#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Clássico é clássico…

19-01-2012 | 02:02
Por Liga Nacional de Basquete

Valendo vaga no Torneio Interligas, Paulistano e Pinheiros fazem clássico da capital paulista nesta quinta-feira. No Rio de Janeiro, Flamengo encara o Tijuca

Fábio Figueiredo/Divulgação

Um dos principais clássicos do basquete brasileiro terá mais um capítulo nesta quinta-feira, às 20h. Paulistano/Unimed e Pinheiros/SKY, as duas equipes da capital paulista, se enfrentam em São Paulo, valendo um lugar no G4 e uma vaga no Torneio Interligas.

O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.

Em sexto lugar com uma campanha de nove vitórias em 13 partidas, o Paulistano terá a vantagem de jogar em casa o Ginásio Antônio Prado Jr, e espera contar com o apoio da torcida diante do maior rival.

“Paulistano e Pinheiros sempre é um jogo diferenciado. Sabemos da importância dessa partida, independente da posição que cada equipe ocupa. E dessa vez estamos em posições próximas e também está em disputa uma vaga para o Interligas. Então, tem todos os ingredientes para ser um grande jogo”, declarou o ala/pivô Felipe.

Para assegurar a vaga no Interligas, a equipe alvirrubra precisa vencer por 34 pontos de vantagem. Em caso de vitória mas por uma margem inferior, o Paulistano precisa de uma vitória do Cia. do Terno/Romaço/Joinville sobre o São José/Unimed/Vinac para se garantir.

“Sabemos que é algo complicado, mas vamos entrar procurando vencer, sem pensar muito nisso”, disse Felipe.

O Pinheiros é o quarto colocado, com dez vitórias em 13 jogos e vem de duas vitórias seguidas no NBB. Para encerrar o primeiro turno em alta, o time do técnico Cláudio Mortari precisa de uma vitória simples para se classificar para o Interligas, competição que chegou ao vice-campeonato em 2011.

“Essa partida tem várias circunstâncias. Uma delas é a classificação para o Interligas que está em jogo e a outra é a classificação dentro do próprio NBB. É um clássico e vai ser um confronto muito interessante”, avaliou o treinador.

Sonhando com a liderança

No outro clássico entre equipes da mesma cidade, os cariocas do Flamengo e do Tijuca/Rio de Janeiro estarão frente a frente, no Ginásio da Gávea, às 19h. Os rubro-negros ainda tem chance de terminar o primeiro turno liderança e para isso precisa vencer e torcer por um tropeço do líder Unitri/Universo. Já os tijucanos brigam para se manter na zona de classificação para os playoffs.

“É claro que seria importante terminar o primeiro turno na liderança. Mas vamos entrar em quadra concentrados em fazer a nossa parte e sair com a vitória, sem nos preocuparmos com os resultados das outras equipes. Se a liderança isolada vier, será uma conseqüência”, declarou o técnico do Flamengo, Gonzalo Garcia.


Confira os jogos da 15ª rodada do NBB:

19/01 (Quinta-feira)
19h – Flamengo x Tijuca/Rio de Janeiro
20h – Paulistano/Unimed x Pinheiros/SKY
20h – Minas Tênis Clube x Uniceub/BRB/Brasília
20h – Winner/Limeira x Araraquara
20h – Cia. do Terno/Romaço/Joinville x São José/Unimed/Vinac
20h – Itabom/Bauru x Liga Sorocabana
21h – Vivo/Franca x Unitri/Universo