#JOGAJUNTO

NBB Caixa

ClássicoNordestino!

13-03-2017 | 03:25
Por Liga Nacional de Basquete

Vivendo momento complicado, Vitória e Basquete Cearense fazem clássico nordestino que promete agitar esta terça-feira de NBB CAIXA

Com três derrotas nas últimas quatro partidas, os dois representantes da Região Nordeste no NBB CAIXA 16/17 passam por um momento difícil na temporada. Porém, a má fase acabará ou para Universo/Vitória ou para Solar Cearense nesta terça-feira (14/03), quando os rivais nordestinos se enfrentam no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, às 19h30 (de Brasília).

Com três derrotas consecutivas, Vitória quer voltar a vencer para se manter na briga pelo G-4 (Newton Nogueira/Divulgação)

Vindo de três derrotas consecutivas, o Vitória não pensa em mais nada além de voltar a vencer e se manter colado no G-4 do NBB CAIXA 16/17. Os três resultados negativos em sequência forma diante de adversários diretos na briga por um lugar entre os quatro primeiros colocados: Mogi das Cruzes/Helbor (63 a 60), Gocil/Bauru Basket (83 a 71) e Franca Basquete/Magazine Luiza (81 a 74). A equipe terá o desfalque dos norte-americanos Keyron e Hayes, ambos lesionados.

Do outro lado, o Basquete Cearense ainda sonha em terminar a fase de classificação entre os oito primeiros colocados e ter mando de quadra nas oitavas de final. Para isso, os comandados de Alberto Bial terão que fazer uma reta final da temporada regular praticamente perfeita. Apenas duas derrotas separam o time nordestino do atual oitavo colocado Campo Mourão Basquete, porém mais duas equipes estão acima do Carcará e também almejam a posição (Vasco da Gama e Paulistano/Corpore).

“Contra o Vitória, a gente vai supermotivado, já que tivemos muitas chances de vencer o último jogo (Bauru, na última quinta-feira), mas alguns empecilhos não nos permitiram. Vamos tentar, nesta terça-feira, mais uma vitória e, assim, subir aos poucos na classificação para, quando chegarem os playoffs, a gente esteja no meio da tabela”, comentou Alberto Bial, técnico do Basquete Cearense.

“Apesar da derrota contra Bauru, a forma como jogamos os dois últimos jogos nos dá a segurança de que estamos no caminho certo e próximos do nível que desejamos estar nos playoffs. E é isso que vamos seguir buscando, evoluir e ganhar confiança para que estejamos preparados para enfrentar os adversários que vierem na reta final do campeonato”, acrescentou Davi Rossetto, armador do time cearense.

A primeira partida dos dois times no ano de 2017 foi o confronto direto válido pelo primeiro turno. No Ginásio Paulo Sarasate, o rubro-negro baiano chegou a ter 12 pontos de desvantagem em meados do segundo quarto (31 a 19), mas com uma atuação dominante no segundo tempo da partida, virou o confronto e venceu, por 82 a 77.

Basquete Cearense mira um lugar entre os oito primeiros, visando o mando de quadra na fase oitavas de final (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Destaque para as atuações de Kenny Dawkins (21 pontos, cinco rebotes e seis assistências) e Arthur Belchor (18 pontos, quatro rebotes e cinco assistências) pelo lado rubro-negro, enquanto Davi Rossetto (21 pontos e dez assistências) e Felipe Ribeiro (20 pontos e sete rebotes) e Léo Waszkiewicz (17 pontos e 11 rebotes) foram os grandes nomes no time cearense.

Após o confronto direto, Vitória e Basquete Cearense descansam para o fim de semana do Jogo das Estrelas do NBB CAIXA 16/17 e só voltam a atuar no dia 22 de março (quarta-feira). Enquanto os cearenses recebem o líder Flamengo, às 19h30 (de Brasília), o rubro-negro baiano também atua em casa, diante do Macaé Basquete, às 20 horas (de Brasília).

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.