HOJE
Chutando a porta!
Por Liga Nacional de Basquete
Sete dos nove últimos confrontos entre Minas e Brasília foram vencidos pelo visitante; confira mais informações e curiosidades sobre o confronto deste sábado
Soberania candanga
Em 23 partidas já realizadas entre as duas equipes na história do NBB, o Brasília venceu 17 e o Minas ganhou seis. As equipes ainda se enfrentaram pelas semifinais das duas primeiras edições da competição, ambas com vitória dos candangos – a primeira por 3 a 1 e a segunda por 3 a 2.
Chutando a porta
Sete dos últimos nove jogos entre Brasília e Minas no NBB foram vencidos pelo time que jogou fora de casa. Os mineiros inclusive venceram o último jogo no Ginásio da ASCEB, palco do duelo deste sábado, por 77 a 75.
Altos e baixos
O Brasília é dono do melhor ataque da atual temporada do NBB, com média de 89,7 pontos por jogo, enquanto que o Minas tem o terceiro pior, com 71,7 tentos anotados por duelo.
Por outro lado, os candangos têm a pior defesa da competição, com média de 90,67 pontos sofridos por jogo, enquanto os mineiros levam apenas 73,4 pontos por partida e são donos da terceira melhor defesa.
Segura o cara!
Maior anotador do Brasília e terceiro do NBB 2015/2016, com média de 17,4 pontos por jogo, Guilherme Giovannoni anotou 20 ou mais pontos em cinco das nove partidas que fez nesta temporada, contra Caxias (21), Pinheiros (23), Franca (23), Macaé (20) e Flamengo (28).
Garçom absoluto
Muito da boa produção ofensiva do Brasília se deve à criatividade do armador Fúlvio, que tem média de 8,0 assistências na temporada e é o segundo melhor no fundamento, atrás apenas de Nezinho, do Franca, com 8,8 de média.
Consistente
O camisa 11 do time candango ainda deu pelo menos cinco assistências em todos os jogos que disputou até aqui, sendo que em dois deles deu mais de dez, contra Bauru (12) e Caxias (17) – recorde desta edição.
Em alta
Ronald, pivô do Brasília, está vivendo a melhor fase de sua carreira. Depois de fazer uma grande Liga Sul-Americana, o jogador de 24 anos é o segundo maior pontuador de sua equipe no NBB, com média de 14,2 por jogo, a maior de toda sua trajetória na competição.
Crescendo e crescendo
Um dos destaques do Minas, o jovem ala/armador Danilo Siqueira, de 21 anos, é o segundo maior pontuador de sua equipe, atrás apenas de Sosa, com média de 11,1 pontos por jogo. Mantendo boa regularidade, o atleta fez pelo menos dez pontos em nove dos 13 jogos que disputou na atual temporada.
Fervendo!
O ala/armador Isaac Sosa, do Minas, é o jogador que mais acerta bolas de 3 pontos na atual temporada do NBB com média de 3,0 convertidos por jogo. Das 13 partidas que fez até aqui, o portorriquenho acertou pelo menos três tiros de 3 pontos em nove delas, sendo que em duas oportunidades converteu seis (recorde do NBB 15/16), contra São José e Basquete Cearense.
Mais recordes
Além de ser dono do recorde de bolas de 3 pontos, Sosa ainda detém as duas melhores marcas de pontos em um só jogo do NBB 2015/2016: 31 contra o São José (ao lado de Bruno, do Franca, com 31 contra o Caxias), e 30 contra o Basquete Cearense. Quem segura o latino?
Bases fortes
Minas e Brasília são donos de ótimos trabalhos nas categorias de base. Na LDB, competição nacional Sub-22, ambos foram ao Final Four, e os mineiros foram vice-campeões, enquanto que os brasilienses ficaram em quarto. As duas equipes, inclusive, se enfrentaram na semifinal, vencida pelo clube de BH, por 80 a 66.