#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Choque de campeões

11-12-2013 | 04:41
Por Liga Nacional de Basquete

Atuais detentores dos títulos da Liga Sul-Americana e da Liga das Américas, respectivamente, Brasília e Pinheiros se enfrentam pela nona rodada do NBB

A nona rodada do NBB 2013/2014 colocará frente a frente os atuais donos das Américas. Últimos campeões dos principais torneios interclubes do continente, Uniceub/BRB/Brasília e Pinheiros/SKY se enfrentarão nesta quinta-feira, às 21 horas (de Brasília), no Ginásio da Asceb, na capital federal, com transmissão ao vivo do canal SporTV 2.

Depois de conquistar o título da Liga Sul-Americana 2013, o esquadrão candango busca melhorar seu rendimento na maior competição de basquete do país. Atualmente, a equipe dirigida pelo técnico argentino Sergio Hernandez ocupa apenas a 14ª colocação, com dois triunfos em seis jogos realizados (33% de aproveitamento). Mas a missão do time no duelo desta quinta-feira não será nada fácil.

“Com certeza será um jogo complicado. O Pinheiros tem um grande time e está em um bom momento, mas vamos dar nosso máximo em quadra para conseguirmos sair com a vitória”, afirmou o pivô norte-americano do Brasília, Marcus Goree.

Com o apoio de seu torcedor, Brasília, do norte-americano Goree, tentará a terceira vitória no NBB (Brito Júnior/Divulgação)

Com o apoio de seu torcedor, Brasília, do norte-americano Goree, tentará a terceira vitória no NBB (Brito Júnior/Divulgação)

Atual campeão da Liga das Américas, o Pinheiros atravessa um ótimo momento na sexta edição do NBB. O time da capital paulista se encontra na segunda posição da tabela de classificação, com um total de seis vitórias e apenas dois resultados negativos (75% de aproveitamento).

Na cola do líder e invicto Winner/Kabum/Limeira, o esquadrão pinheirense está embalado na atual temporada da competição nacional. A equipe dirigida pelo experiente técnico Cláudio Mortari venceu seis de seus últimos sete jogos no campeonato.

“O time de Brasília é o atual campeão sul-americano. A gente sabe que eles estão bem concentrados e unidos, ainda mais depois de uma vitória dessas, um título internacional, mas o Pinheiros também vem de uma conquista, que é a Liga das Américas. Sabemos que será um grande jogo, ainda mais na casa do adversário”, afirmou Rafael Mineiro.

A partida será o confronto entre os dois melhores ataques do NBB 2013/2014 até o momento. Apesar da campanha irregular, Brasília lidera a lista, com média de 83,3 pontos por jogo, enquanto que o Pinheiros vem logo atrás, com 82,8 tentos anotados por duelo.

“Sem dúvida alguma será um grande jogo, entre os atuais campeões continentais. Espero um jogo muito duro, contra uma equipe que tem um potencial ofensivo enorme”, analisou o ala/pivô candango Guilherme Giovannoni.

Com boas atuações de Mineiro, Pinheiros passa por ótimo momento na competição (João Pires/Divulgação)

Com boas atuações de Mineiro, Pinheiros passa por ótimo momento na competição (João Pires/Divulgação)

Grande parte da boa campanha do Pinheiros se deve à chegada do ala/armador Leandrinho Barbosa. O jogador disputou cinco partidas pela equipe e já assumiu a liderança no ranking de cestinhas do NBB 2013/2014, com média de 22 pontos por jogo. Além do camisa 28, os norte-americanos Shamell e Joe Smith, que anotam 20,2 e 16,5 tentos por duelo, e o ala/pivô Mineiro também passam por ótimas fases.

“Brasília tem uma grande força e uma grande torcida. Temos que estar concentrados. Vamos para cima com tudo para tentarmos essa vitória, ainda mais agora com o reforço do Leandrinho”, completou Mineiro, dono de médias de 16,1 pontos e 5,7 rebotes por confronto.

Para a partida, o Pinheiros seguirá sem poder contar com o armador Paulinho, ainda em recuperação de uma lesão no calcanhar, e do pivô norte-americano Toyloy, que passou por uma cirurgia após fraturar o dedão do pé esquerdo. Por sua vez, Brasília também continuará desfalcado do ala Alex, de molho por conta de uma contusão na coxa direita.