#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Choque de gigantes

24-01-2014 | 06:34
Por Liga Nacional de Basquete

Vindos de largas sequências de vitórias no NBB, Brasília e Flamengo protagonizam mais uma capítulo da história do maior clássico do basquete brasileiro na atualidade

Únicos campeões do NBB na história, Brasília e Flamengo travam a maior rivalidade do basquete brasileiro na atualidade (João Pires/LNB)

Únicos campeões do NBB na história, Brasília e Flamengo travam a maior rivalidade do basquete brasileiro na atualidade (João Pires/LNB)

Neste sábado, UniCEUB/BRB/Brasília e Flamengo escreverão mais um capítulo na história do maior clássico do basquete brasileiro na atualidade. No Ginásio Nilson Nelson, na capital federal, às 12 horas (de Brasília), as equipes que atravessam ótimo momento no NBB 2013/2014 se enfrentarão, com transmissão ao vivo do canal SporTV, em duelo válido pela 20ª rodada da sexta edição do maior campeonato de basquete do país.

Líder isolado da competição nacional, o time rubro-negro venceu seus últimos oito compromissos e possui uma campanha de 14 triunfos em 17 partidas realizadas (82,4% de aproveitamento). Enquanto isso, o esquadrão do Centro-Oeste do país levou a melhor nos últimos sete jogos que disputou e aparece na quinta colocação na tabela de classificação, com 11 resultados positivos e seis derrotas (64,7% de aproveitamento).

“Será um jogo complicado e que nós temos que impor nosso ritmo. O Flamengo é um adversário direto na briga por uma vaga entre os quatro primeiros colocados na tabela, mas estaremos no nosso domínio e temos que partir para cima e buscar a vitória”, disse o ala e capitão candango Alex, que nunca ficou de fora de um confronto entre Brasília e Flamengo pelo NBB.

Rivais de longa data, Flamengo e Brasília já se enfrentaram 21 vezes na história do NBB. Os candangos levam ligeira vantagem, já que venceram 11 jogos contra dez vitórias dos cariocas. Dentre esses confrontos, os times protagonizaram duas decisões do campeonato, na época disputadas em uma melhor de cinco partidas, com uma vitória para cada lado – o clube da Gávea venceu a final da primeira edição do campeonato (2008/2009) e os representantes da capital federal deram o troco na temporada seguinte (2009/2010).

“É o principal clássico do basquete brasileiro. É quase um campeonato à parte, pela rivalidade e pelo alto nível dos confrontos entre Flamengo e Brasília, e sempre decidido em detalhes, na maioria das vezes por placares apertados. Os dois times chegam para esse confronto em grande momento, sabemos da força de Brasília, eles também sabem da qualidade da nossa equipe, e existe um respeito grande entre os jogadores. É um jogo especial, daqueles que todo mundo quer jogar e que todo mundo quer vencer”, disse o ala Marcelinho, um dos principais personagens da história do clássico.

Brasília e Flamengo se enfrentarão pela 22ª vez na história do NBB (Brito Junior/Divulgação)

Brasília e Flamengo se enfrentarão pela 22ª vez na história do NBB (Brito Junior/Divulgação)

O último encontro entre as equipes aconteceu na partida de abertura da atual temporada do NBB. Diante de sua torcida, na HSBC Arena, no Rio de Janeiro, o time dirigido pelo técnico José Neto levou a melhor, pelo placar de 84 a 82. Mesmo sem poder contar com Marcelinho, suspenso, Marquinhos, lesionado, e Meyinsse, que foi aos Estados Unidos por conta do falecimento de seu pai, o clube da Gávea contou com boas atuações de Laprovittola e Olivinha para abrir a competição nacional com vitória sobre seu maior rival.

“Vai ser um bom espetáculo para a torcida. Na primeira rodada nós perdemos no Rio e, agora, só pensamos na vitória. Sabemos que será um jogo difícil, mas vamos entrar em quadra concentrados e vamos dar o máximo para conquistar o resultado positivo”, comentou o armador Nezinho.

“Todos esses jogos são legais de jogar, para mim é sempre um prazer. A atmosfera deste jogo é como uma final de campeonato, o que torna o a partida empolgante para quem joga e quem assiste. Acredito que seja a maior rivalidade do basquete brasileiro atual. Provavelmente teremos o ginásio lotado e uma grande festa do nosso basquete”, completou o camisa 23 do Brasília.

Para a partida, o Flamengo contará com um importante “reforço”. Depois de ficar de fora de todo o primeiro turno do NBB 2013/2014, o ala Marquinhos fez sua estreia na temporada, na última rodada, na vitória rubro-negra sobre Goiânia. Depois de debutar, o MVP da edição passada do campeonato nacional está pronto para encarar o grande clássico do basquete brasileiro.

“Estou me sentindo bem e muito confiante no nosso time. Apesar do bom momento do Brasília, acreditamos que podemos vencer. Seria uma vitória importante para seguir na liderança e ter vantagem, lá na frente, nos playoffs”, disse Marquinhos, que completará 150 partidas na história do NBB, justamente diante do esquadrão candango.

O Flamengo foi campeão do NBB5 em cima do Uberlândia (João Pires/LNB)

Recuperado da lesão no joelho, Marquinhos está à disposição do técnico José Neto para a partida (João Pires/LNB)