HOJE
Clássico dos clássicos
Por Liga Nacional de Basquete
Com transmissão ao vivo do SporTV, Brasília e Flamengo fazem dérbi dos campeões do NBB nesta quinta-feira, no Ginásio Nilson Nelson, às 21 horas
Nesta quinta-feira (17/12), os únicos campeões da história do NBB estarão frente a frente para um clássico que promete ser de arrepiar. Donos de uma das maiores rivalidades do basquete brasileiro, UniCEUB/Cartão BRB/Brasília e Flamengo se enfrentarão, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília (DF), às 21 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo para todo o país através dos canais SporTV.
Com quatro títulos na conta, sendo três deles nas três últimas temporadas, o clube da Gávea é o maior campeão de todo o NBB, seguido pelos brasilienses, que conquistaram o maior campeonato do país três vezes. Em toda a história, as duas equipes se enfrentaram em 24 oportunidades, com 13 vitórias dos rubro-negros e 11 dos candangos, com direito a duas Finais entre eles – cada um venceu uma.
“Apesar do adversário ser muito forte e termos um histórico de disputas muito apertadas, tenho certeza de que o nosso time está trabalhando todos os dias para alcançar a principal meta, que é a classificação para os playoffs”, declarou o ala Marquinhos, do Flamengo.

Flamengo, de Marcelinho, e Brasília, de Giovannoni, são os únicos campeões da história do NBB (Brito Júnior/Divulgação)
Se no histórico do clássico a igualdade impera, na atual situação os dois times também se encontram parecidos. Com sete triunfos em dez partidas (70% de aproveitamento), o Flamengo está na terceira posição na classificação. Já o Brasília possui o mesmo número de derrotas dos cariocas, mas com três jogos a menos, o que o deixa com aproveitamento inferior em relação aos rivais cariocas (57,1%) e na sexta colocação geral.
Embalado pelo tricampeonato da Liga Sul-Americano conquistado na última semana na Argentina, o Brasília retornou ao NBB com vitória sobre o Macaé Basquete, na prorrogação, pelo placar de 107 a 104. Por sua vez, o clube da Gávea levou a melhor sobre Decisão Engenharia/Minas, fora de casa, em Belo Horizonte (MG), por 81 a 74, e se recuperou da derrota em casa sofrida para o EC Pinheiros na rodada anterior – 83 a 79.
“É um dos grandes clássicos do basquete brasileiro e um jogo muito duro. O Flamengo vem forte esse ano de novo e temos que estar muito atentos na defesa, pois eles possuem um potencial muito grande”, analisou Giovannoni, que não vê o desgaste como algo que possa atrapalhar a sua equipe. “Acho que é um desgaste normal, mas é uma coisa que já esperávamos. O planejamento foi feito com base nesse possível desgaste e a equipe está bem”, concluiu o capitão do Brasília.
O ala Arthur, do Brasília, está prestes a alcançar uma marca importante no campeonato. Caso acerte duas bolas de três pontos, o jogador alcançará 400 arremessos de longa distância convertidos na história do maior campeonato de basquete do Brasil. “Isso é resultado de muito treinamento ao longo da minha carreira. Fico feliz em atingir a marca. O jogo contra o Flamengo é sempre um clássico e precisamos estar concentrados”, afirmou Arthur.

Arthur, do Brasília, está prestes de completar a marca de 400 bolas de 3 pontos na história do NBB (João Pires/LNB)
O duelo desta quinta-feira colocará frente a frente também o melhor ataque do NBB (Brasília), com média de 93,43 pontos por jogo, e a melhor defesa (Flamengo), que sofre em média apenas 69,2 tentos por partida. Apesar de ter o sistema ofensivo mais produtivo da atual temporada, o time da capital do país tem a pior defesa da competição, com média de 91,4 pontos permitidos a seus adversários.
“Uma defesa forte poderá fazer a diferença contra o Flamengo. Eles têm jogadores de muita qualidade e que pontuam bastante, como o Marquinhos. Se conseguirmos impor uma marcação boa, o nosso ataque fluirá melhor e teremos mais possibilidades de consegui a vitória. Vamos manter a concentração durante toda a partida para tentar conquistar mais um bom resultado no campeonato e ficar ainda mais perto dos líderes”, falou o armador Jefferson Campos, do Brasília.
Confira os jogos desta quinta-feira (17/12) do NBB 2015/2016:
19h – Paulistano/Corpore x Mogi das Cruzes/Helbor – ao vivo na web
19h30 – Decisão Engenharia/Minas x Macaé Basquete
19h30 – EC Pinheiros x Rio Claro Basquete
20h – São José Basketball x Liga Sorocabana
20h – Paschoalotto/Bauru x Solar Cearense
20h – Franca Basquete x Universo/Vitória
21h – UniCEUB/Cartão BRB/Brasília x Flamengo – ao vivo no SporTV
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca