#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Cinco mais um

30-04-2015 | 07:41
Por Liga Nacional de Basquete

FIBA Américas confirma vaga para atual campeão Bauru na próxima Liga das Américas e Brasil contará mais uma vez com seis representes em torneios internacionais

GAS_5744

Equipes brasileiras venceram todas as cinco últimas competições internacionais que disputou (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Verdadeiro soberano nos últimos torneios internacionais, o Brasil contará mais uma vez um total de seis representantes nos dois principais torneios continentais das Américas. Na próxima temporada, novamente o país terá três times na Liga das Américas e outros três na Liga Sul-Americana.

A FIBA Américas confirmou que o Paschoalotto/Bauru, atual campeão da Liga das Américas, está garantido na próxima edição do torneio. Além disso, o NBB oferece outras duas vagas na Liga das Américas (campeão e vice) e outras três na Liga Sul-Americana (3º, 4º e 5º).

Como foi o líder da fase de classificação da atual edição do NBB, o Bauru, mesmo em caso de eliminação nas quartas de final, terminaria no mínimo em quinto lugar. Sendo assim, o sexto colocado do maior campeonato de basquete do país também irá para a Liga Sul-Americana.

Caso Bauru chegue à decisão do NBB 7, as vagas da competição nacional para a Liga das Américas ficariam com o outro finalista e também com o terceiro colocado, deixando assim as equipes que ficarem entre o quarto e o sexto lugares confirmadas na Liga Sul-Americana 2015.

Bauru e Mogi das Cruzes protagonizaram a grande final da última edição da Liga Sul-Americana (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Bauru e Mogi das Cruzes protagonizaram a grande final da última edição da Liga Sul-Americana (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Desde 2013 sem saber o que é sair de uma competição internacional sem título, o Brasil pode ainda ter um quarto representante na Liga das Américas 2016, caso algum time do país conquiste o título da Liga Sul-Americana, competição que leva seu campeão ao principal torneio interclubes do continente.

Esta situação aconteceu nas duas últimas temporadas. Em 2013, o UniCEUB/BRB/Brasília venceu a Liga Sul-Americana e se classificou para a Liga das Américas e, no ano seguinte, Bauru repetiu o feito dos candandos para posteriormente se sagrar campeão da Liga das Américas.

Ao final das quartas de final do NBB 7 já iremos conhecer dois representantes brasileiros na Liga Sul-Americana. Os dois times que forem eliminados nesta fase e possuírem melhor campanha na fase de classificação do que os outros dois times estarão garantidos no torneio internacional, com o quinto e sexto lugares da competição nacional, respectivamente.