HOJE
Clássico mineiro
Por Liga Nacional de Basquete
Em grande fase na temporada, o desfalcado Uberlândia recebe o Minas em busca de seguir na cola do líder Flamengo
Um duelo que chama a atenção na décima terceira rodada é o clássico mineiro do NBB. De um lado o vice-líder Unitri/Universo, do outro, o Icatu/Minas, que ocupa a décima posição da temporada. A partida será nesta quinta-feira (dia 10/01), no Ginásio Homero Santos, em Uberlândia (MG), às 20h00.
A fase do Uberlândia é uma das melhores possíveis. A equipe ocupa a segunda posição do campeonato e está invicta jogando em casa. Com nove vitórias em 11 jogos (81,3% de aproveitamento) é o time com mais triunfos da competição. A campanha do time de Hélio Rubens só não é melhor que a do Flamengo, único invicto do NBB.
“Nosso time ainda está num processo de crescimento, não tivemos pré-temporada, o campeonato estadual tem poucos jogos, continuamos em busca de um melhor entrosamento e padrão de jogo, e vamos vencer isso com muito companheirismo e superação ”, afirmou o treinador.
Recentemente, o Uberlândia foi campeão mineiro em cima do Minas, aliás, dos 12 títulos estaduais que a equipe tem, 11 foram sobre seu arquirrival. Mas se tratando de NBB, a história é outra. As equipes se enfrentaram quatro vezes pela competição nacional, e a igualdade prevalece, com duas vitórias para cada lado.
Mas nem tudo é festa em Uberlândia. Além dos desfalques de Valtinho e Léo, o vice-líder da temporada não contará com o norte-americano Robby Collum, que sofreu um lesão no púbis e deve desfalcar a equipe por até três semanas. O técnico Hélio Rubens prefere esquecer o histórico das duas equipes e prevê clássico equilibrado.
“O jogo será duro, o que passou, passou. Não há favoritos nesse confronto, até porque estamos muito desfalcados, Valtinho, Robby Collum e Léo são jogadores importantíssimos, muito efetivos para a equipe, mas vamos lutar até o fim para conseguirmos mais uma vitória”, comentou.
Já o Minas tem seis vitórias em dez partidas disputadas (60% de aproveitamento) e ocupa a décima posição. A equipe vem de uma inesperada derrota em casa para o Mogi das Cruzes/Helbor, por 86 a 84. Os minastenistas preferem esquecer o retrospecto do confronto contra o Uberlândia e aposta em boa atuação de seus comandados.
“Cada jogo é uma história, claro que Uberlândia é uma ótima equipe, vive uma boa fase, mas podemos mudar esse quadro se tivermos uma boa atuação. Vamos tentar fazer um bom jogo e sair de lá com uma vitória”, comentou o técnico Raul Togni.
Com um elenco bastante reformulado, a equipe também vai em busca de mais entrosamento, e acha importante parar as principais peças do Uberlândia.
“Acho que ofensivamente estamos atuando razoavelmente, precisamos de mais consistência na defesa, falta um pouco mais de entrosamento, e atitude. Mas vamos tentar neutralizar os pontos fortes dele, que será muito importante”, finalizou o treinador.