#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Clássico dos clássicos

16-12-2015 | 06:59
Por Liga Nacional de Basquete

Com transmissão ao vivo do SporTV, Brasília e Flamengo fazem dérbi dos campeões do NBB nesta quinta-feira, no Ginásio Nilson Nelson, às 21 horas

Nesta quinta-feira (17/12), os únicos campeões da história do NBB estarão frente a frente para um clássico que promete ser de arrepiar. Donos de uma das maiores rivalidades do basquete brasileiro, UniCEUB/Cartão BRB/Brasília e Flamengo se enfrentarão, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília (DF), às 21 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo para todo o país através dos canais SporTV.

Com quatro títulos na conta, sendo três deles nas três últimas temporadas, o clube da Gávea é o maior campeão de todo o NBB, seguido pelos brasilienses, que conquistaram o maior campeonato do país três vezes. Em toda a história, as duas equipes se enfrentaram em 24 oportunidades, com 13 vitórias dos rubro-negros e 11 dos candangos, com direito a duas Finais entre eles – cada um venceu uma.

“Apesar do adversário ser muito forte e termos um histórico de disputas muito apertadas, tenho certeza de que o nosso time está trabalhando todos os dias para alcançar a principal meta, que é a classificação para os playoffs”, declarou o ala Marquinhos, do Flamengo.

Flamengo, de Marcelinho, e Brasília, de Giovannoni, são os únicos campeões da história do NBB (Brito Júnior/Divulgação)

Flamengo, de Marcelinho, e Brasília, de Giovannoni, são os únicos campeões da história do NBB (Brito Júnior/Divulgação)

Se no histórico do clássico a igualdade impera, na atual situação os dois times também se encontram parecidos. Com sete triunfos em dez partidas (70% de aproveitamento), o Flamengo está na terceira posição na classificação. Já o Brasília possui o mesmo número de derrotas dos cariocas, mas com três jogos a menos, o que o deixa com aproveitamento inferior em relação aos rivais cariocas (57,1%) e na sexta colocação geral.

Embalado pelo tricampeonato da Liga Sul-Americano conquistado na última semana na Argentina, o Brasília retornou ao NBB com vitória sobre o Macaé Basquete, na prorrogação, pelo placar de 107 a 104. Por sua vez, o clube da Gávea levou a melhor sobre Decisão Engenharia/Minas, fora de casa, em Belo Horizonte (MG), por 81 a 74, e se recuperou da derrota em casa sofrida para o EC Pinheiros na rodada anterior – 83 a 79.

“É um dos grandes clássicos do basquete brasileiro e um jogo muito duro. O Flamengo vem forte esse ano de novo e temos que estar muito atentos na defesa, pois eles possuem um potencial muito grande”, analisou Giovannoni, que não vê o desgaste como algo que possa atrapalhar a sua equipe. “Acho que é um desgaste normal, mas é uma coisa que já esperávamos. O planejamento foi feito com base nesse possível desgaste e a equipe está bem”, concluiu o capitão do Brasília.

O ala Arthur, do Brasília, está prestes a alcançar uma marca importante no campeonato. Caso acerte duas bolas de três pontos, o jogador alcançará 400 arremessos de longa distância convertidos na história do maior campeonato de basquete do Brasil. “Isso é resultado de muito treinamento ao longo da minha carreira. Fico feliz em atingir a marca. O jogo contra o Flamengo é sempre um clássico e precisamos estar concentrados”, afirmou Arthur.

Arthur, do Brasília, e Olivinha e Marquinhos, do Flamengo

Arthur, do Brasília, está prestes de completar a marca de 400 bolas de 3 pontos na história do NBB (João Pires/LNB)

O duelo desta quinta-feira colocará frente a frente também o melhor ataque do NBB (Brasília), com média de 93,43 pontos por jogo, e a melhor defesa (Flamengo), que sofre em média apenas 69,2 tentos por partida. Apesar de ter o sistema ofensivo mais produtivo da atual temporada, o time da capital do país tem a pior defesa da competição, com média de 91,4 pontos permitidos a seus adversários.

“Uma defesa forte poderá fazer a diferença contra o Flamengo. Eles têm jogadores de muita qualidade e que pontuam bastante, como o Marquinhos. Se conseguirmos impor uma marcação boa, o nosso ataque fluirá melhor e teremos mais possibilidades de consegui a vitória. Vamos manter a concentração durante toda a partida para tentar conquistar mais um bom resultado no campeonato e ficar ainda mais perto dos líderes”, falou o armador Jefferson Campos, do Brasília.

Confira os jogos desta quinta-feira (17/12) do NBB 2015/2016:

19h – Paulistano/Corpore x Mogi das Cruzes/Helbor – ao vivo na web
19h30 – Decisão Engenharia/Minas x Macaé Basquete
19h30 – EC Pinheiros x Rio Claro Basquete
20h – São José Basketball x Liga Sorocabana
20h – Paschoalotto/Bauru x Solar Cearense
20h – Franca Basquete x Universo/Vitória
21h – UniCEUB/Cartão BRB/Brasília x Flamengo – ao vivo no SporTV