HOJE
Clássico
Por Liga Nacional de Basquete
Rivais da cidade de São Paulo, Pinheiros e Paulistano duelam nesta quinta-feira pela 23ª rodada do NBB
A 23ª rodada do NBB terá um clássico regional. Rivais da cidade de São Paulo, Pinheiros/SKY e Paulistano/Unimed protagonizarão uma das sete partidas a serem disputadas nesta quinta-feira. O confronto entre os clubes da capital paulista será realizado no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, às 19h15 (de Brasília).
As equipes chegam ao duelo em situações parecidas na competição. Os pinheirenses vêm de vitória sobre o Palmeiras, na última rodada, e se encontram na quinta posição, com 12 vitórias em 18 partidas disputadas (66,7% de aproveitamento). Enquanto isso, os comandados do técnico Gustavo de Conti triunfaram em seus últimos três compromissos e agora ocupam a sétima colocação, com 12 resultados positivos em 21 jogos realizados (57,1% de aproveitamento).
Apesar de o domínio histórico no confronto em duelos válidos pelo NBB ser do time dirigido pelo treinador Cláudio Mortari (são nove vitórias do Pinheiros contra apenas três do Paulistano), o último embate entre os dois times foi vencido pelo esquadrão alvirrubro. Em partida do primeiro turno da atual temporada, a equipe do Jardim América conseguiu uma imponente virada para sair vencedor, pelo placar de 89 a 88, em jogo disputado no Ginásio Antonio Prado Junior.
Para o confronto, ambos os treinadores não poderão contar com os principais pontuadores de seus elencos. Mortari não contará com os serviços do armador Paulinho, que sofreu uma contusão no dedo médio da mão esquerda e segue no estaleiro. Do outro lado, De Conti terá de armar sua equipe sem o ala/armador Manteguinha, que ainda sofre com dores nas costas e está vetado para o jogo.
Além de toda a rivalidade entre os clubes, o duelo também terá outra atração. Durante o intervalo da partida, os jogadores indicados pelas equipes para as eliminatórias do Torneio de 3 Pontos iniciarão as disputas da competição que faz parte da programação do Jogo das Estrelas 2013. Lucas Dias, pelo lado do Pinheiros, e Pedro, pelo Paulistano, terão 60 segundos para arremessarem 25 bolas de longa distância. Os quatro participantes que se juntarão ao atual campeão Helinho, do Unitri/Universo, e o representante da cidade sede, Guilherme Giovannoni, do Uniceub/BRB/Brasília, só serão definidos após a realização de toda a etapa classificatória, no próximo sábado.