HOJE
ClássicoNordestino!
Por Liga Nacional de Basquete
Vivendo momento complicado, Vitória e Basquete Cearense fazem clássico nordestino que promete agitar esta terça-feira de NBB CAIXA
Com três derrotas nas últimas quatro partidas, os dois representantes da Região Nordeste no NBB CAIXA 16/17 passam por um momento difícil na temporada. Porém, a má fase acabará ou para Universo/Vitória ou para Solar Cearense nesta terça-feira (14/03), quando os rivais nordestinos se enfrentam no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, às 19h30 (de Brasília).

Com três derrotas consecutivas, Vitória quer voltar a vencer para se manter na briga pelo G-4 (Newton Nogueira/Divulgação)
Vindo de três derrotas consecutivas, o Vitória não pensa em mais nada além de voltar a vencer e se manter colado no G-4 do NBB CAIXA 16/17. Os três resultados negativos em sequência forma diante de adversários diretos na briga por um lugar entre os quatro primeiros colocados: Mogi das Cruzes/Helbor (63 a 60), Gocil/Bauru Basket (83 a 71) e Franca Basquete/Magazine Luiza (81 a 74). A equipe terá o desfalque dos norte-americanos Keyron e Hayes, ambos lesionados.
Do outro lado, o Basquete Cearense ainda sonha em terminar a fase de classificação entre os oito primeiros colocados e ter mando de quadra nas oitavas de final. Para isso, os comandados de Alberto Bial terão que fazer uma reta final da temporada regular praticamente perfeita. Apenas duas derrotas separam o time nordestino do atual oitavo colocado Campo Mourão Basquete, porém mais duas equipes estão acima do Carcará e também almejam a posição (Vasco da Gama e Paulistano/Corpore).
“Contra o Vitória, a gente vai supermotivado, já que tivemos muitas chances de vencer o último jogo (Bauru, na última quinta-feira), mas alguns empecilhos não nos permitiram. Vamos tentar, nesta terça-feira, mais uma vitória e, assim, subir aos poucos na classificação para, quando chegarem os playoffs, a gente esteja no meio da tabela”, comentou Alberto Bial, técnico do Basquete Cearense.
“Apesar da derrota contra Bauru, a forma como jogamos os dois últimos jogos nos dá a segurança de que estamos no caminho certo e próximos do nível que desejamos estar nos playoffs. E é isso que vamos seguir buscando, evoluir e ganhar confiança para que estejamos preparados para enfrentar os adversários que vierem na reta final do campeonato”, acrescentou Davi Rossetto, armador do time cearense.
A primeira partida dos dois times no ano de 2017 foi o confronto direto válido pelo primeiro turno. No Ginásio Paulo Sarasate, o rubro-negro baiano chegou a ter 12 pontos de desvantagem em meados do segundo quarto (31 a 19), mas com uma atuação dominante no segundo tempo da partida, virou o confronto e venceu, por 82 a 77.

Basquete Cearense mira um lugar entre os oito primeiros, visando o mando de quadra na fase oitavas de final (Caio Casagrande/Bauru Basket)
Destaque para as atuações de Kenny Dawkins (21 pontos, cinco rebotes e seis assistências) e Arthur Belchor (18 pontos, quatro rebotes e cinco assistências) pelo lado rubro-negro, enquanto Davi Rossetto (21 pontos e dez assistências) e Felipe Ribeiro (20 pontos e sete rebotes) e Léo Waszkiewicz (17 pontos e 11 rebotes) foram os grandes nomes no time cearense.
Após o confronto direto, Vitória e Basquete Cearense descansam para o fim de semana do Jogo das Estrelas do NBB CAIXA 16/17 e só voltam a atuar no dia 22 de março (quarta-feira). Enquanto os cearenses recebem o líder Flamengo, às 19h30 (de Brasília), o rubro-negro baiano também atua em casa, diante do Macaé Basquete, às 20 horas (de Brasília).
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca