HOJE
Chuta, Jimmy!
Por Liga Nacional de Basquete
Indicado ao prêmio de Melhor Defensor nas duas últimas temporadas, Jimmy passa a ter mais volume nos arremessos e vira uma das armas ofensivas do Mogi
O poderio defensivo de Jimmy já é uma realidade no NBB CAIXA há anos. Tanto é que nas duas últimas temporadas, o ala da Mogi das Cruzes/Helbor foi indicado ao Prêmio de Melhor Defensor da competição. Só que nesta edição do maior campeonato de basquete do país, o jogador evoluiu ofensivamente e virou uma das armas do ataque da equipe paulista.
Aos 26 anos e cada vez mais maduro, Jimmy vive de longe o melhor momento de sua carreira. Após duas temporadas vindo do banco de reservas do Mogi, o camisa 18 se firmou como titular absoluto da equipe após a chegada do técnico Guerrinha e agora ostenta o posto de terceiro maior cestinha mogiano no NBB CAIXA 2016/2017, atrás apenas dos norte-americanos Shamell e Tyrone.
Nas 18 partidas disputadas pelo Mogi até o momento no campeonato nacional, Jimmy pontuou em dígitos duplos em 11 oportunidades. No título da Liga Sul-Americana, conquistado em meio ao início do NBB CAIXA, o camisa 18 também teve papel importante, inclusive com atuações de destaques nos Jogos 2 e 3 da decisão diante do Bahia Basket, com 11 e 14 pontos, respectivamente.
“Acho que muita convivência com essa equipe fez eu melhor ofensivamente. O Guerrinha também deu mais volume ofensivo e ele nos pede para ser agressivo, para chegar ao ataque arremessando quando estiver livre. Isso acaba criando confiança e o jogo vai fluindo naturalmente”, afirmou o jogador, dono de média de 10,8 pontos por jogo na competição.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.

“Minha evolução é muito pela confiança”, disse Jimmy, que é o 3º cestinha do Mogi no NBB CAIXA (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)
Nesta temporada, Jimmy aumentou significativamente seu volume de arremessos por partidas, principalmente nos tiros de três pontos. Comparando com a última edição do NBB CAIXA, o jogador passou de 2,1 bolas tentadas por partida para 3,9 por jogo. O aproveitamento segue alto – 45,7% contra 42,2% na temporada passada.
Nos arremessos de dois pontos, Jimmy também aumentou seu número de tentativas por partida, de 2,7 para 3,5 por jogo, mas com o alto aproveitamento de 60,3%. Nos lances livres o que chama a atenção é que o atleta errou apenas três dos 26 arremessos tentados – aproveitamento de 88,5%.
“Minha evolução é muito pela confiança. O time inteiro está esperando que eu procure mais pontos. Quando eu não faço tantos pontos mell vem falar comigo e me ‘cobra’. Isso ajuda a me sentir confiante. Se eu estiver livre, eu tenho que chutar. O time está esperando isso. O aproveitamento depende muito da confiança e do dia”, declarou Jimmy.em um jogo, o Sha

“Jimmy afirmou que vai “continuar trabalhando para chegar a uma Olimpíada no futuro” (Divulgação/FIBA Americas)
Nascido em Florianópolis, Jimmy disputa o NBB CAIXA desde a primeira edição. Ainda um garoto, aos 18 anos, atuou pelo Joinville na temporada 2008/2009, mas entrou em quadra apenas em quatro partidas. Depois se transferiu para o São José, equipe em que atuou por três temporadas e se sagrou vice-campeão em 2011/2012, mas ainda com pouco tempo de quadra.
Antes de chegar ao Mogi, o atleta ainda defendeu o Solar Cearense entre 2012 e 2014. Em plena evolução, Jimmy representou a Seleção Brasileira em uma competição internacional pela primeira vez na carreira em 2016. Em meio a um time formado apenas por jogadores que atuam no NBB CAIXA, o ala do Mogi disputou o Campeonato Sul-Americano, em junho deste ano.
“Ainda tem muita coisa para acontecer. Quanto mais confiança você adquire, você evolui mais e isso que te dá mais tempo de quadra, mais moral. A cinco, seis anos atrás eu entrava apenas para fazer falta, um ou dois minutos. Nestes três anos aqui em Mogi, eu evolui muito e até cheguei a ser convocado para Seleção. Agora é continuar trabalhando para tentar chegar a um Jogos Olímpicos no futuro”, explicou.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
