Bauru, de Alex Garcia, venceu os dois jogos contra Brasília na fase de classificação (Caio Casagrande/Bauru Basket)
Um feito que prova o alto poder ofensivo das duas equipes são os placares dos dois triunfos do Bauru diante do Brasília na fase de classificação: no primeiro turno, nas ASCEB, por 114 a 111 (maior placar deste NBB CAIXA), e no Panela de Pressão, por 94 a 92, em duelo
E por falar em confrontos, Bauru e Brasília se enfrentaram em 22 oportunidades em toda a história do NBB CAIXA, e a vantagem é dos candangos, com 15 resultados positivos e sete derrotas. Na temporada 2009/2010, os dois clubes estiveram frente a frente pelas quartas de final, vencidas tranquilamente pelos candangos, por 3 a 0.
Para o duelo que abrirá a série, o Brasília não contará com o armador Fúlvio, que sofreu um estiramento na perna direita em 25 de abril, na vitória que definiu a classificação dos brasilienses contra o Paulistano. A expectativa é que o armador retorne às quadras no segundo jogo da série, no próximo sábado (07/05). Já o Bauru contará com os retornos de Murilo e Jefferson, ausentes no Jogo 4 das quartas contra o Pinheiros.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.
Confira o calendário completo da série semifinal entre Bauru e Brasília:
– Paschoalotto/Bauru (2º) x UniCEUB/Cartão BRB/Brasília (6º)
Jogo 1 – 03/05 (terça), às 21h15, no Ginásio da ASCEB, em Brasília – ao vivo no SporTV
Jogo 2 – 07/05 (sábado), às 14h10, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru – ao vivo no SporTV e na RedeTV!
Jogo 3 – 10/05 (terça), às 21h15, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru – ao vivo no SporTV
Jogo 4* – data e horário a definir, no Ginásio da ASCEB, em Brasília – ao vivo no SporTV
Jogo 5* – data e horário a definir, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru – ao vivo no SporTV
*Se necessário
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca